Resultado do SuperAção
Por Mini Mundo, publicado em 04/10/18 às 09:19.
Divulgado o resultado do SuperAção, projeto
de valorização dos professores de Gramado
Cerca de 30 professores das escolas gramadenses participaram do SuperAção, um projeto do Aluno Nota 10 – 2015, realizado pelo Mini Mundo, cujo resultado está sendo divulgado hoje, por meio da Imprensa.
Ainda no primeiro semestre de 2015, os mestres foram convidados a participar dessa ação que visou aproximar professores e comunidade de Gramado, apresentando um projeto pedagógico aplicado por eles em sala de aula com uma boa eficácia de ensino entre os seus alunos.
Em comemoração ao Dia do Professor, os 25 projetos pedagógicos foram compartilhados em uma Feira Pedagógica, no dia 17 de outubro de 2015, no ExpoGramado, quando os professores mostraram as técnicas criativas para os seus colegas, pais e comunidade em geral.
Ficamos emocionados ao ver pais, professores, alunos, diretores e comunidade participando da Feira Pedagógica do SuperAção, realizada pelo Aluno Nota 10. A alegria foi tão grande que nos abasteceu de entusiasmo para continuarmos trabalhando com este incentivo à educação, envolvendo outros empresários e comunidade em geral. É muito gratificante apoiar o ensino, comenta a diretora do parque Mini Mundo, Jussara Höppner.
A ação social voltada aos docentes é realizada pelo Parque Mini Mundo, em parceria com o Orbis Clube Gramado e Jornal de Gramado.
Confira o resultado da avaliação:
Avaliação do SuperAção
Equipe avaliadora: Loide Tissot, Therezinha Mazzurana, Selaine Arend, Ana Gioconda Viezzer e Ana Maria Cemin.
Resultado da avaliação: Reunidas no dia 10 de novembro de 2015, as avaliadoras do SuperAção, projeto de integração de professores criado para a edição 3 do Aluno Nota 10 de Gramado, concluíram o seguinte:
1 – Após debater sobre cada um dos projetos individualmente, as cinco avaliadoras consideraram todos importantes no processo do ensino. Alguns deles surpreenderam pela complexidade e pela interdisciplinaridade, outros pela forma divertida de aprender, outros, ainda, pelo foco na ciência e na construção de uma consciência que vai além da sala de aula. Portanto, a comissão considerou oportuno valorizar cada um dos professores participantes, destacando o ponto forte de cada projeto, que segue neste relatório.
2 – As avaliadoras consideraram justa a premiação dos projetos com o troféu Aluno Nota 10.
3 – Será impresso um livro com os 25 projetos, sendo este o principal prêmio dos professores, ou seja, ver os seus projetos compartilhados entre todas as escolas, inspirando atitudes e conquistando corações de mais colegas para “criar situações que transcendam a crise do ensino nacional”.
Pontos fortes de cada projeto:
1 – Tarsila e Picasso na Língua Inglesa
Professor Sérgio Luz e Souza Escola Gentil Bonato
A coragem de envolver as artes no aprendizado da Língua Inglesa, conduzindo os alunos a uma experiência além do trivial. Ir além do óbvio.
2 – Formação de Leitores Autônomos
Professora Andréia Jardim Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Barbosa
Trabalho de base fantástico, que buscou o envolvimento das famílias de forma continuada dentro da escola, por meio da Literatura. Um trabalho admirável!
3 – Alimentação saudável, nossa vida bem melhor
Professora Margarete Ortiz Zili Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima
A ciência em benefício da saúde. A professora não só ensinou como aplicar o conhecimento na merenda da escola, como também transmitiu cultura para que as crianças interfiram no hábito alimentar da família.
4 – O debate em sala de aula como ferramenta de construção do aluno-cidadão
Professora: Lisiane Pinto dos Santos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima
Excelente projeto para lidar com a complexidade da Língua Portuguesa, cujo maior objetivo foi o desenvolvimento do poder de argumentação para qualificar a elaboração do texto.
5 – Escola Legal
Professora Mônica Raquel Scariot – CAIC
O projeto desenvolve valores e instrumentaliza os alunos da escola para uma convivência saudável. Valoriza realidades distintas em um universo plural de ensino e o respeito mútuo.
6 – Globo Terrestre
Professora Genicéia Pontes Di Concilio – CAIC
As noções práticas do projeto trazem ao universo infantil o conhecimento de forma mais clara e ancorada na realidade. Onde cada conhecimento aprendido pode ser ligado ao Globo Terrestre?
7 – Lixo vira arte
Professora: Silvia Laurino Strzoda – CAIC
A reciclagem e o reaproveitamento de materiais, num tempo em que muito nos preocupa a preservação do Meio Ambiente, foi o ponto forte do trabalho da professora em sala de aula.
8 – Nossos produtos
Professora: Silvia Laurino Strzoda – CAIC
O ponto forte foi a visão mercadológica dos produtos criados pelos alunos, com ênfase na criatividade.
9 – O Xadrez em Sala de Aula
Professora Mariângela Brolini – CAIC
O projeto transcendeu o objetivo inicial de busca de referências históricas e geográficas para construção do jogo de xadrez, passou pela produção artística dos alunos na concepção de suas próprias peças e tabuleiro, foi para o aprendizado do jogo, excelente para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Mas o que ninguém esperava era que os alunos passassem a ter no xadrez uma prática frequente nas horas de lazer da escola. Surpreendente!
10 – O amor que liga Gramado
Professora Luciana de Oliveira atende os anos iniciais e atendimento educacional especializado – CAIC
O resgate do hino, tão pouco conhecido pelos gramadenses, e, a partir dele, fazer todo um estudo de linguagem e de valorização da cultura local foram os principais destaques do projeto.
11 – Crie o seu próprio jogo
Teacher Daniela Reginatto – EMEF Vicente Casagrande
O forte do projeto é proporcionar a toda escola a oportunidade de aprendizagem da Língua Inglesa com os jogos criados pelos próprios alunos da professora.
12 – Siga o chefe
Teacher Daniela Reginatto e Professora Suzana – Presidente Vargas
A integração da Língua Inglesa com as aulas de Educação Física foi uma grande ideia pedagógica, pois cria a relação entre o que foi aprendido em sala com a atividade prazerosa.
13 – Quebra-cabeça das frases-
Teacher Daniela Reginatto – EMEF Carlos Nelz/CAIC
Uma forma desafiadora de construir o pensamento com uma Língua Estrangeira.
14 – De olho no óleo
Professora Itanajara Vargas – Escola Municipal de Ensino Fundamental Maximiliano Hahn
Aprendizagem de economia do lar, envolvimento das famílias e conhecimentos de matemática, química e ciências aplicados. Todos são pontos fortes, além do envolvimento criado pela pesquisa.
15 – Gramado entre as maravilhas do mundo
Professores Pedro Lazaretti e Magda – Escola Ramos Pacheco
O resgate do amor a Gramado, fazendo uma conexão com as maravilhas do mundo; além do desenvolvimento da motricidade fina, habilidades em cálculos e conhecimentos de geografia e história são os pontos fortes deste projeto.
16 – Sustentabilidade-
Professora Juliana Berti, Daniel Raber, Ivele Hertz e Pedro Lazaretti – Escola Ramos Pacheco
Considerando a gravidade da grande produção de lixo e a sua destinação, este projeto contribui sensivelmente para a mudança de paradigmas não só dos alunos como também de toda a cidade de Gramado, adotando novas práticas de prevenção.
Professores Daniel de Almeida Raber e Ivele Hertz – Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco
Este projeto tem como ponto forte a relação entre a produção de lixo e o fluxo de turistas de Gramado. Ainda está em andamento e deve contribuir para a criação de mais consciência não só para gramadenses como também para quem passa pela cidade.
18 – pH e Logarítmo
Professoras Juliana Berti, Ivele Hertz e Daniel Raber – Escola Ramos Pacheco
O projeto desenvolvido na sala de aula levanta uma questão muito séria: a relação do PH com as doenças. Seu ponto forte é a criação de uma consciência de que o aluno pode cuidar da saúde conhecendo um pouco mais sobre a característica químico-física de cada elemento e como age no corpo humano.
19 – Pirâmide Humana
Professora Sonia Schein – escolas municipais de ensino fundamental Mosés Bezzi e Pedro Zucolotto
O envolvimento de todas as séries num aprendizado conjunto de colaboração, integração e conhecimento do seu próprio corpo é o ponto forte do projeto.
20- Cômodas Gramaticais
Professora Josiéli Benetti Faiz Spannenberger -Escola Nossa Senhora da Pompéia
Uma forma lúdica de relacionar os elementos estruturais de uma frase, partindo de um poema de Mário Quintana. Além disso, desperta o potencial criativo dos alunos na criação de sua própria cômoda.
21 – Desenvolvendo um Aluno Nota 10
Heleni Zissis Gersos Voltz – Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Pompéia
O ponto forte do projeto é o trabalho de conscientização da criança sobre a sua autogestão, levando em conta o seu relacionamento com colegas, pais, professores. A construção deste projeto está muito alinhado ao que o Aluno Nota 10 de Gramado deseja: criar comprometimento de todos com o ensino/aprendizagem.
22 – Educando com a Horta Escolar e Gastronomia
Professora Iracy Baretta – Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Scholl
Aula de geometria na horta? Sim e, ainda, o projeto é surpreendente por trabalhar com as crianças conceitos de reciclagem orgânica para composto da horta, plantio de hortaliças sem qualquer agrotóxico, conhecimentos do valor nutritivo do que plantam, colhem e consomem. Qualidade de vida é o ponto forte deste projeto.
23 – Curta em Espanhol
Professora Marta Eleonora Strieder – Escola de Educação Básica Ninho
O ponto forte deste projeto é a integração das artes e de três línguas no projeto: Português, Inglês e Espanhol. Ele refina o conhecimento estético dos alunos quanto à música, imagem, escrita, design, moda, artes plásticas.
24 – Bússola Caseira
Professor Róbison Santos – Escola Ninho
O resgate de uma técnica antiga de criação de bússola caseira, compreendendo os princípios da física, é o destaque deste projeto.
25 – Educar para uma vida inteligente e sustentável
Professora Márcia Fernanda Kruger – Escola Santíssima Trindade
Este projeto envolve conhecimento de várias áreas, com forte foco no reaproveitamento de materiais de forma inteligente e criativa. Além disso, cada criança é envolvida em estudos da natureza de forma prática. É um projeto considerado surpreendente!
Jornalista Assessora de Imprensa Ana Maria Cemin