Ingressos
Passeios

Explore a região dos cânions no Rio Grande do Sul

Por Mini Mundo, publicado em 08/07/21 às 12:05.

Que o nosso país conta com paisagens deslumbrantes, isso todo mundo sabe. E uma dessas maravilhas da natureza está entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. É lá que se localizam os cânions do Sul do Brasil, cartões-postais que atraem milhares de visitantes todos os anos. Fique conosco para saber os detalhes!

O que são os cânions do Sul?

Cânion Fortaleza

Os cânions são acidentes geográficos que compõem um cenário sem igual. Lá os Campos de Cima da Serra terminam abruptamente, em paredões de pedra que podem chegar a 1.000m de altura! Na parte de baixo correm rios, formam-se cascatas e há toda uma diversidade de fauna e flora.

Ao contrário de outras formações rochosas do tipo, que geralmente são mais áridas, os cânions do Sul estão cobertos de mata nativa. Isso torna a região ainda mais especial.

Como chegar aos cânions no RS?

A região dos cânions fica no extremo Nordeste do Rio Grande do Sul, na divisa com o estado de Santa Catarina. Existem várias estradas que levam ao local, então o caminho mais curto vai depender de onde você se hospedar.

Para quem está em Gramado, por exemplo, a viagem até Cambará do Sul dura cerca de 1h45min. São pouco mais de 110km via RS-235 e RS-020.

Quais cânions visitar no Rio Grande do Sul?

Cânion Itaimbezinho

São três os pontos turísticos que valem a visita. Conheça um pouco de cada um deles:

Itaimbezinho

O cânion Itaimbezinho fica dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra, no município de Cambará do Sul/RS. Ele se caracteriza pelos abismos paralelos separados por uma grande fenda, como se fosse uma rachadura no meio da terra. A estrutura do lugar conta com mirantes em pontos estratégicos, de onde você pode admirar a paisagem e tirar lindas fotos.

Fortaleza

Já o Parque Nacional da Serra Geral, também em Cambará do Sul, abriga o cânion Fortaleza. Esse é o maior dos cânions brasileiros, com 7,5km de extensão. Os paredões rochosos são bem amplos, podendo ser observados a partir de três trilhas diferentes.

Montenegro

Por fim, o cânion Montenegro fica no município de São José dos Ausentes/RS, ao lado do pico de mesmo nome. Esse é o ponto mais alto do estado, com impressionantes 1.403m de altitude. Em dias de sol e boa visibilidade, é possível até mesmo avistar o litoral ao fundo.

Importante: o acesso a esses três cânions do Sul do Brasil é feito por estrada de chão. Chegando ao estacionamento, ainda é necessário dar uma caminhada para encontrar o cartão-postal. Portanto, vá de tênis e roupas confortáveis. E não se esqueça do agasalho, pois lá em cima pode ventar bastante!

Viajando pelo RS? Visite o Mini Mundo!

Mini Mundo

Vale lembrar que, além dos cânions, a Serra Gaúcha tem diversas atrações interessantes. Se você passar por Gramado, não deixe de conhecer o Mini Mundo! Nossa cidade em miniatura encanta os visitantes com as réplicas fiéis de edificações conhecidas e importantes, existentes no Brasil e no exterior, numa escala 24 vezes menor que as obras originais.

Dica: 8 motivos para visitar o Mini Mundo em Gramado

Bateu a curiosidade? Então saiba mais sobre nossa história! E aproveite para comprar seu ingresso on-line, assim você evita filas e curte cada minuto de sua estada.

Estamos aguardando sua visita. Até breve!