Ingressos
gramado

Natal Luz: conheça as origens desse evento mágico

Por Mini Mundo, publicado em 17/11/20 às 11:27.

O Natal Luz atrai milhões de visitantes a Gramado todos os anos. Pessoas de todo Brasil vêm conferir a decoração das ruas, os espetáculos ao ar livre e, claro, a iluminação festiva. Mas você sabe como começou esse evento? Fique conosco, que lá vem história!

A origem do evento em Gramado

Natal Luz - Origem
Concerto regido pelo maestro Eleazar de Carvalho em 1986

Até a década de 1980, a Serra Gaúcha não era um polo turístico muito procurado em dezembro. A cidade de Gramado ficava meio vazia depois que passava a temporada de inverno. Porém, as belezas locais mereciam ser vistas e apreciadas no verão. Foi então que a administração da época resolveu criar novos projetos para atrair mais viajantes.

A família Höppner, fundadora do Mini Mundo, contribuiu para essa história. Ela procurou o então secretário de Turismo, Luciano Peccin, e apresentou filmagens de uma festa natalina em uma cidade alemã. Esse arquivo pessoal serviu de inspiração para o que viria a ser o primeiro Natal Luz.

Como os recursos eram escassos, a comunidade precisou ajudar. Ficou decidido que os gramadenses comprariam suportes de madeira para lâmpadas incandescentes, que seriam fixados na entrada das casas e dos estabelecimentos comerciais. Também havia a possibilidade de os cidadãos adquirirem caixas de som para executar canções de Natal em horários preestabelecidos pela prefeitura.

O resultado foi uma ambientação mágica: um caminho iluminado para uma procissão que ocorreria na noite de 20 de dezembro de 1986. Devido ao mau tempo, a celebração foi transferida para o dia 26.

Primeiro Natal Luz, realizado na Paróquia São Pedro

Nessa data, mais de 700 cantores (e 20 Papais Noéis) saíram do Lago Joaquina Rita Bier em direção à Igreja Matriz São Pedro. Eles caminhavam e entoavam cânticos natalinos, numa emocionante celebração ao nascimento de Jesus Cristo.

Em frente à paróquia, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) já estava a postos para se juntar ao imenso coral. O concerto, regido pelo maestro Eleazar de Carvalho, reuniu mais de 5 mil pessoas. O Natal Luz de Gramado nascia com sucesso.

Dica: Viagem para Gramado: guia completo

Como está o Natal Luz em 2020

Decoração de Natal na Rua Coberta

O que começou como uma procissão musical transformou-se num dos eventos mais tradicionais do calendário de Gramado. O Natal Luz cresceu, abrindo espaço para decorações luxuosas, grandes espetáculos e uma série de atividades paralelas.

O público sempre comparece para conferir as novidades. Na edição passada, mais de 2,3 milhões de visitantes tiveram a chance de viver essa experiência.

A procura por ingressos e por hospedagem na Região das Hortênsias é tão intensa que a programação teve de ser estendida. Atualmente, são mais de 100 dias de Natal Luz: de 22 de outubro de 2020 a 30 de janeiro de 2021. Assim, todo mundo pode sentir de pertinho a magia dessa época.

Vila- Natal Luz
Vila de Natal

As atrações incluem a cerimônia diária de acendimento das luzes, as encenações em diferentes pontos da cidade e os concertos temáticos. Também tem a decoração das ruas, com detalhes cênicos de encher os olhos. Destaque para a Rua das Renas e a Vila de Natal, onde fica a Casa do Papai Noel.

Dica: Tudo que você precisa saber sobre o Natal Luz 2020

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a história do Natal Luz em Gramado? Continue acompanhando o blog do Mini Mundo, que em breve traremos mais dicas de passeio. Até a próxima!

Venha nos visitar nessa época de magia! Garanta seu ingresso abaixo: