Onde Estamos  Baixe nosso App

1º episódio do Mini Mundo Visto de Cima será lançado hoje no YouTube

 

A minicidade já é um show, mas a partir de hoje (4ª feira, dia 17 de março de 2020) você poderá observar os prédios e as ambientações do Parque Mini Mundo de um ângulo nunca visto: de cima. O episódio de hoje, que poderá ser visto no YouTube, marca uma série de 17 lançamentos, um por semana, sempre nas quartas-feiras. O 1º episódio do Mini Mundo Visto de Cima apresenta detalhes da obra Usina do Gasômetro, construída em escala 24 vezes menor da original, que é ponto de turismo e lazer de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. 

Conhecido nacionalmente pelos seus encantos, o parque é destinado a crianças e adultos, e constitui-se num jardim onde encontram-se mais de 200 miniaturas de prédios de várias nacionalidades, além da Casa de Bonecas, ferrovias que ligam toda a minicidade, estradas, lojas, cafés e parques infantis.

A primeira das réplicas, que tem a idade do parque (36 anos) foi construída pelo avô Otto Höppner (hoje falecido), natural da Alemanha. Em escala 1:24 (24 vezes menor do que o tamanho natural), o Castelo de Neuschwanstein durante duas décadas foi visto em lugar de destaque no parque até ser recolhido pelo desgaste do tempo. A miniatura que substituiu a obra de Otto foi instalada em 15 de dezembro de 2003, desta vez construída pelo neto e sua equipe na Oficina Mini Mundo. No início desse ano (2020), a terceira obra deste mesmo castelo espetacular foi colocada no parque. Isso porque o Mini Mundo é aberto e, com as intempéries, as obras precisam ser refeitas, preservando a imagem e a qualidade tradicional do empreendimento.

Para quem apreciar o 1º episódio do Mini Mundo Visto de Cima fica a dica: o Castelo de Neuschwanstein é uma das obras que aparecem na série. Fique ligado e não perca os próximos lançamentos, sempre nas quartas-feiras!

 

Jornalista Responsável: Ana Maria Cemin – mtb 6574 

4ª edição do Halloween do parque Mini Mundo

 

 

 

 

De 26 de outubro a 3 de novembro, o Parque Mini Mundo surpreenderá seus visitantes com uma decoração especial alusiva à tradição do Halloween. Além do Coreto em frente ao Café Mini Mundo receber a presença de um casal de Caveira Mexicana no dia 31 de outubro, dos presentes separados para as crianças (balas e dentaduras) e de toda a decoração em si, estará em destaque um cenário referente ao livro do Mini Mundo, “O Fantasma do Gasômetro”.

 

Durante dois dias, os visitantes do parque também poderão passar pelo espaço especialmente montado para uma divertida brincadeira, localizado junto à Galeria da Fama, e colocar a mão dentro da garganta do fantasma. Lá encontrarão as charadas que, quando respondidas corretamente, resultarão em um belo mimo do parque. #fbf - O FANTASMA DA USINA DO GASÔMETRO foi o 4º livro lançado pelo Mini Mundo. Escrito e ilustrado pelo artista Flávio Mesquita, ele narra o mistério que cerca a Usina do Gasômetro, prédio histórico de Porto Alegre, hoje transformado num espaço cultural para a comunidade. Os personagens do Mini Mundo, ursinhos Gui e Ana se deparam com um estranho fenômeno ao visitar a Usina, e passam a perseguir as pistas para descobrir quem está por trás do mistério e quais os seus interesses. Depois de passarem por dificuldades e vários sustos de arrepiar, os dois ursinhos decidem chamar o Conselho Superior do parque Mini Mundo, integrado pelos adultos Bruxinha Jú e Limpador de Chaminés, para desvendar o caso. O final do livro surpreende e abre as portas da imaginação de crianças e adultos.

 

Conforme o autor do livro, Flávio Mesquita, essa história infantil tem por objetivo valorizar a riqueza histórica da Usina do Gasômetro e, também, despertar o interesse pelo espaço cultural contido neste prédio da capital gaúcha. Várias imagens da Usina estão no livro, compondo com as ilustrações infantis. Já a diretora do Mini Mundo, Jussara Höppner, explica que a partir do terceiro livro da Coleção, o parque direcionou as histórias infantis para os prédios em miniatura que estão no parque. A Usina do Gasômetro é uma destas réplicas que ficam no grande jardim a céu aberto, onde mais de 200 miniaturas, com os seus minimoradores, compõem cenários, a partir de obras do Brasil e do exterior, reproduzidas nas últimas três décadas pela família Höppner, em tamanho 24 vezes menor que o prédio original.

 

Assessoria de Imprensa – Jorn. Resp. Ana Cemin

Dia da Criança no Mini Mundo

 

 

Nos dias 12 e 13 de outubro, as crianças que visitarem o Parque Mini Mundo serão recebidas com surpresas e mimos, como cata-ventos e balões personalizados. Além disso,um painel muito divertido foi criado para que crianças de todas as idades desenvolvam a sua imaginação, criando desenhos coloridos utilizando as canetas que foram gentilmente disponibilizadas pela parceira do parque em várias ações e projetos, a Sharpie. A primeira experiência com esta modalidade de painel interativo dentro do parque foi durante a 17ª Campanha do Alimento do Mini Mundo, no último mes de setembro, quando o resultado foi fantástico: todos queriam usar as cores para deixar a sua marca.

 

No dia 12, Dia da Criança, os pequenos poderão participar do Piquenique em frente à Casinha de Bonecas, às 16 horas, quando serão servidas frutas, biscoitos e guloseimas. Também neste dia o artista e escritor Flávio Mesquita passará um pouco da sua técnica de desenho às crianças, ensinando a desenhar os personagens Limpador de Chaminés, Bruxinha Ju, Princesas Rafa e Ursinhos Gui e Ana. Mesquita é responsável pela criação de todas as artes gráficas do parque, sendo também o autor e ilustrador dos livros da Coleção Histórias do Mini Mundo. No Mini Mundo, você volta à sua infância, ao ver obras grandiosas de várias partes do mundo, 24 vezes menores que a realidade, formarem uma verdadeira cidade em miniatura, onde mais de 3 000 mini moradores convivem em perfeita harmonia.

Aluno Nota 10 premiará as melhores redações

 

Neste ano letivo, foram mais de duas dezenas de títulos de livros que chegaram às escolas por meio do Projeto Leitura nas Escolas, desenvolvido dentro do Aluno Nota 10. São livros de literatura para todas as faixas de educação formal que chegaram aos alunos com 40% de desconto, devido à parceria desenvolvida com a Companhia das Letras. Além da leitura, já em andamento, o Aluno Nota 10 agora convida para que esses alunos leitores interpretem o que leram e produzam uma redação com 30 linhas. As inscrições para o 3º Concurso de Interpretação de Texto serão realizadas de forma simples pelas escolas, que têm o direito de apresentar até três (3) redações.

Portanto, antes de inscrever os seus alunos destaque nesse concurso cultural, cada escola deve proceder um concurso interno para apurar os alunos irão destacar nesse ano.Nessa semana, o formulário com ficha de inscrição está sendo entregue nas escolas pelo Orbis Clube Gramado, parceiro do Mini Mundo no Aluno Nota 10. Somente em 15 de dezembro a direção deve entregar as redações finalistas para Ana Gioconda Viezzer, do Orbis Clube Gramado (WhatsApp 54 99986 5694).

Regras simples para estimular o desenvolvimento da escrita

O objetivo desse projeto é de estimular a escrita e o entendimento sobre o conteúdo do livro. Portanto cada professor(a) dos alunos participantes coordenará as atividades de criação de texto interpretativo. São três categorias previstas: 3º ao 5º Fundamental, 6º ao 9º do Fundamental ou Ensino Médio e EJA (este último concorre dentro da faixa escolar). Apenas três redações serão premiadas na Noite do Oscar da Educação, em 4 de abril de 2020, no ExpoGramado. O resultado será anunciado publicamente na Noite do Oscar da Educação, porém a lista dos três finalistas por escola será anunciada antes. Será premiada apenas uma redação por categoria. Para cada um dos três primeiros colocados na avaliação geral será entregue um (1) presente surpresa, assim como para seus professores. São seis presentes ao todo. Os demais classificados recebem um certificado de finalista.

 

17ª Campanha do Alimento

 

1 KG OU MAIS DE ALIMENTO É INGRESSO PARA

CANELENSES E GRAMADENSES NO MINI MUNDO

 

O objetivo da 17ª Campanha é estimular a percepção do outro em suas necessidades. Além de receber a comunidade no parque sem cobrança de ingresso em dias de semana, mediante a entrega de alimentos, o Mini Mundo também deseja chamar a atenção sobre os problemas sociais que podem ser amenizados com a participação ativa e união de todos.

 

 

Inicia na 2ª feira, dia 2 de setembro, a promoção 17ª Campanha do Alimento do Mini Mundo, que tem por objetivo estimular a solidariedade. Durante todo o mês, as escolas do Brasil e moradores de Gramado e Canela entram no parque com 1 kg ou mais de alimento não perecível, exceto em feriados e finais de semana. Os moradores devem apresentar comprovante de residência e as escolas devem agendar pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou (54) 3286.4055.

O Orbis Clube Gramado é parceiro do Mini Mundo na campanha e é a entidade responsável pela arrecadação e distribuição dos alimentos. Nesse ano  receberão os alimentos o Hospital  de Canela, Abrigo Casa Lar, Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella e Escola Estadual Adolfo Seibt, em Canela; o Hospital de Gramado, Comunidade Terapêutica Vale a Pena Viver, Grupo Vicentinos, Asilo Bom Pastor, Lar dos Idosos Maria de Nazaré e Núcleo Ivan Albuquerque, em Gramado; o Hospital e Crehr, em Três Coroas; o  Instituto do Câncer Infantil, em Porto Alegre; a ONG Amigos Solidários, em Caxias do Sul, e o Hospital de São Francisco de Paula. Caso mais alguma entidade sofra necessidades e queira fazer parte desta listarecebendo alimentos não perecíveispode entrar em contato via e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

 

 

TURISTAS TAMBÉM PARTICIPAM

Nos dias 14 e 15 de setembro, acontece o grande momento festivo da 17ª Campanha do Alimento, que garante a todos que chegarem ao parque a entrada com 1kg ou mais de alimento não perecível. A diretora do Parque Mini Mundo, Jussara Höppner, coordena a equipe de trabalho e, em breve, anunciará a programação artística e cultural que acontecerá durante as manhãs e tardes dos dois dias, inclusive com sorteio de brindes.

 

Jornalista Responsável: Ana Maria Cemin – MTB 6574 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable