Ingressos
Curiosidades

Festuris: como foi a feira em 2022

Por Mini Mundo, publicado em 08/11/22 às 10:43.

No último final de semana, de 3 a 6 de novembro, aconteceu em Gramado a já tradicional Feira Internacional de Turismo – Festuris, e é claro que não podíamos ficar de fora. O evento, um dos mais antigos ainda em atividade no setor, teve sua primeira edição realizada em 1989 e é um ponto de encontro e troca de experiências de diversas atrações do turismo, nacional e internacional. A edição de 2022, que foi a 34ª, bateu todos os recordes, tanto de participantes, (foram 12.500 inscritos) quanto de expositores, reunindo mais de 2.700 marcas em exposição e 40 destinos internacionais. Ao final da feira, as datas para a próxima edição já foram marcadas: de 9 a 12 de novembro de 2023.

Vista da Feira Internacional de Turismo de Gramado
Feira Internacional de Turismo de Gramado. Foto: Divulgação

Nova miniatura do Mini Mundo

Ao propósito, encontramos no evento a oportunidade perfeita para a inauguração da nossa nova miniatura: a Caixa Rural de Nova Petrópolis. O projeto foi idealizado e produzido pela oficina do Mini Mundo em parceria com a Sicredi Pioneira, sendo uma homenagem aos 120 anos de fundação da primeira cooperativa de crédito da América Latina. Então, o edifício é uma réplica da primeira sede própria, inaugurada em 1953. A construção funcionou como matriz principal até 1967, quando foi vendida visando a abertura de uma sede no centro da cidade. No ano de 2010 o prédio foi readquirido, passou por uma restauração e hoje funciona como uma agência da cooperativa.

A sede fica localizada em frente à Praça Theodor Amstad (que leva esse nome em homenagem ao Padre que liderou a fundação da cooperativa), na Linha Imperial, em Nova Petrópolis/RS. Esta localidade é conhecida como o maior sítio histórico do cooperativismo no mundo, por ter mais de 15 elementos que se relacionam ao tema.

Miniatura da Caixa Rural de Nova Petrópolis. Parceria do Mini Mundo com a Sicredi Pioneira
Caixa Rural de Nova Petrópolis. Parceria do Mini Mundo com a Sicredi Pioneira

Os personagens na Festuris

Enquanto acontecia a feira, quem também deu as caras foram os queridos personagens do Mini Mundo! Sendo assim, os ursos Gui, Ana e a Bruxinha Ju aprontaram bastante por lá! Além de interagir e brincar com as pessoas que passavam, eles encontraram seus amigos personagens, como o Peppe do Mundo a Vapor, o Bart do Alpen Park e o Topete do Master Gramado. Por fim, com essa turma reunida, o que não faltou foi diversão durante os dois dias de evento!

Ursinho Gui com seus amigos na Festuris
Ursinho Gui com seus amigos na feira

Premiação na Festuris

Na cerimônia de encerramento ocorreu o momento de maior emoção da Festuris: a entrega do troféu Silvia Zorzanello a Jussara Höppner, diretora do Mini Mundo e do Hotel Ritta Höppner. O prêmio, entregue pela primeira vez na feira (anteriormente era entregue em uma solenidade na Câmara de Vereadores da cidade), é uma homenagem para as pessoas e empresas com relevância no cenário turístico brasileiro.

Premiação para Dona Jussara e o Troféu Silvia Zorzanello. Foto: Instagram/Eduardo Zorzanello
Dona Jussara com o Troféu Silvia Zorzanello. Foto: Instagram/Eduardo Zorzanello

O troféu foi entregue pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori, e pelo CEO da Festuris, Eduardo Zorzanello. Enfim, o prêmio exalta o reconhecimento da liderança e empreendedorismo de Dona Jussara (como é carinhosamente chamada) no turismo de Gramado, juntamente com o seu olhar social com a realização de projetos voltados à comunidade. Certamente é um prêmio mais do que merecido!