Ingressos
Bastidores

Mini Mundo reabre nesta sexta-feira com novidade

Por Mini Mundo, publicado em 17/02/23 às 10:47.

Berço do Cooperativismo de Crédito na América Latina será homenageado

As portas de uma cidade dos sonhos em Gramado voltam a se abrir nesta sexta-feira, dia 17. Após uma breve pausa, o Mini Mundo receberá seus visitantes com uma novidade: um cenário que reproduz o berço do Cooperativismo de Crédito na América
Latina. Para isso, a equipe própria de artesãos trabalhou minuciosamente em cada detalhe, buscando reproduzir a Praça Theodor Amstad e o prédio da Caixa Rural, originalmente situados na localidade de Linha Imperial, na cidade de Nova Petrópolis/RS.

O novo cenário tem por objetivo prestar uma homenagem aos pioneiros do cooperativismo na América Latina, que em 1902 criaram a Caixa de Economias e Empréstimo Amstad, a partir da motivação do Padre Theodor Amstad e de lideranças da comunidade local. Nos 40 anos da cooperativa, foi inaugurada a Praça Theodor Amstad, construída através da união de esforços da comunidade local.

Berço do Cooperativismo de Crédito na América Latina está reproduzido no Mini Mundo
Berço do Cooperativismo de Crédito na América Latina está reproduzido no Mini Mundo

Já o prédio da Caixa Rural foi edificado em 1953, sendo a primeira sede própria da Cooperativa, que permaneceu ali de 1954 a 1967. Em 2013 ele foi declarado Patrimônio Tombado do Município de Nova Petrópolis/RS. Atualmente, o local sedia uma unidade de atendimento da Sicredi Pioneira, a Casa Cooperativa e o Memorial Amstad. A escolha em prestar esta homenagem foi motivada por princípios e valores em comum, presentes no cooperativismo e no Mini Mundo, que se baseiam na valorização da história e no
pioneirismo.

40 anos

Nos próximos meses o Mini Mundo estará passando por uma revitalização na área que corresponde ao seu castelo de entrada original. A obra tem por objetivo apresentar uma estrutura revitalizada como parte das comemorações dos seus 40 anos, que serão celebrados em dezembro de 2023, renovando assim seu compromisso com a inovação e o vanguardismo que lhe são tradicionais há quatro décadas.

* Texto desenvolvido por Flow Brand.