Ingressos
Bastidores

Festa da Colônia de Gramado: confira a programação

Por Mini Mundo, publicado em 25/04/24 às 01:50.

Festa da Colônia de Gramado

A 33ª edição da Festa da Colônia de Gramado acontecerá de 25 de abril a 12 de maio de 2024, na Expogramado. Este é um dos eventos mais esperados do calendário turístico de Gramado, onde a comunidade e os visitantes celebram a dedicação, rotina e produção da área rural do município. Afinal, o evento homenageia a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses para o desenvolvimento de Gramado e oferece a oportunidade para os colonos apresentarem seu trabalho e comercializarem seus produtos.

Serão diversos momentos de muita alegria, descontração e deliciosas comidas tipicamente coloniais que deixam a festa ainda mais colorida e animada. Para que você possa se preparar, aqui estão algumas informações sobre a festa e as atrações que você precisa conferir durante o evento:

Feira de produtos

Uma das principais atrações da Festa da Colônia é a feira de produtos coloniais, onde os visitantes podem levar para casa alguns dos melhores produtos feitos na região. A feira oferece uma variedade que conta com compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás e geleias.

Festa dos espantalhos

A Festa dos Espantalhos é uma atividade que tem como objetivo aproximar o comércio do evento, sem perder a valorização e características únicas das áreas rurais. Os espantalhos representam um hábito antigo nas colônias, usado para espantar as aves das plantações. No dia 27 de abril, às 16h, o evento acontecerá na avenida Borges de Medeiros, onde os bonecos serão decorados com muita criatividade pelas empresas locais.

Espantalhos na Festa da Colônia de Gramado
Foto: Neimar De Cesero / Agencia RBS

Bandinhas e grupos folclóricos

No palco principal da Festa da Colônia ocorrem apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão aos visitantes. Neste ano, a festa terá a presença de grandes bandas do cenário musical. Você pode conferir a programação completa clicando aqui.

Desfile de Carretas

Durante a Festa da Colônia, diversas localidades do interior decoram carretas puxadas por bois com elementos clássicos da colônia, como produtos típicos e utensílios usados na atividade rural. Assim, o Desfile de Carretas ocorrerá nos dias 4 e 11 de maio, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros.

Desfile de Carretas

Escolinha Rural

A escola contará com oficinas de brinquedos artesanais, painéis históricos sobre a colonização do município de Gramado e o nascimento da Festa da Colônia. Ainda mais, haverá um momento gastronômico com aprendizado da culinária regional. Haverá também uma contação de histórias com ludicidade e encantamento.

Do mesmo modo, a festa contará com jogos, desafios, danças típicas, Museu da Imigração Alemã e Italiana e Memorial Português. Você pode conferir todas as informações clicando aqui

Festa da Colônia no Mini Mundo

Por fim, o Mini Mundo não poderia ficar de fora dessa celebração tão importante de Gramado. Dessa forma, a cidade em miniatura contará com sua própria versão da festa, com direito a uma decoração especial e diversas barraquinhas com comidas típicas. Portanto, garanta já o seu ingresso antecipado em nossa loja oficial, evite filas e venha se inspirar em nossos detalhes!