Ingressos
Bastidores

Museu do Ipiranga – Detalhes sobre obra original e miniatura

Por Mini Mundo, publicado em 25/01/24 às 05:32.

Hoje, 25 de janeiro de 2024, a cidade de São Paulo está completando 470 anos. Sendo assim, para marcar esta data especial, produzimos este conteúdo para valorizar a capital paulista e evidenciar a sua rica história.
Primeiramente, utilizamos como referência um dos principais atrativos da maior metrópole do país – o Museu do Ipiranga (ou Museu Paulista) – que está muito bem representado como miniatura aqui no Mini Mundo. Portanto, apresentaremos a seguir detalhes históricos da obra original e relembramos algumas curiosidades da construção da réplica. Confira!

Construção original do Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga, sede do Museu Paulista integrado à Universidade de São Paulo, tem origem em um edifício projetado como monumento à Proclamação da Independência em 1822. Então, construído entre 1885 e 1890, tornou-se o Museu do Estado (Museu Paulista) em 1894, sendo centro de exposições e atividades educativas e culturais.

A interligação das histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência culminou na oficialização do local como Museu do Ipiranga. Sem dúvida, essa instituição desempenha um papel significativo na preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

Nova Fase: Restauração e modernização

O projeto Museu do Ipiranga 2022 teve como objetivo a restauração e modernização completa do atrativo, visando a sua reabertura para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em 2022.
Assim, o novo projeto determinou a dedicação exclusiva do edifício, um patrimônio tombado nas três esferas do governo, à visitação pública. Então, os espaços foram renovados para exposições e fruição visual da arquitetura monumental, integrando-se ao conjunto urbanístico do Parque da Independência e garantindo acessibilidade universal.

Museu do Ipiranga em dia de Mini Mundo lotado

Como construímos a miniatura do Museu do Ipiranga?

A Oficina do Mini Mundo construiu e inaugurou a miniatura em 2012, entre janeiro e novembro de 2010. Foram investidos 2 anos em pesquisa e desenvolvimento. A princípio, sua elaboração representou um período inovador para a oficina, tanto em termos de projeto, com o uso de novas tecnologias para a execução das peças (antes inviáveis), quanto em relação a novos materiais testados na aplicação de ideias inovadoras.

Detalhes do Museu do Ipiranga

Com a fachada composta por 171 janelas em 11 diferentes modelos, além de 84 portas em 9 versões, a réplica apresenta todos os detalhes da construção original reproduzidos fielmente. Dessa forma, queremos estimular o visitante do parque a admirar como um “gigante” o refinamento artístico de um dos mais importantes prédios brasileiros.

Detalhes do Museu do Ipiranga no Mini Mundo

O grande jardim do Museu do Ipiranga

O jardim, que representa 1/3 do tamanho do original, concluiu-se em aproximadamente 8 meses. Além disso, a calçada ao redor do jardim recebeu mosaicos confeccionados com três tonalidades de pedras moídas entre 2mm e 3mm. Esses mosaicos formam a figura de um dragão no piso central.
Na calçada lateral, por sua vez, destaca-se um mosaico com o símbolo que representa o mapa de São Paulo, além das cores de sua bandeira, preto e branco. O jardim também apresenta quatro modelos diferentes de postes, totalizando 86 unidades. 

A fonte presente no jardim também está representada fielmente aqui no Mini Mundo.
A área é constituída por 21 piscinas e apresenta um chafariz equipado com 79 jatos, destacando-se o mais proeminente que alcança até 63 cm, em comparação com os 15 metros do original. Essa configuração respeita a escala 1:24 do parque.

Conheça de perto essa e outras obras

Como você pode ver, a réplica do Museu do Ipiranga é rica em detalhes que inspiram a todos que nos visitam. Portanto, não perca tempo, garanta já o seu ingresso e venha conferir de perto cada detalhe deste monumento histórico brasileiro!

Texto adaptado, escrito por Flow Brand.