Ingressos
Bastidores

Praça Tomé de Souza: importância e curiosidades

Por Mini Mundo, publicado em 29/09/22 às 05:09.

Praça Tomé de Souza

Construída no ano de 1549, a Praça Tomé de Souza é um dos pontos mais importantes da história do Brasil. Considerada o berço da civilização brasileira, onde Tomé de Souza, então governador-geral do Brasil Colônia, concentrou todos os prédios da administração pública da época. Antigamente, o local era conhecido como “Praça da Parada” por ser onde aconteciam as paradas militares. O espaço foi o centro político e administrativo do país até 1763, quando a capital foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

Câmara Municipal de Salvador

Câmara Municipal de Salvador sendo construída em nossa oficina
Câmara Municipal de Salvador sendo construída em nossa oficina

Sendo feita originalmente de taipa e palha, a Câmara Municipal de Salvador dispunha dos mesmos privilégios que as principais Câmaras de Portugal, reunindo os poderes executivos, legislativos e judiciários, além de abrigar a Casa de Câmara e a cadeia da cidade. A sua atual estrutura arquitetônica foi construída entre 1660 e 1696, dando ao prédio a imponência que um edifício público de sua importância necessitava. Além de sofrer alterações entre os séculos XVII e XX, nos anos 1970 passou por uma reforma, a fim de resgatar seu estilo de origem. Atualmente funciona como Paço Municipal e é um dos mais importantes modelos da arquitetura civil colonial do Brasil.

Palácio Rio Branco

Bastidores da construção da Miniatura do Palácio Rio Branco
Bastidores da construção da Miniatura do Palácio Rio Branco

Outro importante edifício presente na praça é o Palácio Rio Branco. Sede da primeira Casa do Governo (que permaneceu no local durante mais de dois séculos), teve sua construção junto com a cidade de Salvador, em 1549, quando o Brasil surgiu como unidade política. Foi a residência oficial dos primeiros governadores do país. Entre os anos 1890 e 1900, o local passou por uma grande reforma, onde foi inaugurado um novo padrão arquitetônico, em estilo neoclássico francês. Já em 1912, o prédio sofreu um bombardeio em razão de disputas políticas que estavam acontecendo na época. Devido aos danos, o Palácio passou por uma restauração total em sua estrutura, resultando na versão atual da obra.

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda em nossa oficina. Parte da Praça Tomé de Souza
Elevador Lacerda em nossa oficina

Completando as edificações que estão ao redor da praça, o Elevador Lacerda, inaugurado em 1873, é o primeiro elevador urbano do mundo. Construído com o objetivo de auxiliar no deslocamento da população entre a Cidade Alta (onde está o Centro Histórico), e a Cidade Baixa (localização das atividades comerciais da cidade), o elevador é hoje um dos principais pontos turísticos e cartão postal de Salvador. Desde sua construção, a obra já passou por cinco grandes reformas, sendo a última em 1930, que resultou em seu estilo atual em art déco. Após mais de um século, continua sendo um dos principais meios de transporte para quem precisa se deslocar na região.

Todo o conjunto de obras e história, ocorrida no local, fazem com que a Praça Tomé de Souza seja um importante ponto turístico e cultural da cidade, onde, ao fundo, pode ser apreciado o belo pôr do sol da baía de Todos os Santos.

Ficou na vontade de conhecer? Então venha pro Mini Mundo curtir toda a beleza da Praça, junto de toda cidade em miniatura repleta de magia! Garanta seu ingresso antecipado aqui no link!