Ingressos
reportagens

Noite do Oscar da Educação

Por Mini Mundo, publicado em 25/10/19 às 10:44.

Noite do Oscar da Educação de

Gramado é marcada por muita emoção

Por volta das 9 horas da noite de sábado, dia 12 de março, Gramado conheceu a nova Aluna Nota 10 do município, Maria Eduarda de Moura, da escola Vicente Casagrande; e também a Aluna Conceito do município, Thaís Spiering Wille, da escola Caramuru.   Antes disso, foram anunciadas as duas classes de Gramado com melhor desempenho: o 6º ano da escola Santíssima Trindade, que ficou com o título de Classe Nota 10 de Gramado; e a T22 do Ensino Médio da escola Ramos Pacheco, que ficou como Classe Conceito. Também foi destaque a aluna do EJA Teresinha Ivanete Oliveira da Silva, da escola Mosés Bezzi.

A noite da entrega das estatuetas do Aluno Nota 10 na ExpoGramado foi marcada por muita alegria e harmonia, fazendo com que as horas passassem muito rápido. Ao final, o público ainda permanecia sentado, revelando plena sintonia com o espetáculo de agradecimento a alunos, professores, diretores, pais e empresários por apostarem e priorizarem a Educação. A promoção de valorização do ensino/aprendizagem é uma ação social do parque Mini Mundo, realizada em parceria do Orbis Clube Gramado e com o envolvimento de 24 empresas incentivadoras e padrinhos. O modelo de ação social foi cedido pelo empresário Luciano Barreto, do Morro do Chapéu, BA, e já acontece há 3 anos em Gramado.

Formato e ritmo do evento agradam ao público

As festividades iniciaram às 17h30, com o lançamento do Livro SuperAção, editado pelo parque Mini Mundo e que reúne 25 projetos pedagógicos das escolas inscritas no Aluno Nota 10. O livro foi um presente aos 24 professores que se envolveram em 2015 no projeto que visou a compartilhar experiências positivas em sala de aula. Os professores autografaram o livro, entregando gratuitamente ao público presente na Noite do Oscar.

A cerimônia de entrega dos “Guiguitos” começou por volta das 19h com a apresentação dos vídeos dos incentivadores e padrinhos do projeto. Logo em seguida, foi o momento dos hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, com uma bela coreografia da Escola de Dança Neusa Martinotto, breves discursos do vice-prefeito de Gramado, Luia Barvacovi; e da diretora do Mini Mundo, Jussara Höppner. Jussara anunciou que a cerimônia de entrega dos troféus da 4ª edição do Aluno Nota 10 de Gramado – Ano Letivo 2016 será no dia 11 de março de 2017.

Na sequência, receberam as estatuetas: diretores, Aluno Nota 10 e melhores classes de cada escola; as 24 empresas incentivadoras/padrinhos; 24 professores do SuperAção; Corpo de Bombeiros pelo projeto de Palestra de Prevenção de Acidentes; Comissão de Avaliação do Aluno Nota 10/SuperAção; entre outros destaques.

Comoção do público

Alguns momentos foram mais marcantes, de grande comoção, como a homenagem surpresa à professora Iracy Baretta, com mais de 50 anos de magistério. Sua história de vida foi contada brevemente em vídeo, provocando muitos aplausos do público presente. A mesma emoção foi observada com a homenagem feita aos 24 professores: foram muitos aplausos em respeito aos mestres homenageados no palco. Todos receberam uma toalha com a inscrição simbólica ao seu esforço: “Não jogue a toalha!”, numa referência a não desistirem do magistério.

Outro momento marcante foi a carta lida ao público, escrita pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, Maurício Ferro, que conta a respeito de socorro a um incêndio. Ele relata a sua emoção por uma casa ter sido salva por um jovem que, após assistir as palestras de Prevenção de Acidentes, realizada em parceria com Mini Mundo/Orbis/Corpo de Bombeiros, agiu rapidamente desligando a luz e removendo o botijão de gás. Detalhes: a casa era do vizinho, que se encontrava no trabalho; e o rapaz disse ao Comandante que aprendeu a prevenção na palestra.

Primeiros lugares no ranking

A segunda fase do evento foi voltada ao ranking das cinco categorias. Os alunos finalistas foram convidados a subir ao palco sem saber a sua posição, causando muita expectativa entre eles, escolas e familiares. No momento em que os mestres de cerimônia Mr.Pi e Bráulio Oliveira anunciaram os primeiros três colocados e os prêmios a serem entregues – computadores, tabletes, celulares, televisores, escrivaninhas, curso completo de inglês (5 anos), etc – era visível a surpresa das crianças e adolescentes, provocando no público uma reação de igual contentamento.

O ápice da noite foi o anúncio dos quatro grandes vencedores do ranking: Aluno Nota 10, Aluno Conceito, Classe Nota 10 e Classe Conceito de Gramado. Para esta grande final, os personagens do parque – Usinhos Gui e Ana, Limpador de Chaminés e Bruxinha Ju – entraram no auditório da ExpoGramado dançando e subiram no palco em ritmo muito animado, levantando a plateia.

Confira agora os primeiros lugares de cada categoria:

3º a 5º ano por nota

1º lugar – Maria Eduarda de MouraVicente Casagrande4o ano ANota 10,002 faltas
2º lugar – Raul da Silva FliegnerHenrique Bertoluci3o anoNota 9,9211 faltas
3º lugar – Rayssa Brombatti ScheuerHenrique Bertoluci4o anoNota 9,913 faltas

3º a 5º ano por conceito (todos CSA)

1º lugar – Guilherme Mazzurana GheslaPompéia4o ano5 faltas
2º lugar – Maria Eduarda Correa MartinsDavid Canabarro3o ano2 faltas
3º lugar – Maiza Gabrielli DiasRamos Pacheco3o ano2 faltas

6º ao 9º ano por nota

1º lugar – Vitória LopesDavid Canabarro6o anoNota 9,741 falta
2º lugar – Heloísa Ribeiro da SilvaCAIC6o ano BNota 9,701 falta
3º lugar – Marco Palharini CorreaNinho6o anoNota 9,6884 faltas

Ensino Médio por nota (nesta categoria só uma escola se inscreveu, portanto indicou seu melhor aluno na categoria, conforme prevê regulamento)

Geórgia NicolettiNinhoMédia 9,20 
    
     

Ensino Médio por conceito (todos CSA)

1º lugar – Thaís Spiering WilleCaramuru1o ano Turma 12221 faltas
2º lugar – Luisa Reis Ribeiro de MouraRamos Pacheco2o ano1 falta
3º lugar – Graziele Fernanda DrumSantos Dumont2o ano Noturno6 faltas

Ana Maria Cemin
Jornalista – MTB 6574