Ingressos
Curiosidades

Conheça a história do Festival de Cinema de Gramado

Por Mini Mundo, publicado em 12/08/21 às 01:14.

A próxima edição do Festival de Cinema de Gramado acontece entre os dias 13 e 21 de agosto. A exibição dos filmes vai ser on-line, devido às restrições de público impostas pela pandemia. Ainda assim, o evento mantém seu charme e sua relevância para a arte nacional. Conheça mais dessa história!

Festival de Cinema de Gramado: a história

O primeiro Festival de Cinema foi em 1973. Era uma parceria da Prefeitura Municipal de Gramado com a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e Educação e Cultura do Rio Grande do Sul.

Na época, a mostra competitiva ocorria no verão. As piscinas dos hotéis viravam point das celebridades, atraindo bastante atenção da imprensa de fofocas. Porém, aos poucos, o evento foi sendo reconhecido pelo conteúdo, trazendo debates importantes sobre cultura e audiovisual no cenário latino-americano.

Ao longo de quase cinco décadas, o festival exibiu algumas das melhores obras cinematográficas do Brasil e de países vizinhos. Conquistar um Kikito, a premiação máxima, hoje é sinônimo de reconhecimento pela indústria, pelos críticos e pelo público apreciador da sétima arte.

O Palácio dos Festivais: a sede

Palácio dos Festivais

Desde o início do Festival de Cinema de Gramado, o Cine Embaixador era o local para assistir às produções concorrentes. Na década de 1980, o prédio, situado no centro da cidade, passou por reformas. Foi aí que o cinema se transformou no Palácio dos Festivais, sede da mostra competitiva e das cerimônias de premiação.

Os visitantes podem conferir logo na entrada o Caminho das Estrelas, espécie de Calçada da Fama de Gramado, onde atores como Eva Wilma e Selton Mello deixaram sua marca. Lá dentro, também tem o Museu do Festival, com fotos, cartazes e atividades interativas que documentam esses quase 50 anos de história.

O Kikito: a premiação

Kikito

O Kikito é uma figura risonha e ensolarada, uma espécie de deus do bom-humor. Ele foi concebido pela artesã gramadense Elisabeth Rosenfeld, sendo o prêmio oficial do Festival de Cinema desde a primeira edição.

Até 1989, as estatuetas eram confeccionadas em madeira imbuia. Depois passaram a ser fabricadas em bronze. Ainda, existe o Kikito de Cristal, honraria especial destinada a grandes personalidades do cinema ibero-americano.

Você também pode encontrar uma versão gigante do Kikito junto à Rótula das Bandeiras, na entrada de Gramado via RS-115.

Como será a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado

O acesso ao Palácio dos Festivais ficará restrito durante o Festival de Cinema de 2021. Essa é uma medida para evitar aglomerações.

Sem venda de ingressos ao público geral, a organização do evento encontrou alternativas para quem quiser assistir aos filmes. Eles serão exibidos pelo Canal Brasil, pela TVE-RS e pelos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. Acesse o site oficial e veja como acompanhar o Festival de Gramado.

Mas quem sabe você tenha a sorte de encontrar uma celebridade passeando pelas ruas da Serra Gaúcha, hein? O elenco daquele filme que você gosta pode se hospedar no seu hotel, tomar um café na Rua Coberta ou mesmo visitar o Mini Mundo.

Venha conferir! Estamos seguindo todos os protocolos de segurança para o seu bem-estar.