Ingressos
Eventos

Feriado no Rio Grande do Sul: conheça mais sobre a cultura e passeios no estado

Por Mini Mundo, publicado em 29/09/21 às 02:17.

O 20 de setembro é um dia especial no Rio Grande do Sul, já que se comemora o Dia do Gaúcho – ou Revolução Farroupilha. Tão rico em cultura e belezas naturais, o estado mais ao sul do país tem cidades incríveis, com paisagens e atrações únicas!

Se você está programando sua viagem para o Rio Grande do Sul, não deixe de visitar algumas das cidades abaixo, pois com certeza vão enriquecer ainda mais o seu passeio. Vem com a gente que nós vamos te mostrar um pouquinho desse estado tão encantador!

Porto Alegre

Quando se fala no Rio Grande do Sul é impossível não citar a nossa capital, Porto Alegre. Repleta de parques incríveis e bares para todos os gostos e estilos, a cidade atrai diversos turistas todos os anos. Quando você visitar Porto Alegre, não deixe de realizar uma bela caminhada no Parque da Redenção e contemplar as flores e maravilhas deste local. Ah, e não esqueça de passar no Brique da Redenção para comprar alguma lembrancinha!

Se você gosta de barzinhos e lugares para tomar um bom chopp e ouvir uma música ao vivo, indicamos que você conheça os bares e restaurantes da Cidade Baixa, a região mais boêmia da capital. Para este tipo de passeio, também recomendamos que você conheça a rua Padre Chagas, que conta com diversos bares em toda sua extensão.

A capital também possui diversos shoppings espalhados pela cidade, perfeitos para quem quer dar aquela paradinha para comprar algum presente ou lembrancinha. O centro de Porto Alegre também reúne lojas e centros comerciais que fazem a cabeça de qualquer apaixonado por compras!

Para encerrar o seu tour pela cidade, não deixe de assistir ao pôr do sol na Orla do Guaíba. Garantimos que a vista é espetacular e impressiona qualquer um!

Serra Gaúcha

Com certeza, esta é a região mais doce e charmosa do estado! Gramado, também conhecida como Europa brasileira, reúne as melhores lojas de chocolates artesanais do Brasil, além de proporcionar inúmeras atrações para crianças, adultos, casais e famílias.

Por aqui você pode esquiar em um parque onde neva o ano inteiro, mergulhar em piscinas de águas termais e, ainda, visitar parques recheados de belezas naturais, como o Le Jardin – Parque de Lavandas e o Olivas de Gramado. Se você vai com crianças, a diversão também é garantida! Tem atrações para todos os gostos e idades, incluindo parques mágicos com histórias fascinantes e personagens únicos. Os passeios são imperdíveis!

Para os apaixonados por vinho, a região serrana do Rio Grande do Sul é o lugar perfeito para experimentar as melhores marcas. Você pode realizar passeios por Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, onde poderá experimentar deliciosos vinhos e conhecer todo o processo da uva até se tornar a saborosa bebida.

A gastronomia da Serra Gaúcha é outra maravilha à parte! Com comidas tipicamente alemãs, italianas e portuguesas, a região é repleta de opções para agradar a todos os paladares. Na sua visita a Gramado, não deixe de saborear as comidas coloniais que podem ser encontradas em diversos estabelecimentos da cidade. Você vai se apaixonar!

Dica: 10 melhores atrações ao ar livre em Gramado e Canela

Dica 2: Viagem em família: dicas para economizar em Gramado

Região central do RS

Para quem gosta de um clima interiorano tranquilo e aconchegante, recomendamos conhecer a região central do estado, especialmente as cidades de Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Se você visitar esta última, não deixe de saborear as maravilhosas cucas que são marca registrada da cidade! Para quem não sabe, a cuca é uma espécie de pão doce com muuuito recheio, típica da culinária alemã. Vale a pena experimentar essa delícia!

As cidades da região central reúnem belezas naturais exuberantes, além de muita história e passeios culturais incríveis. Se você gosta de saber um pouquinho da história de cada cantinho que visita, não deixe de visitar os museus, parques e monumentos históricos dessa região.

Para quem quer conhecer um pouco das danças tradicionais gaúchas e apreciar essa parte da cultura, anualmente em novembro acontece o Enart, em Santa Cruz do Sul. Considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, o evento reúne grupos de dança do estado inteiro em uma competição que dura três dias. É uma imersão completa na cultura gaúcha e vale muito a pena conferir!

Visite o RS e conheça o Mini Mundo!

Essas foram apenas algumas das inúmeras atrações e regiões incríveis que existem no Rio Grande do Sul. Ah, e quando vier à Serra Gaúcha, não deixe de visitar o Mini Mundo, em Gramado e inspirar-se com cada detalhe desse lugar único e encantador!

Adquira seu ingresso on-line e evite filas.