Ingressos
Bastidores

Curiosidades sobre o Mini Mundo que talvez você não saiba

Por Mini Mundo, publicado em 28/04/23 às 11:53.

Que o Mini Mundo é um local repleto de detalhes pensados e executados minuciosamente você já sabe. Com tantas particularidades presentes na cidade em miniatura, algumas delas podem acabar passando despercebidas. Por isso, separamos 7 curiosidades sobre o Mini Mundo que talvez você não saiba (e poderá observar na sua próxima visita):

1 – Os trilhos de trem totalizam 437 metros de extensão

Para permitir a locomoção dos trens que percorrem o Mini Mundo transportando cargas e passageiros, a cidade em miniatura conta com trilhos que, somadas as suas extensões, medem  437 metros de comprimento. Essa distância, em escala 1:24, corresponderia a 10,5 quilômetros de linhas férreas! Muita coisa, não é mesmo?

Curiosidades sobre o Mini Mundo: São 437 metros de comprimento de trilhos de trem!
São 437 metros de comprimento de trilhos de trem!

2 – A vegetação do Mini Mundo é natural

Parece mentira, mas é verdade! Uma das curiosidades sobre oMini Mundo é que todas as plantas presentes no parque são naturais e passam por poda constante. Além disso, algumas delas podem sofrer pelas variações climáticas da região. Sendo assim, a vegetação no inverno não será a mesma que você encontrará no verão, proporcionando uma experiência diferente em cada época do ano.

Curiosidades sobre o Mini Mundo: Toda a vegetação passa por poda constantemente
Toda a vegetação passa por poda constantemente

3 – A cidade em miniatura é toda conectada

Seja por estradas, trilhos de trem, túneis e até mesmo um elevador urbano, toda a cidade em miniatura está conectada. Assim sendo, os habitantes podem escolher seu meio de transporte favorito e se deslocar de um lado da cidade até o outro livremente. As estradas e sinalizações seguem as normas brasileiras (afinal, a cidade em miniatura está localizada no Brasil). Conhecia essas curiosidades sobre o Mini Mundo?

Os moradores podem se deslocar da maneira que preferirem
Os moradores podem se deslocar da maneira que preferirem

4 – Eventos do calendário anual vividos em miniatura

Está enganado quem pensa que os pequenos moradores não comemoram o Natal, a Páscoa ou o Carnaval. Diversas datas comemorativas que estão no calendário anual também têm aqui sua versão em miniatura, com direito a decoração especial nas ruas e praças da cidade.

A Páscoa também teve sua versão em miniatura em 2023
A Páscoa também teve sua versão em miniatura em 2023

5 – A agitada vida dos habitantes

Durante a sua visita, acompanhe o Jornal do Mini Mundo. Aliás, nele constam diversos acontecimentos inusitados. Desde uma tartaruga interrompendo um campeonato de tênis até um incêndio em uma pensão, ao prestar atenção nos detalhes você verá que a vida dos habitantes é tudo, menos pacata.

O incêndio que aconteceu na Pensão da Dona Boló sendo controlado pelos bombeiros da cidade em miniatura
O incêndio que aconteceu na Pensão da Dona Boló sendo controlado pelos bombeiros da cidade em miniatura

6 – É necessária a autorização para a reprodução das obras

Primeiramente, para uma obra ser construída e fazer parte da cidade, é necessária a autorização de sua reprodução em miniatura. Assim, antes do início do projeto, são apresentadas as ideias e pedidos de autorização aos responsáveis legais por cada construção, que precisam estar cientes e concordarem com a execução do trabalho. Além da concordância, é imprescindível que eles forneçam  dados e detalhes de projeto das construções originais, para a produção das obras.

Curiosidades sobre o Mini Mundo: Todas as obras precisam ser autorizadas para a elaboração de sua réplica
Todas as obras precisam autorização para a elaboração de sua réplica

7 – Curiosidades sobre o Mini Mundo: e quando chove?

Como todas as peças ficam expostas ao ar livre, elas sofrem  grandes variações de temperatura. Nos dias quentes do verão, as superfícies das cores escuras chegam próximas a 100°C, enquanto no inverno temos dias de temperaturas negativas. Além de estarem vulneráveis às condições climáticas como chuvas e ventos, elas também podem ter a interferência de pequenos animais, principalmente durante a noite. Ademais, para prevenir que estas condições causem maiores danos às construções, além da manutenção feita diariamente, todos os materiais utilizados são resistentes a impactos e às intempéries, sempre selecionados levando-se em conta a naturalidade e o realismo, com o objetivo de manter a fidelidade ao projeto original, a expectativa é de que a réplica dure cerca de 10 a 15 anos até precisar ser substituída.

A cidade em miniatura é preparada para suportar as mudanças climáticas
A cidade em miniatura es preparada para suportar as mudanças climáticas