Ingressos
Eventos

Carnaval no Mini Mundo: prepare-se para a folia

Por Mini Mundo, publicado em 09/02/21 às 01:37.

Você sabia que também tem Carnaval no Mini Mundo? Os moradores daqui adoram uma festa, então é natural que eles saiam pela rua vestindo fantasias e cantando músicas típicas nesta época do ano. Fique conosco para saber um pouco mais sobre o nosso jeito de cair na folia!

Carnaval no Brasil: as origens da folia

História e Origem do Carnaval

As comemorações carnavalescas existem desde a Antiguidade, mas foram se transformando ao longo dos tempos. Por aqui, elas chegaram junto com os colonizadores europeus, estando ligadas às tradições católicas.

Para entender o Carnaval, precisamos lembrar da Quaresma. Esse período religioso envolve jejum e reflexão. Então, sabendo que ficariam mais de um mês sem danças nem banquetes, os fiéis organizavam uma espécie de despedida da farra.

Primeiro veio o entrudo. Esse era o costume português de sair às ruas para brincar. As pessoas jogavam farinha, água e outros líquidos umas nas outras.

Mais tarde começaram os bailes de máscaras. Comuns entre a nobreza européia, especialmente na Itália, as fantasias tornaram-se mais populares no Brasil a partir do século XIX. Nessa etapa, faziam sucesso personagens como Pierrô, Colombina e Arlequim, saídos da Commedia dell’arte.

Acredita-se que o primeiro bloquinho tenha sido criado por José Nogueira de Azevedo Prates, o Pereira. Em 1846, esse sapateiro saiu pelas ruas do Rio de Janeiro tocando um bumbo. Logo foi seguido por uma trupe de foliões.

Aliás, as músicas de Carnaval também despontavam. A primeira canção composta para dançar foi “Ó, Abre Alas”, em 1899. A maestrina Chiquinha Gonzaga escreveu o tema especialmente para o bloco Rosa de Ouro. Depois surgiram várias marchinhas, cujo auge ocorreu entre as décadas de 1930 e 1950.

E foi nos mesmos anos 1950 que os baianos Dodô e Osmar equiparam um Ford 1929 com dois alto-falantes. Em seguida, puseram-se a tocar pelas ruas de Salvador. Quando o compositor Themístocles Aragão se juntou à dupla, estava batizado o trio elétrico.

Nós também comemoramos o Carnaval no Mini Mundo!

Hoje o Carnaval faz parte do calendário oficial dos brasileiros. Embora a data não seja feriado, muita gente tira folga para viajar e curtir a folia.

A turma do Mini Mundo não poderia ser diferente. Se você vier nos visitar nessa época, vai encontrar nossos personagens fantasiados e prontos para a brincadeira! A decoração do parque também ganha ares carnavalescos, com muita cor e muito brilho.

Dica: Conheça os personagens do Mini Mundo

Para você ter uma ideia de como nossos mini-habitantes são festeiros, basta dizer que rola até trio elétrico por aqui. Isso mesmo! Numa população com mais de 3 mil moradores, e fácil encontrar gente talentosa para subir no caminhão de som e embalar o público com um repertório superanimado. 

Já preparou a sua coreografia? Que tal pintar o rosto para entrar no clima? Não se esqueça do confete e da serpentina!

Dica: 5 curiosidades sobre o Mini Mundo

O Carnaval no Mini Mundo é mais uma oportunidade para manifestarmos nosso carinho pelas pessoas, de onde quer que elas sejam. Afinal, todo mundo é bem-vindo no nosso parque, assim como todo mundo é livre para aproveitar essa festa tão brasileira.

Estamos aguardando a sua visita. Até breve!