Ingressos
Passeios

Viagem para Gramado: guia completo

Por Mini Mundo, publicado em 27/04/21 às 09:08.

Prepare-se para embarcar numa viagem inesquecível. A cidade de Gramado-RS é diferente de tudo que você já viu no Brasil! Paisagens cinematográficas, clima europeu e diversas atrações esperam pela sua visita. Quer saber mais sobre a Serra Gaúcha? Então continue conosco, que a turma do Mini Mundo vai contar tudinho.

História de Gramado

Centro de Gramado

O município de Gramado surgiu numa região que servia de rota para os tropeiros dos Campos de Cima da Serra. Era fim do século XIX e os trabalhadores percorriam longas distâncias para conduzir o gado de um ponto a outro. No meio do caminho, eles paravam para descansar num local com grama verde e macia.

Pronto: aquela terra estava batizada. Pouco tempo depois, famílias de origem luso-açoriana se estabeleceram por ali. O povoado recebeu, ainda, imigrantes vindos da Alemanha e da Itália para atuar na lavoura. Essa mistura de culturas se faz presente até hoje, principalmente na arquitetura e na culinária gramadenses.

As casas típicas de Gramado são no estilo enxaimel, semelhantes às construções europeias. Já a comida tem influências diversas, mas se destaca pelo café colonial, uma mesa farta com vários salgados e doces. Trata-se de uma espécie de homenagem aos colonizadores, que começavam o dia com uma refeição reforçada para ter bastante energia na lida campeira.

Dica: 5 motivos para visitar a Serra Gaúcha

Como é o tempo em Gramado

Neve em Gramado
Neve em Gramado

É fácil entender por que os imigrantes europeus se adaptaram tão bem à Serra Gaúcha. O clima daqui se assemelha bastante ao do Velho Continente.

A temperatura de Gramado permanece amena o ano inteiro. No verão, as médias costumam oscilar entre 16°C e 25°C. Condições perfeitas para a floração das hortênsias, um símbolo local.

No outono, os dias ficam mais curtos e o nevoeiro costuma encobrir o sol. Isso faz o termômetro cair.

Aí chegamos ao inverno de Gramado, conhecido pelas madrugadas geladas. No mês de julho, as médias ficam entre 7°C e 17°C, mas pode haver recordes negativos. Assim, aumentam as chances de você ver a neve!

Em agosto de 2013, a paisagem mudou por aqui com o Mini Mundo todo coberto de neve! Confira na foto abaixo:

Neve em 2013

O período mais rigoroso dura até setembro, quando chega a chuva da primavera. Sendo essa uma estação de transição, há destaque para a amplitude térmica. As manhãs podem começar fresquinhas, mas dar lugar a tardes superagradáveis. Tempo ideal para passeios ao ar livre.

Dica: Tempo em Gramado: Saiba tudo sobre o clima da cidade

Como chegar a Gramado

Hortênsias em Gramado
Gramado

A cidade de Gramado fica na Região das Hortênsias, um pedacinho da Serra Gaúcha. Ela está localizada a 120km de Porto Alegre e 70km de Caxias do Sul.

Não tem aeroporto em Gramado. Se você vem de outras regiões do Brasil, a maneira mais fácil de chegar é a partir do Aeroporto Salgado Filho, na capital do Rio Grande do Sul. De lá, pegue um ônibus ou carro para continuar a viagem.

Existem dois acessos rodoviários principais até Gramado. O mais rápido é via Taquara, cruzando a RS-239 e a RS-115. O deslocamento leva cerca de duas horas.

O segundo caminho, pela BR-116, tem o nome de Rota Romântica. Os plátanos da rodovia compõem uma paisagem deslumbrante, principalmente no outono. Porém, devido às muitas curvas, a viagem fica um pouco mais lenta.

O que fazer em Gramado

Agora que você já sabe detalhes sobre a história e as peculiaridades de Gramado, chega o momento de conhecer as atrações principais. A cidade oferece inúmeras opções de lazer. Tem lojas, restaurantes, parques temáticos e toda uma infraestrutura para o conforto de sua família. Aproveite!

Dica: O que fazer em Gramado nos dias de chuva

Lago Negro

Lago Negro

Esse cartão-postal da Serra Gaúcha foi construído após um incêndio. Numa área até então devastada e sem vida, surgiu uma paisagem encantadora.

As margens do espelho d’água são adornadas por hortênsias e por árvores importadas da Floresta Negra alemã. Inclusive, vem daí o nome do Lago Negro.

Pessoas de todas as idades adoram passear por ali. Vale dar uma caminhada ou, quem sabe, fazer um piquenique. Outra pedida é a volta de pedalinho, excelente para entreter as crianças. As embarcações podem ser alugadas na hora.

Mini Mundo

Mini Mundo

No nosso universo em miniatura, até os pequenos se sentem gigantes. Isso porque o parque é habitado por seres diminutos, que vivem e trabalham em prédios igualmente reduzidos. Da ferrovia à prefeitura, das paradas de ônibus ao cinema, todas as construções são feitas em escala 24 vezes menor que o tamanho real.

O destaque vai para as réplicas de edificações famosas, como o Museu do Ipiranga (SP) e a Igreja de São Francisco de Assis (MG). Você vai se impressionar com a riqueza dos detalhes!

Ah, e não se esqueça de procurar o Limpador de Chaminés nas janelas dos prédios. Encontrá-lo trará boa sorte.

Dica: Mini Mundo em Gramado: conheça nossa história

Centro de Gramado

Igreja Matriz São Pedro em Gramado
Igreja Matriz São Pedro

Outra sugestão do que fazer em Gramado é passear pelas ruas centrais. A Av. Borges de Medeiros concentra vários pontos famosos, como a Igreja Matriz São Pedro (Igreja de Pedra), o Palácio dos Festivais e a Praça das Etnias, que presta homenagem aos povos colonizadores do município.

Na Rua Coberta, você encontra restaurantes, lojas e apresentações culturais gratuitas. Ah, e aproveite para visitar as lojas de chocolate artesanal! É impossível passar pela Serra Gaúcha sem experimentar essa delícia.

Lojas de chocolate

Loja de chocolates Caracol

Atualmente existem dezenas de marcas de chocolate artesanal em Gramado. Passeando pelas ruas centrais do município, você se depara com uma loja em cada esquina.

A experiência começa pela degustação. Se o sabor apetecer, dá para encher o cesto de compras com inúmeras opções de bombons, trufas, barrinhas e demais guloseimas. Alguns estabelecimentos também têm atrativos como cafeteria (para aquele lanche estratégico) ou minifábrica, onde é possível acompanhar a produção do doce.

Snowland

Snowland

Esse parque com neve de verdade funciona o ano todo. Como as atividades são indoor, a temperatura permanece negativa mesmo nos dias de verão. Ou seja: você nem precisa sair do Brasil para se aventurar no snowboard, no esqui e na patinação no gelo.

Deu arrepio só de pensar? Calma, que o passaporte para o complexo inclui kit com roupas apropriadas: jaqueta, calça, botas e luvas.

Museus do Grupo Dreams

Super Carros Gramado

O roteiro dos cinco museus contempla diferentes gostos, então vai agradar à família inteira. No Vale dos Dinossauros, animais animatrônicos se movimentam e emitem sons de arrepiar a criançada. Já no Museu de Cera Dreamland, as estátuas ficam paradinhas, mas surpreendem pela semelhança com as figuras retratadas: personagens da música e do cinema.Para os amantes da alta velocidade, sugerimos a visita ao Super Carros, com exposição de supermáquinas modernas que podem ser pilotadas por você pelas ruas de Gramado! Já no Hollywood Dream Cars o acervo é composto por modelos clássicos, fabricados entre as décadas de 1920 e 1960.

Le Jardin Parque de Lavanda

Le Jardin Parque de Lavanda

Essa propriedade de quatro hectares se caracteriza pelos delicados jardins, floridos o ano inteiro. As fotos da viagem ficam lindas!

As mudas, cultivadas em estufas no próprio parque, são de plantas exóticas. O protagonismo vai para a lavanda, incluindo espécies inéditas no Brasil. A flor também serve de base para óleos essenciais e cosméticos vendidos na loja temática do lugar.

Para coroar o tour, tem um bistrô que serve lanches bem apetitosos. Vale a pena pedir o apfelstrudel, uma torta de maçã com receita exclusiva.

Dica: Atrações em Gramado e Canela: conheça as principais

Parque do Caracol

Parque do Caracol

Seguindo até Canela, cidade vizinha a Gramado, temos o Parque do Caracol. A atração principal é a cascata de mesmo nome, uma queda d’água com 130 metros de altura. Para observá-la, há mirantes e um elevador panorâmico, que leva a uma plataforma com vista de 360 graus. Você também pode descer até a base da cachoeira – por uma escada de mais de 700 degraus. Força na panturrilha!

Outros atrativos do parque são as trilhas pela mata nativa e o trenzinho. Esse último é indicado para famílias com crianças pequenas.

Skyglass

Skyglass

Ainda em Canela, você consegue admirar a natureza de um ângulo inusitado: em cima de uma plataforma de vidro suspensa a 360 metros do Rio Caí. Essa é uma estrutura única na América Latina!

Os visitantes mais corajosos embarcam no Abusado, um monotrilho que circula a área pendurado na parte inferior da Skyglass. A sensação de estar flutuando no espaço é beeeem real.

Restaurantes de Gramado

Como dissemos ali em cima, a Serra Gaúcha se destaca pela culinária. As influências italiana, alemã e açoriana se misturam de um jeito único, proporcionando uma experiência gastronômica difícil de encontrar em outras regiões do Brasil.
A seguir, listamos sugestões de onde comer em Gramado. Tem restaurante para todos os gostos! Hum… Dá água na boca só de pensar.

Vue de la Vallée

Vue de la Vallée

Esse ambiente aconchegante fica junto ao Vale do Quilombo, um dos mais belos pontos turísticos gramadenses. No cardápio, carnes exóticas e o melhor da cozinha internacional.

Uma exclusividade da casa é o fondue à base de queijo uruguaio. Ela abre uma sequência deliciosa, seguida pelo fondue de carne (tradicional ou na pedra) e encerrando com o fondue de chocolate.

Hector Pizzaria Temática

Hector Pizzaria Temática

Já imaginou visitar uma escola de magia? Essa é a proposta da Pizzaria Hector. Você e sua família vão conhecer um castelo que mais parece saído dos desenhos animados. Criaturas fantásticas ensinam feitiços, preparam poções e até aprontam algumas travessuras com os visitantes.

Os Discos de Sabor – nome das pizzas por lá – são tão gostosos que parecem mágicos. Também vale experimentar o Sopro do Dragão, um petisco que faz a gente soltar fumaça pelas ventas!

Famiglia Guimarães

Famiglia Guimarães

Lasanhas, canelones, risotos e muito mais. O menu desse restaurante em Gramado presta homenagem às grandes receitas italianas.

O segredo do sucesso está na união da simplicidade com a alta gastronomia. Os pratos são preparados com ingredientes frescos, como os colonos faziam no campo. Contudo, há bastante técnica para um resultado cheio de requinte. Mérito do chef Guimarães Nascimento.

Restaurante Höppner

Restaurante Höppner

O restaurante do Hotel Rita Höppner, coladinho no Mini Mundo, satisfaz os paladares mais sofisticados. Das 16h às 18h, entra em cena o chá da tarde, servido ao estilo inglês, com doces e salgados feitos artesanalmente.

Para o jantar, há diversas opções à la carte. Indicamos a Experiência Alemã. Essa refeição em quatro cursos resgata os melhores sabores germânicos.

Cantina Linha Bella

Cantina Linha Bella

Quem visita essa cantina italiana na zona rural de Gramado encontra uma mesa cheia de queijos, salames e pratos aquecidos no fogão a lenha. Tudo bem tradicional, como a nonna ensinou.

Os almoços fazem parte de um tour pelas vinícolas da região. Já a janta é temática, com show de músicas típicas. Ambos requerem compra de ingresso previamente.

Nonno Mio

Nonno Mio

Referência da gastronomia gramadense desde 1982, o estabelecimento serve galeto al primo canto – cortes tenros de frango assados na brasa. Para acompanhar, o rodízio adulto tem polenta brustolada (preparada na chapa), espaguete, tortéi, saladas e uma sopa de cappelletti. Se preferir, você ainda pode escolher entre diversos pratos especiais à la carte.

Bela Vista Café Colonial

Bela Vista Café Colonial

Não dá para falar de restaurantes em Gramado sem citar café colonial. O Bela Vista é o primeiro e um dos mais reconhecidos deles.

A fama se justifica: há mais de 80 variedades, entre doces e salgados, para comer até dizer chega! Tortas, bolos, queijos, geleias e outros quitutes disputam a atenção dos comensais. Para beber, o chocolate quente é a pedida certa, ainda mais nas tardes geladas do inverno serrano.

Dica: Restaurantes em Gramado: o sabor da Serra Gaúcha

Eventos em Gramado

Além das atrações permanentes, o calendário de eventos de Gramado movimenta bastante a Região das Hortênsias. Todo mês tem atividade acontecendo, como corridas de rua, festividades religiosas e até encontro de colecionadores de carros antigos. Conheça as principais experiências que você só vai viver na Serra Gaúcha.

Natal Luz

Natal Luz Gramado

O fim do ano sempre vem cheio de magia. As ruas ficam decoradas, a iluminação noturna ganha um colorido todo especial e não se surpreenda ao encontrar os ajudantes do Papai Noel desfilando pelo centro da cidade!

Aliás, o bom velhinho estaciona seu trenó por aqui durante um período longo: de outubro a janeiro. Assim dá para milhões de turistas acompanharem o Natal Luz em Gramado.

A programação inclui espetáculos gratuitos e pagos. Os shows misturam teatro, música e arte circense para contar um pouco da história das celebrações natalinas, resgatando os valores de união e esperança propagados nessa época. A produção é tão impressionante que faz até nevar (de mentirinha) sobre a plateia, mesmo em pleno verão.

Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado

Desde 1973, Gramado/RS é destino certo para os amantes da sétima arte. O mês de agosto abre espaço para o Festival de Cinema, uma das premiações mais tradicionais do circuito nacional.

As mostras competitivas, muitas delas abertas ao público, acontecem no Palácio dos Festivais, em frente à Rua Coberta. Rola até tapete vermelho com as celebridades – e os fãs batem ponto no local para conseguir um autógrafo ou uma selfie com seus ídolos!

Filmes brasileiros e de outros países da América Latina disputam o Kikito, prêmio máximo de cada categoria. Essa estatueta, um homem com cabeça de sol, representa o deus do bom humor e foi concebida pela artista Elisabeth Rosenfeld. Também tem o Troféu Oscarito, concedido a atores e atrizes de destaque pelo conjunto da obra.

Garanta seu ingresso antecipado clicando no banner abaixo:

Festival Internacional de Cultura e Gastronomia

Festival de Cinema de Gramado

Na primavera, tem mais um aguardadíssimo evento de Gramado. A proposta é conhecer novos sabores, de preferência com uma ótima trilha musical acompanhando.

O Festival de Cultura e Gastronomia traz chefs renomados e oferece workshops para quem já tem certa familiaridade com a cozinha. Se sua habilidade é apenas comer, participe das degustações e dos festins nos restaurantes, com cardápios especialmente desenvolvidos para a ocasião.

E não podemos nos esquecer das apresentações artísticas, claro. Shows musicais e peças de teatro são a cereja do bolo desta verdadeira imersão cultural-gastronômica.

Eventos de negócios

Eventos de negócios

Pensou que os eventos de Gramado são só festa e badalação? Nada disso! Quem quer fazer negócio também encontra muitas oportunidades aqui na Serra Gaúcha.

A Região das Hortênsias sedia convenções e encontros corporativos de todos os tipos. Tem de congresso médico a feira de calçados, passando ainda pelo Gramado Summit, que faz a ponte entre startups de tecnologia e investidores de capital, e a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), que chega à 32ª edição ininterrupta em 2020.

O centro de exposições ExpoGramado é o palco de muitas dessas programações. Em paralelo, diversos hotéis também abrem as portas para os executivos, garantindo toda a estrutura necessária a um evento de sucesso.

Hotéis em Gramado

Quem planeja viagem para Gramado sabe que conta com uma rede hoteleira excelente. Da pousada aconchegante à hospedagem de luxo, tem lugar para todos os estilos e bolsos. Aqui vão alguns exemplos:

Ritta Höppner

Hotel Ritta Höppner

Tradição em hospitalidade desde 1958, o hotel Ritta Höppner oferece ambientes aconchegantes, inspirados na arquitetura europeia. Destaque para o jardim de 10 mil m², com araucárias, flores e plantas nativas que compõem o cenário perfeito para um passeio relaxante. Também tem área infantil e espaço fitness.

Recanto da Serra

Recanto da Serra

Rodeado de vegetação, o hotel dispõe de parquinho recreativo e acomodações superconfortáveis, tanto para a família quanto para casais. Sala de jogos, pub e piscinas aquecidas fazem parte da estrutura. O Recanto da Serra fica pertinho da Praça das Etnias e da Rua Coberta, numa localização privilegiada.

Dica: 10 melhores atrações ao ar livre em Gramado e Canela

Rede Laghetto

Rede Laghetto

A maior rede de hotéis do Rio Grande do Sul mantém nove opções de hospedagem em Gramado. A dica para escolher em qual delas ficar é conferir a infraestrutura mais compatível com suas necessidades. Tem estabelecimento com sauna seca, acesso permitido para pets, menu de travesseiros, bicicletário, espaço kids, sala de cinema e por aí vai.

Quer outras dicas do que fazer em Gramado? Continue acompanhando o blog do Mini Mundo. Traremos muitas informações legais nas próximas semanas. Até breve!