Ingressos
mini mundo

7 lugares do Brasil que você encontra no Mini Mundo

Por Mini Mundo, publicado em 18/08/20 às 03:21.

Quem visita o Mini Mundo se impressiona com o detalhismo das nossas miniaturas. São réplicas fiéis às construções originais, mas numa escala 24 vezes menor, o que facilita bastante o deslocamento de um local a outro. Já pensou ir do Rio Grande do Sul a Minas Gerais a pé, em alguns minutinhos? Pois vários lugares do Brasil estão representados por aqui.

Viaje pelo Brasil sem sair do Mini Mundo

Hoje vamos revelar curiosidades e falar um pouco da história dos pontos turísticos brasileiros que ganharam sua versão diminuta em Gramado. Fique conosco!

1. Jardim Botânico de Curitiba (PR)

Jardim botânico - mini mundo
Jardim Botânico de Curitiba (PR)

O parque se destaca pela estufa de ferro e vidro, cuja arquitetura foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Lá dentro, ficam protegidos diversos exemplares da fauna tropical. A estrutura também é rodeada por um enorme jardim em estilo francês, com canteiros geométricos.

Dica: Mini Mundo em Gramado: conheça nossa história

2. Estação Ferroviária de São Leopoldo (RS)

Estação - mini mundo
Estação Ferroviária de São Leopoldo (RS)

O chalé de madeira foi inaugurado em 1874. Durante mais de 100 anos, o trem ligou passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre à Serra Gaúcha e à fronteira com a Argentina. Atualmente, sem trilhos para a locomotiva, a estação abriga um museu.

3. Hotel Rita Höppner (Gramado/RS)

Hotel Rita Höppner (Gramado/RS)

O Mini Mundo surgiu nos jardins do Rita Höppner, como presente às crianças da família proprietária. Nada mais natural que o hotel ganhasse uma réplica em miniatura, não é mesmo? Essa construção em estilo enxaimel simboliza a hospitalidade e as tradições do povo gramadense.

4. Usina do Gasômetro (Porto Alegre/RS)

usina - mini mundo
Usina do Gasômetro (Porto Alegre/RS)

O prédio fica às margens do lago Guaíba e pode ser reconhecido à distância, principalmente por causa da característica chaminé. Inicialmente, abrigou uma usina termelétrica, que operou entre 1928 e 1974. Após isso, a edificação foi tombada pelo município e transformada em centro cultural.

Dica: 5 castelos da Europa que você pode conhecer no Mini Mundo

5. Estação Ferroviária de São João del-Rei (MG)

Estação Ferroviária de São João del-Rei (MG)

O trenzinho do Mini Mundo também faz parada em Minas Gerais. A estação de São João del-Rei foi aberta em 1881 com a presença do imperador Dom Pedro II. Ela continua em operação, recebendo uma linha turística que sai da cidade e chega a Tiradentes.

6. Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG)

Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG)

Obra-prima do arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, esse templo começou a ser erguido em 1766. A construção só terminou 40 anos depois, resultando numa igreja cheia de requinte. Em 2009, foi eleita uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

7. Museu do Ipiranga (São Paulo/SP)

Museu do Ipiranga (São Paulo/SP)

O edifício histórico do Museu Paulista é mais um lugar do Brasil homenageado na nossa pequena cidade. Inaugurado como museu de História Natural, foi integrado à Universidade de São Paulo em 1963. Tornou-se uma instituição científica, cultural e educacional com um acervo de mais de 450 mil itens, entre objetos e documentos.

E então, deu vontade de continuar o passeio? Tem tudo isso e muito mais aqui no Mini Mundo. Venha conhecer de perto construções célebres que fazem parte da história do Brasil e do mundo. Você e sua família vão se encantar com a experiência!