Ingressos
Bastidores

Visitar Gramado: qual a melhor época?

Por Mini Mundo, publicado em 04/05/23 às 10:36.

Está planejando a sua viagem para a Serra Gaúcha e para visitar Gramado? Para você curtir o passeio e aproveitar tudo o que o Mini Mundo tem a oferecer, preparamos algumas dicas que irão lhe ajudar a escolher a melhor época para nos visitar, conforme as suas preferências.

Frio, calor ou nenhum dos dois?

Para os amantes do inverno, os meses de junho, julho e agosto são a melhor escolha! O frio, característico da época, já domina os dias e as temperaturas chegam a beirar 0 °C. Dessa maneira, com direito até à possibilidade de neve, este é o período perfeito para usar luvas, vestir o casaco e o gorro e curtir o Mini Mundo com todo o charme que a estação tem a oferecer. Ah, quando estiver por aqui não deixe de provar o chocolate quente do Café Mini Mundo.

Assim como Gramado, o Mini Mundo fica encantador no inverno

Quente ou frio?

Para quem prefere os dias mais quentes, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro podem ser a melhor opção. Nestes meses o calor já é uma realidade, elevando bastante as temperaturas durante o dia, podendo facilmente superar os 30 graus. Clima propício para aproveitar o passeio degustando um sorvete ou até mesmo tomando um chopp. Como o sol pode ser forte, o uso de protetor solar é imprescindível. Mesmo vindo a Gramado no verão, é recomendado trazer um casaco, pois as temperaturas costumam baixar ao entardecer.

Você pode aproveitar o calor para comer um delicioso sorvete
Você pode aproveitar o calor para comer um delicioso sorvete

Para quem gosta dos dias com temperaturas amenas, sem tanto calor e nem muito frio, o período mais recomendado para visitar a região é durante os meses de março, abril, outubro e novembro. Nessas épocas do ano, o clima gelado do inverno e o calor característico do verão surgem apenas em momentos pontuais, fazendo do outono e da primavera estações perfeitas para passeios ao ar livre.

Visitar Gramado: baixa ou alta temporada?

Cada um dos períodos tem seus prós e contras. Durante a baixa temporada, além do movimento na cidade ser menor, proporcionando mais tranquilidade na sua estadia em Gramado e Canela, os preços dos restaurantes e atrações são diferenciados (inclusive no Mini Mundo). Se o foco da sua viagem é aproveitar a cidade sem a necessidade de participar de festividades como Natal e Páscoa, por exemplo, os melhores meses para viajar são fevereiro e março (época mais quente) ou maio e setembro (períodos com temperaturas mais amenas).

Na baixa temporada o fluxo de pessoas na região tende a ser menor. Ótimo para visitar Gramado. Foto:  Amazonas e Mais
Na baixa temporada o fluxo de pessoas na região tende a ser menor. Foto:  Amazonas e Mais

Falando sobre a alta temporada, ao contrário do que acontece na baixa, durante esta época os preços e o movimento na cidade tendem a subir. Apesar de ter que desembolsar um pouco mais para curtir a Serra Gaúcha, a beleza que estes períodos proporcionam compensa cada centavo investido. Seja durante a Páscoa, Natal Luz, Temporada de Inverno ou Festival de Cinema, o centro da cidade fica decorado com a temática de cada evento. Uma ampla programação também é preparada buscando envolver a comunidade e visitantes. Da mesma forma, o Mini Mundo também tem o seu calendário de atrações o ano todo, fazendo com que a cidade em miniatura tenha suas ruas e praças decoradas, além de apresentações realizadas pelos nossos personagens, os ursos Gui e Ana, a Bruxinha Ju, o Limpador de Chaminés e a Princesa Rafa.

As ruas de Gramado recebem decoração especial para cada festividade. Foto: Gramado Connect
As ruas de Gramado recebem decoração especial para cada festividade. Foto: Gramado Connect

Visitar Gramado: programe sua visita!

Se você quer vivenciar a experiência e visitar Gramado com atrações especiais, o ideal é programar sua viagem para os meses de abril (período da Páscoa, quando as temperaturas já estão  mais amenas), junho, julho e agosto (durante a Temporada de Inverno e o Festival de Cinema, o que aliás, é uma ótima combinação), ou nos meses de novembro e dezembro (quando a programação do Natal Luz já está acontecendo). Nessa época do ano os dias são quentes, porém à noite as temperaturas ainda permanecem amenas na maior parte do tempo.

Sendo assim, são várias as opções que você pode considerar ao planejar a sua viagem para a Serra Gaúcha. Porém, uma coisa é certa: o Mini Mundo é encantador em qualquer época do ano! Por fim, pegue o papel e a caneta (ou o celular), anote as melhores opções seguindo estas dicas que preparamos e garanta o seu ingresso para o Mini Mundo! Basta clicar aqui. Estamos esperando você!