Ingressos
Passeios

10 melhores atrações ao ar livre em Gramado e Canela

Por Mini Mundo, publicado em 09/03/21 às 01:29.

Sua família faz a linha aventureira, daquelas que curtem passeios ao ar livre e contato com a natureza? Então vocês vão adorar a Região das Hortênsias. Existem diversas atrações ao ar livre em Gramado e Canela para esse perfil de público. Vamos conhecer algumas delas?

Lista de atrações ao ar livre em Gramado e Canela

Quem visita a Serra Gaúcha vive a experiência com todos os sentidos do corpo. Além das paisagens belíssimas – um espetáculo para os olhos –, também tem a temperatura amena e o ar puro. Você sente a diferença na pele, literalmente.

É por esse motivo que nem só de museus e lojas de chocolate se faz Gramado e Canela. Para aproveitar o destino turístico em todo o seu potencial, vale a pena sair à rua. Saiba aonde ir:

1. Lago Negro

Lago Negro - Atrações ao ar livre
Lago Negro

Qualquer lista de atrações em Gramado traz esse cartão-postal da cidade. E não é para menos. Margeado por pinheiros importados da Floresta Negra, na Alemanha, o espelho d’água proporciona uma visão belíssima.

Dica: em dezembro as hortênsias florescem, dando um colorido ainda mais especial ao lugar. Já no inverno a paisagem pode ficar encoberta devido ao nevoeiro. Cenário de filme!

O Lago Negro rende piqueniquescaminhadas e voltas de pedalinho. As embarcações podem ser alugadas diretamente no local.

2. Le Jardin – Parque de Lavanda

Le Jardim - ar livre em Gramado e Canela
Le Jardin – Parque de Lavanda

Essa propriedade de quatro hectares vive florida o ano inteiro. São diversas espécies de plantas, incluindo exemplares inéditos no Brasil.

A atração principal é a lavanda, cultivada em estufas no próprio parque. Ela adorna os jardins e ainda serve de matéria-prima para cosméticos. Assim você pode levar o cheirinho da Serra Gaúcha pra casa!

3. Mini Mundo

Mini Mundo - Gramado
Mini Mundo

Nosso universo em miniatura também garante muita diversão ao ar livre. Por aqui, é possível conhecer diversas partes do mundo sem sair de Gramado. 

Temos réplicas fiéis de castelosprédios e monumentos famosos, tudo numa escala 24 vezes menor que as construções originais. Até mesmo a criançada se sente gigante! Os adultos, por sua vez, se impressionam com a riqueza de detalhes da minicidade.

Ah, não se esqueça de fazer um pedido na nossa Fonte dos Desejos! E, para coroar a jornada,  procure o Limpador de Chaminés entre as edificações. Encontrá-lo é sinal de boa sorte.

Dica: 5 castelos da Europa que você pode conhecer no Mini Mundo

4. Ecoparque Sperry

Atrações ao ar livre em Gramado e Canela - Ecopaque Sperry
Ecoparque Sperry

Está a fim de um programa mais raiz? Então calce os tênis, separe seu cantil de água e prepare-se para encarar trilhas pela Mata Atlântica.

Os caminhos do Ecoparque Sperry revelam riachoscachoeiras e animais da fauna gaúcha. Todos esses elementos naturais convivem em perfeita harmonia, já que o empreendimento tem a preservação ambiental como meta. Para as crianças, outro passatempo imperdível é o slackline.

O almoço do fim de semana fica por conta do Bêrga Motta, restaurante de comida caseira situado dentro do parque. O pagamento da refeição isenta o valor do ingresso no momento da saída.

Dica: Conheça os melhores parques em Gramado

5. Parque das Sequoias

Parque das Sequoias - atrações ao ar livre
Parque das Sequoias

Localizado em Canela, o parque é considerado uma das maiores coleções de coníferas do mundo. São árvores gigantes, algumas cultivadas há mais de 70 anos e já ultrapassando os 40 metros de altura.

As variedades exóticas fazem companhia a espécies da mata nativa, como xaxins e a erva-mate, base do chimarrão gaúcho. Aliás, que tal aproveitar o passeio ao ar livre para experimentar um chimas sob o sol? Programa clássico!

Dica: 8 motivos para visitar o Mini Mundo em Gramado

6. Cascata do Caracol

Cascata Caracol - ar livre
Cascata do Caracol

Finalizamos nosso rol com o grande cartão-postal de Canela: a Cascata do Caracol, uma queda d’água de impressionantes 131 metros de altura. Para admirá-la, você pode subir ao observatório ecológico ou encarar a descida da Escada da Perna Bamba. Força na panturrilha, pois há 730 degraus! Se sobrar energia, o Parque do Caracol ainda tem trilhas, venda de produtos artesanais e playground para os pequenos.

Continuamos nosso rol com o grande cartão-postal de Canela: a Cascata do Caracol, uma queda d’água de impressionantes 131 metros de altura. Para admirá-la, você pode subir ao observatório ecológico ou encarar a descida da Escada da Perna Bamba. Força na panturrilha, pois há 730 degraus!

Se sobrar energia, o Parque do Caracol ainda tem trilhas, venda de produtos artesanais e playground para os pequenos. Ufa, opções não faltam!

Dica: Viagem em família: dicas para economizar em Gramado

7. Olivas de Gramado

Olivas de Gramado

A vista do cânion já seria motivo suficiente para visitar o Parque Olivas de Gramado. Mas tem muito mais.

Lá foram plantadas mais de 12 mil oliveiras, dando origem ao primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha. Um guia especializado acompanhará você numa degustação sensorial.

Fora a experiência gastronômica, tem trilhas pela natureza e uma fazendinha de minianimais para entreter as crianças.

O próprio percurso até o lugar é incrível: 14 km a partir de Centro de Gramado, por uma bucólica estrada rural que percorre plantações, igrejas e casas antigas. Praticamente uma viagem no tempo.

8. Alpen Park

Alpen Park - ar livre

Adrenalina para toda a família é a proposta do Alpen Park. O parque de diversões traz brinquedos para crianças, jovens e adultos. E ainda fica a céu aberto, no meio da mata, oferecendo horas e mais horas de diversão saudável.

Entre os destaques estão atrações como o trenó alpino, que cruza 900 metros em trilhos suspensos e pode chegar a 40km/h. O arvorismo é uma opção bacana para conhecer a floresta a partir de um ângulo inusitado: sobre as copas das árvores! Para completar, duas tirolesas de até 50 metros de altura com vista para a paisagem exuberante da Região das Hortênsias. 

9. Bondinhos Aéreos

Bondinhos - Canela

Falando em altura, precisamos citar o Parque da Serra, alternativa de passeio ao ar livre em Canela. Por lá você e sua família embarcarão em bondinhos para contemplar a Cascata do Caracol e seu entorno.

A cada parada, uma nova surpresa. A Estação Animal, por exemplo, tem o espaço das Esculturas que Falam: peças em madeira que reproduzem os sons dos bichos. 

Ah, e quem gosta de uma dose extra de aventura precisa experimentar o Eagle. A cadeirinha suspensa por um cabo de aço é para dar aquele friozinho gostoso na barriga. Só não vale reclamar da vertigem, hein?

Dica: Tempo em Gramado: saiba tudo sobre o clima da cidade

10. Skyglass Canela

Skyglass - atrações ao ar livre em Gramado e Canela

Também em Canela fica a Skyglass, maior plataforma de aço e vidro da América Latina. Avançando 35 metros sobre o Vale da Ferradura, ela oferece uma vista impressionante para os morros, as araucárias e o Rio Caí. Detalhe: a estrutura transparente está 360 metros distante do chão.

Tremeu na base? Isso porque você ainda não conhece o Abusado, brinquedo inédito no mundo. Dez cadeiras penduradas num monotrilho dão uma voltinha por baixo da plataforma. A sensação é de flutuar no céu.

Viu só? Gramado e Canela proporcionam atrações ao ar livre para todos os gostos. Esperamos que a lista de hoje ajude você a montar o roteiro de viagem ideal para sua família.

Desejamos que sua estada na Região das Hortênsias seja inesquecível. Até breve!