Ingressos
Passeios

Restaurantes em Gramado: o sabor da Serra Gaúcha

Por Mini Mundo, publicado em 14/04/21 às 10:13.

Quem vem à Serra Gaúcha sabe que aqui é lugar de comer bem. Os restaurantes de Gramado oferecem experiências únicas, que atendem aos paladares mais exigentes. E o melhor é que, com opções tão variadas, sempre há um sabor novo para surpreender você.

Melhores restaurantes de Gramado

Abaixo, listamos um pouquinho do que os estabelecimentos da região têm a oferecer. Confira a lista e saiba onde almoçar ou jantar em Gramado!

Höppner Restaurante

Höppner Restaurante

A família criadora do Mini Mundo também é um nome forte na hotelaria e na gastronomia da Região das Hortênsias. No restaurante, que fica junto ao hotel Ritta Höppner, os pratos são inspirados na cozinha alemã, mas com um toque tipicamente brasileiro. Você também pode experimentar um requintado chá da tarde ao estilo inglês.

Dica: O que fazer em Gramado e Canela: roteiro de 4 dias

Casa di Paolo

Casa di Paolo

O galeto al primo canto talvez seja uma das maiores especialidades serranas: carne de frango tenra, assada no espeto e com um tempero para lá de especial. Na Casa di Paolo, você saboreia essa iguaria acompanhada dos melhores quitutes italianos. Tem sopa de capelete, massas frescas e um sagu com creme saborosíssimo para a sobremesa. 

Bela Vista Café Colonial

Bela Vista Café Colonial

Muitos restaurantes de Gramado são conhecidos pela mesa farta. Basta visitar um café colonial para saber do que estamos falando. No Bela Vista, o mais tradicional deles, há pelo menos 80 variedades de salgados e doces para o deleite dos comensais. Esse modo de servir é inspirado nos costumes dos primeiros imigrantes, que precisavam acumular bastante energia antes de trabalhar no campo. 

Dica: Viagem para Gramado: guia completo

Casa da Velha Bruxa

Casa da Velha Bruxa

Na história de João e Maria, a bruxa usava doces para atrair as criancinhas até sua toca, com a intenção de devorá-las. Porém, na Serra Gaúcha, a anfitriã é bem mais simpática. Ela quer apenas que as famílias saboreiem suas guloseimas preparadas com tanto carinho. As receitas utilizam o legítimo Chocolate Prawer, o que confere alta qualidade aos produtos.

Hector

Pizzaria temática Hector

Ainda no reino da imaginação, vale conhecer a pizzaria temática Hector. O ambiente reproduz uma escola de magia, com criaturas fantásticas recepcionando os visitantes. Prove o Sopro do Dragão, um petisco que faz todo mundo soltar fumaça pelas ventas! Experiência divertidíssima para crianças e adultos.

Dica: Tempo em Gramado: Saiba tudo sobre o clima da cidade

Château Allemand

Château Allemand

Se você prefere um clima mais intimista, para curtir a dois, a pedida certa é o Château Allemand. O menu conta com a sequência de fondue, destaque em diversos restaurantes de Gramado. Os pratos à base de queijo, carne e chocolate compõem uma refeição completa, da entrada à sobremesa. Ainda, tem ambientação à luz de velas e música ao vivo com repertório romântico.

Cantina Di Capo

Cantina Di Capo

Nosso giro pelos sabores gramadenses não estaria completo sem uma cantina italiana. Afinal, a influência europeia é uma grande marca cultural da Região das Hortênsias. Na Di Capo, você encontra massas, risotos e outros pratos quentes de muito bom gosto. E a carta de vinhos traz rótulos que harmonizam perfeitamente com as opções do menu.

Vue de la Vallée

Vue de la Vallée

Esse restaurante de Gramado fica numa localização privilegiada, junto ao Vale do Quilombo. Dá para curtir um dos cartões-postais da Serra Gaúcha e ainda fazer uma boa refeição de uma só vez!

O ambiente requintado traz delícias da culinária internacional. Entre as especialidades da casa está o fondue de queijo uruguaio, exclusiva na região. Para acompanhar, você pode escolher uma das mais de 320 opções de vinhos.

Dica: Primavera em Gramado: o que fazer

George III

George III

Já imaginou participar de um banquete com a realeza britânica? O George III não tem rainha, mas toda a ambientação remete à Inglaterra histórica. Você vai se sentir num verdadeiro palácio!

Os menus de três e cinco cursos oferecem uma experiência gastronômica inigualável. São a mistura dos sabores clássicos com a criatividade da cozinha contemporânea. Tem do tradicional Fish and Chips até o elaboradíssimo Beef Wellington. Nham!

Esperienza Bistrot

Esperienza Bistrot

Vale lembrar que comida mexe com todos os nossos sentidos: paladar, tato, olfato… Pois o Esperienza Bistrot propõe uma maneira diferente de aguçá-los: com um jantar às cegas. De olhos vendados, você vai se concentrar ainda mais nos aromas e sabores à mesa. Aliás, o lema do restaurante resume bem a sensação da clientela: “o que os olhos não veem o coração sente, e muito!”

Bêrga Motta

Bêrga Motta

Numa estrada rural entre Gramado e Canela, encontra-se o Ecoparque Sperry. E é lá dentro, em meio à natureza, que fica esse próximo restaurante.

O atendimento ocorre apenas aos sábados, domingos e feriados. O conceito da casa se baseia na comfort food, que valoriza receitas caseiras e a produção à base de ingredientes locais. Polenta cremosa, carne de panela com aipim e massas finalizadas na hora são alguns dos pratos.

Dica: Atrações em Gramado e Canela: conheça as principais

Cara de Mau

Cara de Mau

Gramado/RS fica um tanto longe do oceano, mas isso não impediu que um navio pirata atracasse na cidade. A tripulação enfrenta batalhas épicas e traz muita diversão à Região das Hortênsias. Até mesmo as encantadoras sereias frequentam o porto da Cara de Mau.

Ah, quanto ao cardápio, a promessa é você degustar a melhor pizza dos sete mares. Os quitutes são servidos no esquema de rodízio.

Kongo Pizzaria

Kongo Pizzaria

Pelo visto, a pizza está na boca de todos os públicos – criaturas mágicas, piratas e inclusive animais selvagens. Na Kongo, é possível experimentar variedades bem exóticas da iguaria, como pizza de pato ao molho de laranja, queijo brie com damasco e banana com bacon.

A cenografia é outro destaque do lugar. Decoração, iluminação e sons incidentais transformam o salão numa selva cheia de mistérios. E ainda tem um show com as mascotes para entreter a criançada.

Cantina Pastasciutta

Cantina Pastasciutta

Continuando nosso tour pelos restaurantes de Gramado, precisamos listar a Pastasciutta, um dos nomes mais clássicos quando se fala em comida italiana. Tudo ali remete ao país em forma de bota, das bandeiras penduradas na parede à trilha sonora.
A cantina dispõe de um buffet com pães, queijos, salames e presunto de Parma para abrir os trabalhos. Depois, a fartura continua com 12 tipos de massas e mais de 30 molhos para você escolher. Sem contar as carnes e os frutos do mar. Ai, que vontade…

Hard Rock Café

Hard Rock Café em Gramado

Uma das franquias mais famosas do mundo trouxe o estilo diner americano para Gramado. No cardápio tem hambúrgueres variados, petiscos para beliscar e aveludados milkshakes.

Porém, o grande atrativo da casa é a atmosfera. As paredes são decoradas com itens que levam qualquer fã de música ao delírio. Tem desde uma guitarra autografada por Carlos Santana até um chapéu do figurino de Michael Jackson. Sim, tudo original! É praticamente um museu do rock – com pratos incríveis para acompanhar, claro.

La Caceria

La Caceria em Gramado

O restaurante do hotel Casa da Montanha é especializado em carnes de caça. Que tal se aventurar por sabores tão exóticos quanto requintados, como faisão, javali e jacaré?

Cabe destacar que o estabelecimento faz parte da Associação da Boa Lembrança. Se você consumir um item específico do menu, leva de presente um prato decorado. Essa peça decorativa exclusiva atrai visitantes do Brasil inteiro, que vêm não só pela experiência gastronômica, mas também para aumentar a coleção de souvenires.

Dica: Viagem em família: dicas para economizar em Gramado

San Tao Restobar

San Tao Restobar

Entre os restaurantes de Gramado também tem espaço para o melhor da culinária oriental. O San Tao é um lugar jovem, próprio para momentos de descontração com os amigos. Opção para uma noite memorável!

As sequências de sushi e sahimi são o grande atrativo. Elas fazem companhia a ceviche, yakissoba e pratos quentes inspirados na culinária da Tailândia e da Indonésia. Para beber, vale pedir as divertidas saquerinhas (caipirinhas de saquê) ou outros drinks da cartela.

Churrascaria Garfo & Bombacha

Churrascaria Garfo & Bombacha

Como vir ao Rio Grande do Sul sem se atracar no bom e tradicional churrasco, né? Melhor ainda quando se vive uma atividade cultural completa!

Na Garfo & Bombacha, você pode degustar o famoso costelão assado por oito horas. A carne se desmancha na boca! Os acompanhamentos incluem polenta frita, carreteiro, queijos e outras especialidades rio-grandenses.

Em paralelo ao banquete, dá para acompanhar o show folclórico. Danças típicas, como a chula e o vaneirão, entretêm o público.

Cantina Linha Bella

Cantina Linha Bella

O Tour Linha Bella consiste num passeio pelo interior de Gramado. Você vai conhecer a bela zona rural do município e aprender sobre os costumes dos imigrantes.

Uma das paradas do percurso é o almoço na cantina, que lembra os porões italianos de antigamente. O buffet conta com salada, massas ao molho, galinha caipira, lasanha, polenta mole… Quer mais? Pois espere até ver as sobremesas que a nonna preparou. Refestele-se sem pensar em dieta!

Dica: 10 melhores atrações ao ar livre em Gramado e Canela

Galeto Mamma Mia

Galeto Mamma Mia

Fechamos nossa lista de restaurantes gramadenses com a galeteria Top of Mind da Região das Hortênsias, segundo a revista Amanhã. Pudera: o sucesso é tão grande que a empresa mantém até lojas em shoppings de Porto Alegre.

No entanto, a matriz de Gramado conserva um charme bem particular. Chegue lá para entender do que estamos falando: galeto suculento, servido com retângulos de polenta frita, massas frescas e salada de radicci. Refeição para nenhuma família italiana botar defeito!

E então, deu água na boca? Esperamos que o conteúdo de hoje ajude você a viver momentos incríveis (e deliciosos) por aqui. Continue de olho em nosso blog para mais dicas do que fazer em Gramado e Canela. Até a próxima!