Ingressos
Bastidores

Museu Paulista – Curiosidades sobre a Miniatura

Por Mini Mundo, publicado em 24/01/23 às 11:45.

Hoje, em 25 de janeiro de 2023, a cidade de São Paulo está completando 469 anos! Aqui no Mini Mundo a maior metrópole do país está muito bem representada pela miniatura do Museu Paulista e seu belo jardim. Para celebrar a data, separamos algumas curiosidades sobre a réplica e seu processo de construção:

Inauguração da réplica do Museu Paulista no Mini Mundo

A obra, inaugurada em 2012, foi construída pela Oficina do Mini Mundo entre os meses de janeiro e novembro de 2010, após 2 anos de pesquisas e desenvolvimento do projeto. A princípio, sua elaboração representou para a oficina um período de inovação, tanto em termos do seu projeto, onde foram utilizadas novas tecnologias para a execução das peças (que antes eram inviáveis), quanto em termos de novos materiais, que foram testados no emprego de algumas novas ideias.

A réplica do Museu Paulista representou um período de inovação em seu projeto e desenvolvimento
A réplica representou um período de inovação em seu projeto e desenvolvimento

Detalhes do Museu Paulista

Com a fachada composta por 171 janelas em 11 diferentes modelos, além de 84 portas em 9 versões, a réplica apresenta todos os detalhes da construção original reproduzidos fielmente. Dessa forma, buscamos estimular o visitante do parque a admirar como um “gigante” o refinamento artístico de um dos mais importantes prédios brasileiros.

Todos os detalhes da construção do Museu Paulista são reproduzidos fielmente pela Oficina do Mini Mundo
Todos os detalhes da construção são reproduzidos fielmente pela Oficina do Mini Mundo

O grande jardim

O jardim, que representa 1/3 do original, levou cerca de 8 meses para ser concluído. Os mosaicos presentes na calçada ao seu redor foram confeccionados com três tonalidades de pedras moídas entre 2 e 3mm, e formam, no piso central, a figura de um dragão. Já a calçada lateral apresenta um mosaico com o símbolo que representa o mapa de São Paulo, bem como as cores de sua bandeira (preto e branco). Além disso, o jardim também apresenta quatro modelos diferentes de postes, totalizando 86 unidades. Sobretudo, todos eles possuem motivos florais e esculturas em metal, acompanhando o estilo de ornamentação da arquitetura do prédio.

Os mosaicos presentes na calçada ao seu redor foram confeccionados com três tonalidades de pedras moídas

Por fim, a fonte presente no jardim também está representada fielmente aqui no Mini Mundo! Formada por 21 piscinas, possui um chafariz de 79 jatos, com o principal deles chegando até 63 cm (o original chega até 15 metros). Tudo isso respeitando a escala 1:24 do parque.

A fonte presente no jardim está representada fielmente aqui no Mini Mundo
A fonte presente no jardim está representada fielmente aqui no Mini Mundo

Desse modo, como podemos acompanhar, a réplica do Museu Paulista é rica em detalhes que inspiram a todos que nos visitam. Sendo assim, não perca tempo, garanta já o seu ingresso aqui em nossa loja oficial e venha conferir de perto o encanto do Mini Mundo.