Ingressos
Passeios

Vale dos Vinhedos: o que fazer na região

Por Mini Mundo, publicado em 01/07/21 às 10:59.

O Vale dos Vinhedos é um importante destino turístico para quem visita a Serra Gaúcha. Reconhecida pela produção vitivinícola, a região também tem paisagens deslumbrantes. 

Fique conosco e entenda por que esse pedacinho do Sul do país deve fazer parte do seu roteiro de viagem.

Vale dos Vinhedos: conheça a história da região

Vale dos Vinhedos

As primeiras colônias de imigrantes italianos se estabeleceram no Rio Grande do Sul na década de 1870. O território escolhido pelo governo estadual foram os Campos de Cima da Serra, que antes serviam de rota para tropeiros, bandeirantes e indígenas.

As localidades pioneiras de Dona Isabel e Conde D’Eu deram origem às atuais cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi. Junto ao município de Monte Belo do Sul, hoje elas compõem o Vale dos Vinhedos, que fica a duas horas de carro de Porto Alegre.

O nome do lugar tem a ver com os parreirais cultivados para a produção de vinho. Esse costume trazido pelos colonizadores já tinha sido iniciado em outras regiões do estado, mas sem sucesso. Foi na Serra que as mudas de uva Isabel encontraram condições perfeitas de solo, clima e topografia para se desenvolver.

O terroir do Vale dos Vinhedos é tão especial que essa foi a primeira região do país a conquistar o reconhecimento de Indicação Geográfica. O selo de qualidade atesta a procedência dos vinhos e espumantes, indicando que essas variedades atendem a métodos de elaboração bastante criteriosos.

O que fazer no Vale dos Vinhedos

Tour Uva e Vinho Passeio de Trem

Mas, afinal, o que torna o Vale dos Vinhedos tão interessante aos turistas? Aqui vão três explicações:

Vinícolas

O grande atrativo do lugar são mesmo as vinícolas. Muitas delas permitem visitações guiadas. Você pode passear pelas cavas, participar de um curso ministrado por enólogo e, claro, fazer a degustação dos produtos. Aqui tem a lista oficial de todas as empresas, incluindo as renomadas Casa Valduga, Aurora e Miolo.

Gastronomia

Nem só de vinho se faz o Vale dos Vinhedos. Lá também dá para experimentar pratos deliciosíssimos. Tem diversos restaurantes especializados em queijos, massas e outras iguarias inspiradas na culinária italiana. Lembre-se de reservar pelo menos duas horas para o almoço, pois a comida nos rodízios é farta!

Dica: Restaurantes em Gramado: o sabor da Serra Gaúcha

Maria Fumaça

O passeio do trem Maria Fumaça percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. É uma verdadeira viagem no tempo, com direito a música e quitutes para homenagear o legado dos imigrantes. Ah, e a paisagem rural ao longo do caminho é linda! Você vai se sentir num filme de época.

Passeando pela Serra Gaúcha? Venha ao Mini Mundo!

Mini Mundo

Mas é claro que um passeio à Serra Gaúcha não estaria completo sem uma esticadinha a Gramado e Canela. Depois de se encantar com os sabores e as cores do Vale dos Vinhedos, ainda há muita programação na Região das Hortênsias esperando por você.

Aqui no Mini Mundo, por exemplo, os visitantes se surpreendem com as miniaturas de edificações famosas, como o Museu Paulista e o Castelo de Neuschwanstein. Tudo é reproduzido nos mínimos detalhes pela nossa equipe. Venha e se divirta você também com esse trabalho!

Dica: 7 países que você encontra no Mini Mundo

Dica: adquira seu ingresso on-line com antecedência. Assim você evita filas e aproveita ao máximo sua estada na Serra Gaúcha. Até breve!