Onde Estamos  Baixe nosso App

Campanha de prevenção reduz em 64% o número de incêndios em Canela

 

 

 

Campanha de prevenção reduz em 64%

o número de incêndios em Canela

 

 

Os números são significativos: durante a Campanha de Prevenção de Incêndio e de Acidentes Domésticos, realizada pelo parque gramadense Mini Mundo no município vizinho de Canela, na Serra Gaúcha, o número de incêndios caiu de 97 para 35, se comparados os seis meses de campanha com os seis meses anteriores, como você pode ver na tabela.

 

 

Registro de ocorrência de sinistros nos últimos 12 meses em Canela, RS:

 

Período

Incêndios

Salvamentos

Outros

01/11/2016 a 30/04/2017

97

147

67

01/05/2017 a 31/10/2017

35

137

96

 

 

 O resultado foi apresentado na reunião de avaliação realizada no Hotel Ritta Höppner, quando os integrantes da ação social expuseram os aspectos qualitativos e quantitativo do trabalho realizado de maio a outubro de 2017. A ação social do Parque Mini Mundo, com apoio do Corpo de Bombeiro de Canela e Orbis Clube de Canela, consistiu em percorrer todas as escolas de Canela com palestras de 50 minutos e, após entregar para todos os alunos um gibi ilustrado com as principais ocorrências de sinistros registradas na região e de como fazer a prevenção. A intenção foi a de que os alunos levassem para casa o material preventivo e compartilhassem com os familiares, multiplicando o conhecimento, de forma a ampliar o âmbito preventivo.

 

PLANO DE TRABALHO

 

A ação social foi aprovada pela diretora do Parque Mini , Jussara Höppner, em 17 de maio, o que deu início aos trabalhos de Prevenção de Incêndios e Acidentes Domésticos em Canela. O modelo foi idealizado pelo Projeto Aluno Nota 10 do Parque Mini Mundo e já tinha sido desenvolvido em Gramado no ano de 2015, com sucesso.

 

O movimento preventivo partiu de Jussara, que atendeu ao pedido do Comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, Major Maurício Ferro,e do Comandante de Canela, 1º Sgt Miguel Oliveira, que apresentaram dados que apontavam a cidade de Canela como a terceira em ocorrência de sinistros na Serra Gaúcha.

 

Neste mesmo encontro, o parceiro de ação social Orbis Clube Canela trouxe para a equipe a estimativa de que 8.210 crianças e adolescentes de Canela, deveriam ser contempladas com a palestra e com o gibi, numa agenda de encontros a serem desenvolvidas na sede das  12 escolas municipais, sete estaduais e duas particulares.

 

MARATONA DE VISITAS

Durante seis meses, a começar em maio, uma equipe percorreu todas as escolas canelenses. Composta pelo Soldado Allessandro Righi e a Soldado Jéssika Assmann, do Corpo de Bombeiros; pelo personagem do parque Mini Mundo, Limpador de Chaminés; por membros do Orbis Clube Canela, esta equipe teve objetivos específicos: o Corpo de Bombeiros passou o conhecimento preventivo; o Limpador de Chaminés trouxe o lado lúdico e, ao mesmo tempo, prendeu a atenção dos alunos para o grave tema; e o Orbis Clube cuidou da agenda e entregou o gibi criado especialmente para essa ação, a partir do levantamento dos principais sinistros que ocorrem na região.

 

As informações para a criação deste gibi foram repassadas pelo Major Maurício Ferro e as ilustrações foram criadas pelo artista Flávio Mesquita. De acordo com Jussara Höppner, o Mini Mundo imprimiu 10 mil gibis para o trabalho preventivo em Canela. “A ação deu um passo importante para redução dos incidentes em Canela. Ficamos muito felizes com o resultado e podemos adiantar que já estamos pensando em algo para o ano de 2018, para fixar ainda mais o conhecimento levado a toda a rede escolar, tanto de Canela quanto de Gramado. As crianças e adolescentes podem ajudar as famílias a teremos maior consciência dos perigos domésticos”, comenta a diretora do Mini Mundo.


 

Jornalista Responsável: Ana Maria Cemin – MTB 6574

                         

 

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable