Ingressos
mini mundo

Mini Mundo em Gramado: conheça nossa história

Por Mini Mundo, publicado em 06/04/21 às 06:12.

Você provavelmente já sabe que somos uma das atrações mais tradicionais da Serra Gaúcha. Mas como surgiu o Mini Mundo em Gramado? Fique conosco, que hoje vamos contar a nossa origem e revelar curiosidades do parque.

Mini Mundo: o começo de tudo

A história desta cidade em miniatura começa com a família Höppner. Otto, alemão, e Rita, brasileira, tinham um filho e moravam na Europa. Era 1952 e o continente enfrentava as dificuldades do pós-guerra. 

Vislumbrando melhores condições de vida, eles decidiram atravessar o Atlântico para fixar residência no Brasil. O destino escolhido foi a cidade de Gramado/RS, na Região das Hortênsias. Em 1958, a família inaugurou o Hotel Rita Höppner, um casarão junto a uma bela área verde.

Os anos se passaram e vieram os netos. O Sr. Otto, então, decidiu construir um espaço de lazer para as crianças no pátio do hotel. Os filhos dos hóspedes também poderiam brincar, claro!

Primeiro, havia a casa de bonecas e o trenzinho elétrico. Aos poucos, novos brinquedos foram sendo incorporados, dando forma a uma terra de fantasias. Enfim, em 1983, o parque Mini Mundo foi aberto ao público.

Dica: 8 motivos para visitar o Mini Mundo em Gramado

As miniaturas do Mini Mundo em Gramado

Réplica do Castelo de Neuschwanstein.

A ideia de construir o mundo diminuto surgiu após Otto e Guilherme Höppner, seu neto, conhecerem uma cidade em miniatura durante viagem à Alemanha. A primeira obra a ser erguida em Gramado foi a réplica do Castelo de Neuschwanstein. Essa empreitada envolveu todos os membros da família. Depois vieram novos cenários, aguçando a imaginação e a curiosidade dos visitantes. 

Hoje há mais de 200 edificações espalhadas por 3 mil m² de terreno. Elas reproduzem prédios e espaços urbanos de vários países. Tem o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria (Bariloche, Argentina), a Usina do Gasômetro (Porto Alegre/RS), o Museu do Ipiranga (São Paulo/SP), a Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG), o Jardim Botânico de Curitiba/PR… Tudo numa escala 24 vezes menor que os projetos originais.

Para garantir o realismo, uma equipe de 15 pessoas trabalha na oficina do Mini Mundo. Algumas peças podem levar até dois anos para ficar prontas! Isso porque cada detalhe é pensado minuciosamente, das pedrinhas na calçada ao número de janelas num palácio.

As miniaturas são confeccionadas com materiais resistentes às variações de temperatura. Assim, o parque consegue promover uma verdadeira mostra arquitetônica ao ar livre, tanto no verão quanto no inverno.

Dica: 5 castelos da Europa que você pode conhecer no Mini Mundo

Os habitantes do Mini Mundo

Mini-habitantes do Mini Mundo

Mas o Mini Mundo em Gramado não se resume a pequenos casarios. Todos os elementos de uma cidade estão presentes aqui!

Nossa população conta com 3.268 mini-habitantes (além de centenas de animais). Eles caminham pelas ruas, utilizam seus carros particulares ou usam o transporte público, sempre obedecendo ao Código Nacional de Trânsito. Nesse movimento, realizam atividades do dia a dia, como ir à feira, assistir a um evento cultural ou até mesmo participar de um protesto.

Também promovemos eleições para a prefeitura. Quem vota são os nossos visitantes, que podem conferir cartazes com as propostas dos candidatos. Para completar, um jornal de circulação interna divulga as principais notícias desta terra encantada.

Conheça a turma do Mini Mundo

A visita ao Mini Mundo não estaria completa sem nossos anfitriões. Uma turma de personagens curiosos e divertidos está pronta para recepcionar quem chega ao nosso parque. Conheça um pouquinho de cada um deles:

Ursinho Gui

Sonhador e sensível, Gui representa o lado doce da infância. Ele pode até parecer um pouco tímido, mas a introversão esconde uma vontade enorme de brincar. As crianças adoram a companhia desse ursinho querido.

Ursinha Ana

O jeitão de artista da Ana surpreende. Entre seus talentos, estão a pintura e o preparo de doces deliciosos. Essa ursinha não perde uma festa. Aliás, ela ama planejar os eventos nos mínimos detalhes. Sua maior alegria é sentir-se útil em nosso mundo de fantasia.

Bruxa Ju

Essa é a bruxa protetora da família do Mini Mundo. Cheia de energia, espalha felicidade a quem estiver por perto, apesar de às vezes se meter em algumas confusões. Acontece, né? O importante é que o otimismo de Ju inspira crianças e adultos a acreditarem num futuro melhor.

Princesa Rafaela

Moradora do Castelo de Neuschwanstein, Rafa dispõe de um fôlego inesgotável: sobe e desce as escadas o tempo todo, inventando novas brincadeiras. Mas ela também é estudiosa. A leitura rende uma baita diversão para nossa princesinha!

Limpador de Chaminés

O responsável pelos trens e miniaturas eletrônicas do Mini Mundo pode ser considerado um aventureiro. Ele já percorreu o parque inteirinho e conhece cada canto de nosso mapa. Além disso, simboliza sorte. Deixe-se fotografar ao seu lado e você terá dias afortunados pela frente!

Dica: Limpador de Chaminés, o personagem aventureiro do Mini Mundo

Curiosidades sobre o Mini Mundo em Gramado

Tá gostando de aprender sobre a história e os bastidores do Mini Mundo? Então confira mais algumas informações do parque de miniaturas em Gramado/RS.

  • a réplica do Castelo de Neuschwanstein tem as mesmas 508 janelas da edificação original. Esse é apenas um exemplo de como nossa equipe está atenta aos detalhes;
  • nós recebemos o Certificado de Excelência 2019 do site Trip Advisor, especializado em turismo. Mais de 27 mil pessoas registraram sua avaliação sobre o Mini Mundo – e a maioria deu nota máxima para a experiência no parque;
  • os mini-habitantes do Mini Mundo vivem histórias inusitadas. Nosso jornal interno já registrou casos como o da vaca que empacou nos trilhos do metrô e da família que criava um filhote de urso achando que era cachorro!;
  • aqui moram figuras célebres. Procurando bem, é possível encontrar guerreiros Jedi, a turma do Chaves e até os Beatles passeando pelas ruas da minicidade.

Dica: 5 curiosidades sobre o Mini Mundo

Resumindo, somos uma cidade com alma. E esse espírito encanta quem passa por aqui. Um passeio pelo Mini Mundo faz adultos e crianças acreditarem numa realidade melhor, na qual as pessoas convivem harmoniosamente e respeitam o patrimônio histórico.

Venha conhecer o parque! Você e sua família vão adorar.