• Close Menu

    Mini Mundo completa 38 anos: conheça a história do parque!

    Mini Cidade   |   21/12/2021

    No último dia 15 de dezembro, o Mini Mundo completou 38 anos de muita história, encanto e cultura. O nosso lindo parque nasceu de um sonho em família e, cada vez mais, buscamos inspirar pessoas de todas as idades a acreditarem em um mundo melhor.

    Você já sabe como tudo começou por aqui? Nos acompanhe nesta linha do tempo e conheça um pouquinho da história do Mini Mundo!

    Há 38 anos…

    Em 1979, Otto Höppner, idealizador e patrono do parque, construiu a Casinha de Bonecas, que hoje é considerada o “marco zero” do Mini Mundo. Na época, a construção foi um presente para sua netinha e hoje diversos visitantes também podem admirá-la!

    Um ano depois, iniciou-se a construção da linda cidade em miniatura e, em 1981, Otto criou os primeiros prédios em madeira na escala 1:24. A partir daí, a construção de lugares como os castelos de Neuschwanstein e Lichtenstein ganhou vida junto à criação da Estação Ferroviária de Neuffen e do Aeromóvel Coester.

    Um fato interessante: em julho de 1983, o parque sofreu um ato de vandalismo e ficou fechado por quatro meses. Em 15 de dezembro ocorreu a abertura oficial do Mini Mundo e, por isso, este é o dia oficial de celebrar o aniversário do parque!

    Tradição e história em um único lugar

    Em 1986, após o falecimento do senhor Otto, o legado do Mini Mundo ficou para seu filho, Heino, que seguiu com afinco a construção do parque. Um ano depois, o jovem inaugurou a réplica da prefeitura de Gramado, com lagos e chafarizes, finalizando mais uma etapa de ampliação do parque.

    Com o passar do tempo, a equipe foi buscando novas técnicas e materiais naturais para tornar as réplicas do parque cada vez mais realistas. Assim, a cidade foi crescendo. Em 1999 foi criada a primeira loja de souvenirs do Mini Mundo, proporcionando lembranças exclusivas para quem queria levar um pedacinho do parque para casa.

    Em 2000 o parque ganhou espaços modernos e projetados para tornar a vivência dos visitantes ainda melhor. Foi inaugurada a loja Estação Mini Mundo, banheiros novos, vitrines temáticas, chafarizes, poço dos desejos e casa de doces. Este, com certeza, foi um ano super especial em nossa história!

    Muitos mini-habitantes e personagens novos

    Para trazer ainda mais encanto ao parque, em 2001 foram criados alguns dos queridos personagens que você vê hoje no Mini Mundo, os ursinhos Gui e Ana, o Limpador de Chaminés e a Bruxinha Ju. Com o aumento do parque, dois anos depois o primeiro censo do Mini Mundo apontava que havia 866 mini-habitantes morando na cidade em miniatura — e esse número segue crescendo até hoje!

    Sabe aquela coleção de livrinhos do parque com histórias exclusivas que as crianças adoram? Então, a produção começou em 2003, quando foi lançado o primeiro livro desta coleção, chamado “As Aventuras do Ursinho Gui”. 

    O Mini Mundo seguiu se reinventando e trazendo novidades ao longo dos anos. Em 2008, para comemorar os 25 anos do parque, foi lançado o Jornal do Mini Mundo, que conta as situações vividas pelos mini-habitantes em suas agitadas vidas! 

    E o nosso parque cresceu tanto que, em 2012, foi inaugurada a linda réplica do Museu Paulista e diversas autoridades vieram prestigiar este momento. Na mesma época, também realizamos a abertura de uma nova loja de souvenirs.

    A partir de 2015, obras de revitalização dos espaços dentro do Mini Mundo começaram a ser feitas e, assim, diversos cenários foram renovados e ganharam um toque mais moderno e realista.

    Mudanças em 2020 e projetos futuros

    Você sabia que tudo o que acontece no mundo real também ocorre na cidade em miniatura? Em 2020, com a pandemia, os mini-habitantes iniciaram as medidas de proteção e seguiram os protocolos de segurança estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

    Eles passaram a utilizar máscaras de proteção e evitar aglomerações, para ficarem seguros diante do novo cenário causado pela Covid-19. 

    Para 2022, o parque já está com novas ideias de expansão visando melhorar a experiência de cada visitante e trazer ainda mais alegria para cada pessoa que passa por aqui!

    Dica: Clique aqui e saiba tudo sobre os bastidores do parque e novos projetos

    Visite o Mini Mundo!

    Gostou de saber um pouco mais sobre a história deste lugar tão lindo e especial? Então, prepare suas malas e venha conhecer o Mini Mundo! Para comprar seu ingresso antecipado, clique aqui.

    Compartilhe nas redes:

    post_building1.png post_bottom_img2.png post_building2.png

    Cadastre-se para saber
    das novidades!