Ingressos
Passeios

5 motivos para visitar a Serra Gaúcha

Por Mini Mundo, publicado em 05/01/21 às 06:33.

Existem vários motivos para visitar a Serra Gaúcha. Essa é uma região única no Brasil, tanto pela cultura quanto pelas características geográficas. Quem vem de fora se encanta com as paisagens, o clima, a gastronomia e tudo de melhor que cidades como Gramado e Canela têm a oferecer.Você já pensou em fazer uma visita nas próximas férias? Garantimos que você terá ótimas experiências.

Razões para visitar a Serra Gaúcha

Hoje separamos alguns dos atrativos que tornam a viagem ao Sul do país uma experiência inesquecível. Confira a lista e encante-se!

1. Belezas naturais

Belezas naturais da Serra Gaúcha
Cascata do Caracol

A natureza exuberante da Serra Gaúcha já virou cenário de filmes e novelas. Pudera: onde mais encontrar cachoeiras, vales e montanhas verdejantes tão pertinho de casa?

Os cartões-postais incluem a imponente Cascata do Caracol (Canela/RS), o Vale do Quilombo (Gramado/RS) e os cânions Itaimbezinho e Fortaleza (Cambará do Sul/RS). Lugares de tirar o fôlego!

E as temperaturas são um capítulo à parte: amenas no verão, congelantes no inverno! Por aqui pode até nevar em julho, se as condições climáticas estiverem propícias.

Dica: Tempo em Gramado: Saiba tudo sobre o clima da cidade

2. Tradição

Tradição em Gramado e Canela
Trem Maria Fumaça

Municípios como Gramado e Canela, na chamada Região das Hortênsias, foram colonizados por imigrantes europeus. As influências alemãs, italianas e açorianas estão presentes por todos os lados, da arquitetura das lojas ao cardápio dos restaurantes.

Passear por esse pedacinho do Rio Grande do Sul, às vezes, é como voltar ao passado. Você conhece um pouco mais da história, dos hábitos e da arte trazida pelos colonizadores.

Dica: O que fazer em Gramado e Canela: roteiro de 4 dias

Aliás, quer uma experiência bem tradicional? Embarque na Maria Fumaça de Bento Gonçalves/RS ou visite as propriedades rurais no interior de Gramado! Você vai se sentir nos tempos da nonna.

3. Programação para todos

Programação diversificada - Serra Gaúcha
Mini Mundo

A família inteira vai aproveitar a visita à Serra Gaúcha. Enquanto os adultos experimentam novos sabores nas vinícolas, por exemplo, as crianças podem se divertir nos parques temáticos. Somente Gramado tem museu de cera, montanha com neve o ano todo, aldeia do Papai Noel, esculturas de chocolate e tantas outras atrações imperdíveis!

Dica: Atrações em Gramado e Canela: conheça as principais

Ah, e claro que devemos incluir o Mini Mundo nessa lista, né? Nossa cidade em miniatura apresenta réplicas fiéis de edificações famosas, numa escala 24 vezes menor que as obras originais. Todo mundo se impressiona com os detalhes.

Clique no banner abaixo e conheça um mundo mágico:

4. Gastronomia

Motivo para visitar a Serra Gaúcha - Gastronomia
Fondue

Os sabores de Gramado, Canela e companhia também atraem muitos turistas. É que não dá para passar imune a um café colonial ou a uma mesa de fondue. São banquetes fartos, para comer sem culpa e saborear cada quitute.

Os restaurantes típicos, com receitas italianas e alemãs, são estabelecimentos de sucesso. Da massa ao sugo ao apfelstrudel, passando pelas fábricas de chocolate artesanal, cada esquina da Serra Gaúcha é uma celebração à boa mesa.

Para a criançada, ainda tem as pizzarias temáticas, que levam fantasia e alegria à hora da janta.

Dica: Restaurantes em Gramado: o sabor da Serra Gaúcha

5. Novidades o ano inteiro

Novidades em Gramado
Festival de Cinema de Gramado

O calendário de eventos da Serra não para. Celebrações de Páscoa, Festival de Cinema de Gramado, Natal Luz… Sempre tem uma programação nova para entreter os visitantes. De janeiro a dezembro, no verão ou no inverno, qualquer época traz atrativos para você que vive em busca de novidades.

Ou seja: são diversos os motivos para visitar a Serra Gaúcha. Quem ainda não veio precisa conhecer. Se você já conhece e pretende retornar, vai curtir momentos inéditos na próxima visita. Bom demais, hein? Então faça logo as malas e até breve!