Ingressos
Passeios

Atrações em Gramado e Canela: conheça as principais

Por Mini Mundo, publicado em 16/02/21 às 08:47.

A Serra Gaúcha é o destino de férias ideal para a sua família. Existem atrações em Gramado que agradam a todos os públicos, do casal apaixonado às crianças aventureiras. São tantas opções que fica até difícil listá-las em um único post!

Principais atrações em Gramado para conhecer

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a magia gramadense. Abaixo, trazemos pontos turísticos e programas imperdíveis para a sua viagem. Venha descobrir conosco as belezas desse lugar único no Brasil! 

Lago Negro

Lago Negro

Um dos principais cartões-postais de Gramado tem uma história inusitada. O terreno onde hoje se localiza o emblemático Lago Negro permaneceu sem vida por muitos anos. Dá para acreditar?

A área tinha sido assolada por um incêndio. Para renovar o local, foi construído um espelho d’água, que ficou ainda mais bonito com a chegada de árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Inclusive, vem daí o nome.

Hoje o Lago Negro é parada obrigatória para caminhadas e piqueniques em meio à natureza. Outra pedida superbacana é o passeio de pedalinho.

Igreja Matriz São Pedro

Igreja Matriz São Pedro

A famosa igreja de pedra de Gramado impressiona pela imponência. Aproximadamente 72 mil blocos de basalto foram usados na construção do templo religioso. Outra curiosidade é que a torre atinge 44 metros de altura!

A matriz fica aberta durante o ano inteiro. Porém, vale a pena visitá-la nas festividades de dezembro. Nessa época, ela ganha uma iluminação linda e serve de ponto estratégico para assistir às comemorações natalinas.

Dica: Viagem para casal: atrações românticas em Gramado

Rua Coberta

Rua Coberta

A Rua Madre Verônica fica logo em frente à Igreja Matriz São Pedro e ao Palácio dos Festivais, bem no centro de Gramado. Por ali não tem tempo ruim. Mesmo em dias de chuva, dá para passear ao ar livre sem problemas, graças a um telhado que protege os pedestres.

Você vai se sentir num shopping a céu aberto – ou melhor, céu coberto! Tem lojas de roupas e de chocolates, além de vários restaurantes deliciosos. O lugar ainda é palco de apresentações culturais gratuitas.

Dica: Viagem para Gramado: guia completo

Rua Torta

Rua Emilio Sorgetz conhecida como Rua Torta

Não muito longe dali, outra via pública desperta a curiosidade dos transeuntes. Trata-se da Emilio Sorgetz, mais conhecida como Rua Torta de Gramado.

A razão para esse apelido não tem mistério nenhum. O percurso consiste numa ladeira íngreme e cheia de curvas sinuosas.

Parece esquisito? É porque você ainda não viu os jardins floridos que tem por lá. Esse trabalho paisagístico encanta qualquer pessoa! O conceito foi baseado na Lombard Street, de San Francisco (EUA).

Mini Mundo

Mini Mundo

O nosso parque pode ser considerado uma das atrações de Gramado mais clássicas. Desde 1983, até criança parece gigante neste mundo mágico.

Nós construímos uma cidade em miniatura com casas, rodovias e até mini-habitantes. As edificações são réplicas perfeitas, em um tamanho 24 vezes menor que o original, de vários prédios famosos, como a Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto-MG) e o Castelo de Lichtenstein (Alemanha). Você vai se surpreender com a riqueza de detalhes!

Ah, e não se esqueça de fazer um pedido junto à nossa fonte dos desejos. Vai que os seres fantásticos do Mini Mundo lhe deem sorte?

Parque do Caracol

Mirante do Parque do Caracol

A cidade de Canela/RS, a apenas 8km de distância de Gramado, oferece belezas naturais incríveis! Uma delas é a Cascata do Caracol, uma queda d’água de assombrosos 130 metros de altura.

Quem visita o parque pode conferir esse cartão-postal a partir de vários ângulos. Também é possível fazer trilhas pela mata nativa, bem como passear de trenzinho. A composição parte da Estação Sonho Vivo e chega à Vila dos Imigrantes, lugar que homenageia os colonizadores da região.

Catedral de Pedra

Catedral Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra) em Canela

Ainda em solo canelense, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes é um dos pontos turísticos mais visitados da Serra Gaúcha. Por fora, sua arquitetura em estilo neogótico já impõe respeito. Por dentro, o destaque vai para os vitrais e as pinturas sacras.

A igreja está localizada numa praça bem no centro do município. À noite, um espetáculo de luzes pinta o templo de várias cores. Imperdível!

Dica: 6 melhores atrações ao ar livre em Gramado e Canela

Mirante do Belvedere

Mirante do Belvedere

De volta a Gramado, não deixe de admirar o pôr do sol no mirante do belvedere. Esse ponto da Av. das Hortênsias traz uma vista privilegiada do Vale do Quilombo. São colinas, campos e florestas até onde os olhos alcançam. Para nós é difícil descrever tamanha beleza – só mesmo ao vivo para entender a magnitude do cenário.

Pórticos de Gramado

Pórtico de Gramado

Os pórticos de entrada recepcionam os visitantes de Gramado e, ao mesmo tempo, dão um clima germânico ao passeio. Um deles fica no acesso para quem chega de Nova Petrópolis via Rota Romântica. A estrutura é inspirada no estilo arquitetônico bávaro. O outro, em estilo normando, está na ERS-115, no acesso via Taquara. Ambos são atrações bem famosas. Aproveite para tirar uma fotinho em frente aos monumentos!

Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier

Mais um lago na nossa lista de atrações em Gramado. E acredite: esse foi construído a pás e picaretas! O paisagismo, com araucárias no entorno, cria uma moldura perfeita para o espelho d’água.

Cada detalhe no Joaquina Rita Bier foi pensado para o deleite do público. Então, nada melhor que curtir, né? Você pode fazer atividades físicas em meio à natureza ou, simplesmente, sentar-se num banquinho para contemplar o visual.

Dica: Viagem em família: 5 dicas para planejar as férias perfeitas

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais

Pensou em Gramado, pensou no Festival de Cinema. Um dos eventos mais respeitados da sétima arte nacional ocorre anualmente aqui na Região das Hortênsias.

O Palácio é o endereço onde acontecem as mostras competitivas e as premiações. No restante do ano, o espaço exibe blockbusters variados. Destaque para o Caminho das Estrelas, uma espécie de calçada da fama brasileira, logo na entrada.

Noite de Fondue

Noite de Fondue

Para coroar a visita à Serra Gaúcha, que tal uma refeição especial? Quer experiência gastronômica melhor que uma sequência de fondue? A iguaria suíça pode ser saboreada em diversos restaurantes de Gramado.

O fondue de queijo abre o jantar. Depois vêm as carnes com seus diversos molhos. Por fim, o fondue de chocolate, uma calda quente na qual você mergulha frutas da estação. É de dar água na boca!

Café Colonial

Café Colonial

E já que o assunto chegou à gastronomia, não podemos nos esquecer do café colonial. Essa refeição farta presta uma homenagem às primeiras famílias que povoaram Gramado.

Como os colonos precisavam de energia para trabalhar na lavoura, eles tomavam um café reforçado nas primeiras horas da manhã. Tinha pão sovado, salame, suco de uva e todos aqueles quitutes típicos.

Hoje os restaurantes modernizaram a tradição. As casas de café colonial oferecem um rodízio com dezenas de pratos salgados e doces para saborear a qualquer hora. Que delícia!

Praça das Etnias

Praça das Etnias

A Praça das Etnias é mais uma entre as atrações de Gramado que honram a memória dos nossos antepassados. No local foram erguidas três edificações em alusão aos colonizadores. Tem uma casa em estilo português, outra em arquitetura italiana e a terceira com ares germânicos.

Aos sábados, você pode visitar a feirinha de produtos orgânicos e artesanato. E ainda tem pães, geleias, embutidos, compotas e mel produzidos pela comunidade. Impossível sair de lá sem um souvenir da viagem (ou dois, ou vários).

Fonte do Amor Eterno

Fonte do Amor Eterno

Essa fonte, baseada na icônica Fontana di Trevi, fica entre a Igreja Matriz e o conjunto comercial Boulevard São Pedro. Como o nome indica, ela simboliza o sentimento dos casais apaixonados.

Quer eternizar seu amor? Então faça como centenas de outros visitantes e pendure um cadeado colorido no monumento. Ao fechar a trava e jogar a chave na água, é como se você dissesse que a relação está segura para sempre. Lindo, né?

GramadoZoo

GramadoZoo

O zoológico de Gramado abriga apenas espécies da fauna brasileira. Elas não moram em jaulas, e sim em amplos viveiros que reproduzem seu habitat.

A proposta é voltada à proteção animal. Inclusive, o complexo conta com hospital veterinário, berçário e uma equipe de biólogos especializada no tratamento dos bichinhos.

Parte do valor dos ingressos é revertida a pesquisas e conservação de animais ameaçados de extinção. Para completar, o GramadoZoo se destaca pelos passeios em horários alternativos. Assim dá para conhecer animais de hábitos noturnos! 

Mundo a Vapor

Mundo a Vapor

Máquinas funcionando a todo vapor: a expressão nunca fez tanto sentido quanto nesse parque temático, localizado na estrada entre Gramado e Canela. O maior atrativo são as estruturas movidas pela força da água em estado gasoso. São usinas, barcos e bonecos que ajudam a contar sobre a evolução da tecnologia.

A experiência termina com uma voltinha de trem pelo bosque. Se você tem crianças curiosas e criativas na família, não pode deixar esse passeio de fora do roteiro.

Snowland

Snowland

Finalizando nossa lista de atrações em Gramado, chegamos à terra onde neva o ano inteiro. Isso mesmo! No parque indoor Snowland, você pode subir montanha e praticar esportes de inverno, independentemente do tempo lá fora.

As atividades incluem snowboard, patinação no gelo e esqui. Tem o divertido tubing, uma espécie de tobogã, para sentir friozinho na barriga e em várias partes do corpo. Para os pequenos, que não podem se aventurar em alguns espaços, a dica é curtir a área recreativa feita especialmente para eles.

E aí, gostou das dicas para as próximas férias? Esperamos que você e sua família vivam momentos inesquecíveis aqui em Gramado.

Estamos aguardando a sua chegada. Até breve!