Ingressos
Passeios

Maria Fumaça: saiba tudo sobre o passeio

Por Mini Mundo, publicado em 26/08/21 às 02:37.

Já imaginou como seria viajar no tempo? Enquanto os cientistas não inventam uma máquina milagrosa, você pode ter uma experiência bem próxima disso pertinho de Gramado. Estamos falando do passeio de trem Maria Fumaça, que homenageia o legado dos imigrantes italianos. Embarque conosco nessa aventura!

O que é a Maria Fumaça

A Maria Fumaça é uma composição de seis vagões puxados por uma locomotiva a vapor. Ela sai da cidade de Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e termina o passeio em Carlos Barbosa, todas na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso, com paradas estratégicas para degustar iguarias da região e dançar músicas típicas.

Durante o século XX, a linha férrea era usada para escoar a produção de vinho e outros produtos coloniais. Não à toa, a locomotiva ganhou o apelido de trem do vinho.

Essa rota também transportava passageiros até meados da década de 1970. Porém, com a popularização do modal rodoviário, os trilhos agora servem apenas a propósitos turísticos.

Dica: 10 atrações ao ar livre em Gramado e Canela

Como funciona o passeio de trem Maria Fumaça?

Quem se hospeda em Gramado ou Canela pode adquirir pacotes para fazer o passeio de trem. É só procurar uma empresa de turismo local que ofereça translado partindo da Região das Hortênsias.

Chegando a Bento Gonçalves, os passageiros são recepcionados na estação com vinho tinto e suco de uva branco. Também tem conjunto musical encarregado da trilha sonora, com canções que os antepassados italianos ensinaram.

Aí a jornada começa. A Maria Fumaça corta a serra num ritmo bem tranquilo, a menos de 30km/h. Assim dá para admirar cada detalhe da paisagem, tal como se fazia no século passado.

Na plataforma de Garibaldi, há uma parada para degustação de espumante moscatel e suco de uva tinto. E, claro, tem mais música típica para embalar os viajantes.

Novo trecho sobre os trilhos e a composição chega à cidade de Carlos Barbosa. É hora do desembarque. Ao total, o passeio de Maria Fumaça dura pouco menos de duas horas, descontando a ida e a volta a Gramado.

Dica: Como economizar numa viagem em família a Gramado

Epopeia Italiana: a saga dos imigrantes

Muita gente que embarca no trem do vinho também aproveita para conhecer o parque Epopeia Italiana. Esse espaço temático narra a saga dos imigrantes que colonizaram a região.

A plateia acompanha um espetáculo épico, divertido e emocionante, com direito a cenários em tamanho real. Rosa e Lázaro, os anfitriões, contam quais foram os desafios que os italianos enfrentaram ao sair da Europa com destino às terras gaúchas. Eles ainda revelam hábitos curiosos dos gringos e servem delícias coloniais no final.

E então, está a fim de viajar no tempo? O passeio de trem com a Maria Fumaça é uma experiência única!

Aproveite a estada na Serra Gaúcha e conheça, também, o Mini Mundo! Aqui a viagem é por importantes obras de diferentes lugares do mundo, mas numa versão em miniatura, 24 vezes menor que as originais.Nossa turma está esperando por você. Adquira seu ingresso on-line e evite filas.