Ingressos
Eventos

5 dicas para aproveitar o inverno em Gramado

Por Mini Mundo, publicado em 06/07/23 às 02:29.

Para os amantes do frio, visitar Gramado durante o inverno se torna quase obrigatório. Com as temperaturas beirando 0ºC nos dias mais gelados, o destino é perfeito para curtir todo o charme que a estação proporciona. Mas já adiantando: a neve é um fenômeno raro na cidade, então é importante controlar as expectativas. Porém, isso não tira todo o encanto (e o frio) promovido pelo inverno.

Ao organizar sua viagem para este período, algumas dúvidas podem surgir. Então, para lhe ajudar a desfrutar do passeio da melhor maneira possível, preparamos cinco dicas para você aproveitar o inverno em Gramado.

1) Escolha roupas mais quentes

Gorros e cachecóis são acessórios perfeitos para a estação.
Gorros e cachecóis são acessórios perfeitos para a estação.

Durante o inverno, a média de temperatura na cidade fica entre 10 e 12ºC, por isso, é importante estar bem agasalhado no seu passeio. Apesar dos hotéis, restaurantes e atrações da região possuírem ambientes internos climatizados, se você não utilizar roupas quentes o suficiente, corre o risco de passar frio ao realizar passeios externos. Além do deslocamento dentro da cidade existem diversas ruas e atrações ao ar livre que valem a visita mesmo no frio (o Mini Mundo é uma delas). O segredo é escolher as roupas certas para a estação. As roupas térmicas são uma excelente opção para a ocasião, principalmente nos dias mais gelados. Além delas, um casaco bem quentinho também pode ajudar. Gorros, cachecóis e luvas são acessórios que deixam o look com a cara da estação.

2) Compre ingressos antecipadamente

As atrações tendem a ficar mais movimentadas devido à alta temporada.
As atrações tendem a ficar mais movimentadas devido à alta temporada.

Como o período é de alta temporada na cidade, as atrações costumam ficar com grande movimento, podendo até gerar filas para acessá-las. Além do elevado número de pessoas nos locais, o preço também tende a ser maior devido à maior procura de ingressos nesta época. Para contornar isso, o ideal é realizar a compra dos ingressos antecipadamente. Assim, além de economizar, pois a maioria das atrações oferece desconto e combos nas vendas antecipadas, você também poupa o tempo evitando filas nas bilheterias. Outra dica importante é preparar também seu roteiro: como o movimento na cidade é intenso, um roteiro bem estruturado pode lhe ajudar a economizar um bom tempo no deslocamento entre as atrações.

3) Desfrute da gastronomia de inverno em Gramado

O fondue é uma das comidas mais típicas do inverno em Gramado. Foto: Divulgação.
O fondue é uma das comidas mais típicas do inverno. Foto: Divulgação.

Gramado possui uma gastronomia rica e diversa, com opções para todos os gostos e estações. Porém, quando pensamos sobre as comidas típicas de inverno, existem algumas que se destacam. Ao visitar a cidade, não deixe de experimentar as famosas sequências de fondue (composta por queijo, carne e chocolate), os deliciosos chocolates quentes (que você pode degustar enquanto passeia pelas ruas da cidade), além dos tradicionais cafés coloniais. Por fim, para quem prefere um dos pratos mais clássicos da estação, a sopa, alguns restaurantes também oferecem opções. Ah, pedir um vinho para acompanhar as refeições é uma ótima opção, além de combinar com o charme do inverno.

4) Faça lindos registros

O inverno em Gramado proporciona lindos registros. Foto: Leonardo Rodrigues Fotografia 
O inverno proporciona lindos registros. Foto: Leonardo Rodrigues Fotografia 

A beleza da estação é indiscutível. Assim, apesar da chance de neve ser remota, as baixas temperaturas podem ocasionar neblina ao anoitecer e geada ao amanhecer. Juntar os belos cenários que esses fenômenos proporcionam aos estilosos looks característicos da estação é a combinação perfeita para que suas fotos fiquem incríveis. Além disso, existem belos termômetros espalhados pela cidade para você fotografar e deixar o momento (e o frio) registrado.

5) Baixe nosso e-book com as melhores dicas do inverno em Gramado

Se você quer ter uma experiência ainda mais completa, aproveitando tudo de melhor que o inverno em Gramado tem a oferecer, clique aqui e faça o download do nosso e-book com as melhores dicas. O Mini Mundo, claro, está dentro das melhores dicas! Garantimos que sua experiência será incrível!