Ingressos
Curiosidades

Waffle: uma receita clássica para experimentar no Mini Mundo

Por Mini Mundo, publicado em 15/07/21 às 05:37.

Quem vem a Gramado sabe que, por aqui, as opções gastronômicas são incríveis. E uma das delícias mais famosas em lanchonetes ou cafés coloniais da Serra Gaúcha é o waffle. Essa iguaria cruzou o Oceano Atlântico, ganhou acompanhamentos e hoje é a estrela de muitas refeições.

Waffle: o que é?

O waffle é uma espécie de panqueca mais alta e fofa. A massa é prensada e aquecida numa fôrma especial, que dá aquela aparência característica com os buraquinhos. Aí você pode preenchê-los como quiser: com manteiga, mel, geleias, caldas e até sorvete, entre outras opções doces e salgadas.

Sabe-se que o prato foi criado na Bélgica. De lá, ele se espalhou para países da Europa e desembarcou nas Américas junto com os imigrantes. Isso fez com que surgissem diversas receitas ao redor do mundo.

O waffle belga, por exemplo, é mais redondinho e adocicado, podendo apresentar um leve toque de baunilha. Já a versão estadunidense tem um sabor mais neutro e o formato quadrado.

Aqui na Serra Gaúcha, as chapas de waffle conferem um visual todo especial à iguaria: são vários coraçõezinhos que se juntam em círculo, como se fossem as pétalas de uma flor. Dá água na boca só de pensar em destacá-los um por um, degustando-os no café da manhã ou no lanche da tarde.

Como fazer waffle em casa

A receita tradicional leva leite, ovos, farinha de trigo e açúcar. Ou seja: são ingredientes que você encontra em qualquer cozinha!

Mesmo quem não tem máquina de waffle em casa pode se virar com uma frigideira. O aspecto não será o mesmo, mas o sabor… Ah, que beleza!

Abaixo reproduzimos uma receita bem simples de waffle. Ela foi retirada do Destemperados, suplemento de gastronomia do jornal Zero Hora. Confira!

Ingredientes:

– 100ml de leite;

– 1 ovo;

– 150g de farinha de trigo;

– 100g de açúcar;

– 1 colher de chá de amido de milho;

– 1 colher de chá de fermento químico;

– 1 colher de chá de casca de laranja raspada.

Modo de preparo:

1. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

2. Leve a massa de waffle à fôrma ou a frigideira, deixando-a assar até ficar dourada.

3. Sirva ainda quente com o acompanhamento de sua preferência.

Dica: Restaurantes em Gramado: o sabor da Serra Gaúcha

Gastronomia no Mini Mundo

Café Mini Mundo

Ficou com vontade de experimentar? Pois esse é mais um motivo para visitar o Mini Mundo. Nossa cidade em miniatura é lembrada pelas réplicas de edificações importantes, incluindo castelos europeus e pontos turísticos brasileiros. Porém, também oferecemos quitutes para lá de apetitosos no nosso café.

O cardápio tem uma variedade de tortas, sorvetes, sucos, vitaminas e salgados. Para os dias rigorosos de inverno, nada melhor que uma caneca de chocolate quente. E, completando a lista de delícias, é óbvio que não poderíamos deixar o maravilhoso waffle de fora.

Adquira seus ingressos com antecedência e evite filas! Assim você e sua família poderão curtir cada minuto da magia do Mini Mundo.

Estamos aguardando a sua visita. Até breve!

Dica: Saiba como comprar seu ingresso para o Mini Mundo