Ingressos
Curiosidades

5 lugares gratuitos para visitar em Gramado

Por Mini Mundo, publicado em 24/08/23 às 03:09.

Gramado é uma cidade repleta de atrações que enchem os olhos dos milhões de visitantes que recebe durante o ano. Dessa forma, além dos inúmeros parques, lojas e restaurantes – onde é importante ter uma verba separada para gastar sem se preocupar (confira mais dicas para economizar em sua viagem clicando aqui) -, a cidade também possui atrações que você pode visitar sem precisar desembolsar nada. Afinal, algumas delas inclusive são cartões postais da região, onde é possível fazer belos registros da sua viagem. Confira abaixo a lista de cinco lugares gratuitos para visitar em Gramado:

1 – Igreja Matriz São Pedro

Localizada no centro da cidade, a Igreja Matriz São Pedro possui uma arquitetura encantadora. Dessa forma, ocupando lugar de destaque em uma das principais avenidas da cidade: a Av. Borges de Medeiros. Assim, além de sua incrível construção em pedra, a Igreja, que é aberta para visitação, possui em seus arredores uma bela área com esculturas dos doze apóstolos de Jesus, juntamente com um lindo jardim. Ao seu lado fica localizada a icônica Fonte do Amor Eterno, bem como algumas lojas e restaurantes. Por fim, sua torre de 46 metros de altura destaca toda a imponência da obra na cidade.

Igreja Matriz São Pedro em Gramado. Foto: Melhores Destinos.
Igreja Matriz São Pedro em Gramado. Foto: Melhores Destinos.

2 – Praça das Etnias

Palco de diversas ações culturais durante o ano, a Praça das Etnias é outro local gratuito que vale a sua visita durante a estadia em Gramado. Seu entorno, florido e muito agradável, é repleto de itens que remetem à imigração na cidade. É lá também onde fica localizada a Casa do Colono, famosa por suas deliciosas cucas, juntamente com o tradicional pão com linguiça. Além disso, o local possui algumas construções coloniais e lojas de artesanato. Situada ao lado da rodoviária e em frente à Rua Torta, a praça é uma excelente opção de passeio, seja para descansar e admirar a beleza da região ou mesmo para aprofundar seus conhecimentos sobre a colonização da região.

A praça é palco de diversas ações culturais durante o ano. Foto: Mala pronta Gramado.
A praça é palco de diversas ações culturais durante o ano. Foto: Mala pronta Gramado.

3 – Lago Negro

Parada obrigatória em Gramado, o Lago Negro é uma das atrações mais tradicionais da cidade. Você pode aproveitar o local para realizar um agradável passeio em meio à natureza, perfeito para descansar e recarregar as energias, além de ser um lindo cenário para belas fotos. Uma dica para deixar o passeio ainda mais memorável é comprar algumas guloseimas e realizar um piquenique nos seus arredores, sob a sombra das árvores. Ademais, é possível fazer um passeio de pedalinho no lago, porém este possui cobrança à parte.

Um dos lugares gratuitos para vistitar em Gramado, o Lago Negro é um agradável passeio ao ar livre. Foto: Gramado Oficial.
O Lago Negro é um agradável passeio ao ar livre. Foto: Gramado Oficial.

4 – Mirante Vale do Quilombo

Menos badalado que os lugares citados acima, o Mirante Vale do Quilombo se encontra na saída de Gramado para Canela. Perfeito para os amantes da natureza, ele permite a contemplação dos vales e montanhas que cercam a região, rendendo inclusive belas fotos, independentemente do período do dia. Pertinho do centro de Gramado, você pode chegar até lá de carro, a pé ou até mesmo de bicicleta (vários hotéis disponibilizam o empréstimo de bicicletas para os hóspedes!). Afinal, é um dos lugares gratuitos para visitar em Gramado que merece ser fotografado.

Mirante Vale do Quilombo oferece uma linda vista para quem passa por Gramado. Foto: Ache tudo na serra
Mirante Vale do Quilombo oferece uma linda vista para quem passa por Gramado. Foto: Ache tudo na serra

5 – Lago Joaquina Rita Bier

Por fim, uma atração que é vizinha do Mini Mundo. O Lago Joaquina Rita Bier, que foi palco de espetáculos do Natal Luz durante anos, contempla os visitantes com uma bela paisagem, proporcionada pelos seus jatos de água e natureza abundante. Então, é ideal para passar um tempo descansando e admirando as paisagens da região. Rodeado por históricas Araucárias, o local dispõe de bancos e uma ilha central. Além disso, recebe, durante o ano, diversos eventos que movimentam a comunidade local, como feira do livro e festa junina.

O Lago Joaquina Rita Bier fica pertinho do Mini Mundo e é um dos lugares gratuitos para visitar em Gramado. Foto: Mala pronta Gramado.
O Lago Joaquina Rita Bier fica pertinho do Mini Mundo. Foto: Mala pronta Gramado.

Portanto, Gramado possui incríveis atrações onde você pode visitar sem precisar gastar nada. Não esqueça de incluir algumas delas em sua próxima viagem!