Ingressos
gramado

Natal Luz em Gramado: tudo que você precisa saber

Por Mini Mundo, publicado em 17/12/20 às 12:46.

Chegou a época do ano em que a Serra Gaúcha se transforma numa terra de magia. De outubro de 2020 a janeiro de 2021, Papai Noel faz morada no Natal Luz, em Gramado. Dessa vez as celebrações estão um pouco diferentes, devido aos protocolos sanitários, mas ainda rendem uma experiência inesquecível para toda a família!

O que é o Natal Luz de Gramado

O Natal Luz ocorre em Gramado desde 1986. Todos os anos, a comunidade enfeita as ruas do município com pinheiros, lâmpadas coloridas e outros elementos decorativos. Também tem espetáculos musicais com as canções típicas dessa festividade.

família Höppner, fundadora do Mini Mundo, contribuiu para essa história acontecer. Ela mostrou filmagens de uma festa natalina em uma cidade alemã para o então secretário de turismo de Gramado, Luciano Peccin. Como a ideia era atrair mais visitantes à região numa época de baixa temporada, cogitou-se organizar algo semelhante por aqui.

Os cidadãos pegaram junto. Gramadenses fixaram lâmpadas incandescentes em frente às casas e aos estabelecimentos comerciais. Desse modo, criou-se um caminho iluminado para a passagem de mais de 700 cantores e 20 Papais Noéis.

A procissão foi do Lago Joaquina Rita Bier até a Igreja Matriz São Pedro, na noite de 26 de dezembro de 1986. Em frente à paróquia, o grupo se uniu à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) para um concerto que encantou o público de 5 mil pessoas.

Desde então, o Natal Luz de Gramado retorna anualmente. A programação ficou mais diversificada, ganhando grandes espetáculos e atividades paralelas. É tanta coisa para fazer que o calendário natalino se estendeu e, hoje, dura 101 dias. Isso faz com que milhões de visitantes tenham a chance de viver a experiência.

Atrações do Natal Luz 2020

A programação da 35ª edição do evento foi adaptada para a segurança dos participantes. Devido à restrição de público em locais fechados, as atrações serão gratuitas e ocorrerão ao ar livre. Assim, a tradição continua viva para todos que visitarem a Região das Hortênsias!

Dica: 6 melhores atrações ao ar livre em Gramado e Canela

Mas então, o que será que você e sua família encontrarão neste Natal Luz em Gramado? Abaixo, listamos os atrativos. Confira!

Decoração natalina

Decoração Natalina na Cidade de Gramado

A ornamentação da cidade sempre surpreende. Parece até cenografia de parque de diversões! Guirlandas, bolas de Natal e soldadinhos quebra-nozes são alguns dos itens que ajudam a dar vida à imaginação. Eles estão por toda parte, inclusive nas rotatórias e nos canteiros centrais das avenidas.

Acendimento das luzes

Avenida das Hortênsias

Já que o assunto é Natal Luz, precisamos de uma iluminação à altura, certo? Diariamente, às 20h, acontece a cerimônia de acendimento das lâmpadas. Os arcos na Av. das Hortênsias ganham um colorido ainda mais especial. Você vai se encantar com tanta beleza!

Rua das Renas

Rua das Renas

A Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado, se transforma na Rua das Renas durante as festas de fim de ano. São obras decoradas por artistas plásticos locais, e que, nesta edição, prestam homenagem aos imigrantes colonizadores do município. À noite, tem iluminação especial para realçar os detalhes das peças.

Dica: Viagem para Gramado: guia completo

Trupe de Natal

Trupe de Natal

Uma companhia itinerante de artistas percorre a rede hoteleira e gastronômica de Gramado, com o objetivo de emanar amor, alegria e outros sentimentos do bem. São 12 aparições diárias, de 15 minutos cada, em diferentes pontos da cidade. Esses momentos são repletos de muita emoção, música e dramatização.

Vila de Natal

Vila de Natal

A partir de 7 de novembro, a Praça das Etnias vai abrigar uma feira de produtos artesanais com temas natalinos. O atendimento é diário, das 10h às 21h (às segundas, terças e quartas-feiras) e das 10h às 22h (de quinta a domingo).

Casa do Papai Noel

Casa do Papai Noel

Ali na mesma praça ainda ficará a Casa do Papai Noel, onde o bom velhinho distribui afeto para todos que acreditam na magia do Natal. As visitas, com o devido distanciamento, estão permitidas das 14h às 18h.

Exposição Fotográfica “Natal Luz: um Olhar”

Exposição Fotográfica “Natal Luz: um Olhar”

Quer saber um pouco mais sobre os bastidores dos espetáculos natalinos de Gramado? Então confira a exposição do fotógrafo Leonid Streliaev na Vila de Natal. Os registros resgatam, com uma visão sensível e original, detalhes das edições anteriores do evento.

Rotas e Notas

Natal Luz em Gramado

Outra opção de espetáculo do Natal Luz também está marcada para ocorrer todos os dias, a partir de 7 de novembro. Um palco móvel percorrerá os principais pontos de Gramado, levando apresentações artísticas até o público. Os shows serão às 19h, pouco antes do acendimento das luzes.

Instrumentos de Fé

Instrumentos de Fé

A espiritualidade se une à erudição da música no Natal de Gramado. Para marcar os 35 anos do evento comunitário, haverá 35 cultos religiosos com participação de artistas da Orquestra Sinfônica de Gramado. As celebrações acontecem em diversas igrejas do município. Para saber dias e horários, acesse a programação completa no site oficial.

Tannenbaumfest

Tannenbaumfest

Os pinheirinhos distribuídos ao longo da Av. Borges de Medeiros também são 35. Eles foram decorados por empresas e membros da comunidade gramadense. Trata-se do Tannenbaumfest, tradicional concurso de decoração de pinheiros que mobiliza o pessoal da Serra Gaúcha há vários anos.

Livro dos 35 anos

Livro dos 35 anos

No dia 17 de dezembro, tem lançamento de um livro sobre os 35 anos do Natal Luz de Gramado. A publicação é ilustrada por imagens de Cleiton Thiele, que há mais de dez anos é o fotógrafo oficial das festividades.

Concerto de Natal

Igreja Matriz São Pedro

Para completar, a Orquestra Sinfônica de Gramado, sob regência do maestro Linus Lerner, apresenta um repertório especialmente selecionado para a ocasião. O concerto será dia 20 de dezembro, às 21h, na Igreja Matriz São Pedro. Como a capacidade de lotação é limitada, quem não puder entrar terá a opção de assistir à transmissão pelos canais digitais.

35º Natal Luz de Gramado vai de 22 de outubro de 2020 a 30 de janeiro de 2021. Venha, você também, sentir de perto essa emoção! E aproveite o período mágico para nos fazer uma visita no Mini Mundo! Estamos cheios de novidades por aqui.

Aproveite este período mágico e nos faça uma visita! Esperamos você!