Waffle: uma receita clássica para experimentar no Mini Mundo
Por Mini Mundo, publicado em 15/07/21 às 02:36.
Quem vem a Gramado sabe que, por aqui, as opções gastronômicas são incríveis. E uma das delícias mais famosas em lanchonetes ou cafés coloniais da Serra Gaúcha é o waffle. Essa iguaria cruzou o Oceano Atlântico, ganhou acompanhamentos e hoje é a estrela de muitas refeições.
Waffle: o que é?
O waffle é uma espécie de panqueca mais alta e fofa. A massa é prensada e aquecida numa fôrma especial, que dá aquela aparência característica com os buraquinhos. Aí você pode preenchê-los como quiser: com manteiga, mel, geleias, caldas e até sorvete, entre outras opções doces e salgadas.
Sabe-se que o prato foi criado na Bélgica. De lá, ele se espalhou para países da Europa e desembarcou nas Américas junto com os imigrantes. Isso fez com que surgissem diversas receitas ao redor do mundo.
O waffle belga, por exemplo, é mais redondinho e adocicado, podendo apresentar um leve toque de baunilha. Já a versão estadunidense tem um sabor mais neutro e o formato quadrado.
Aqui na Serra Gaúcha, as chapas de waffle conferem um visual todo especial à iguaria: são vários coraçõezinhos que se juntam em círculo, como se fossem as pétalas de uma flor. Dá água na boca só de pensar em destacá-los um por um, degustando-os no café da manhã ou no lanche da tarde.
Como fazer waffle em casa
A receita tradicional leva leite, ovos, farinha de trigo e açúcar. Ou seja: são ingredientes que você encontra em qualquer cozinha!
Mesmo quem não tem máquina de waffle em casa pode se virar com uma frigideira. O aspecto não será o mesmo, mas o sabor… Ah, que beleza!
Abaixo reproduzimos uma receita bem simples de waffle. Ela foi retirada do Destemperados, suplemento de gastronomia do jornal Zero Hora. Confira!
Ingredientes:
– 100ml de leite;
– 1 ovo;
– 150g de farinha de trigo;
– 100g de açúcar;
– 1 colher de chá de amido de milho;
– 1 colher de chá de fermento químico;
– 1 colher de chá de casca de laranja raspada.
Modo de preparo:
1. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
2. Leve a massa de waffle à fôrma ou a frigideira, deixando-a assar até ficar dourada.
3. Sirva ainda quente com o acompanhamento de sua preferência.
Gastronomia no Mini Mundo
Ficou com vontade de experimentar? Pois esse é mais um motivo para visitar o Mini Mundo. Nossa cidade em miniatura é lembrada pelas réplicas de edificações importantes, incluindo castelos europeus e pontos turísticos brasileiros. Porém, também oferecemos quitutes para lá de apetitosos no nosso café.
O cardápio tem uma variedade de tortas, sorvetes, sucos, vitaminas e salgados. Para os dias rigorosos de inverno, nada melhor que uma caneca de chocolate quente. E, completando a lista de delícias, é óbvio que não poderíamos deixar o maravilhoso waffle de fora.
Adquira seus ingressos com antecedência e evite filas! Assim você e sua família poderão curtir cada minuto da magia do Mini Mundo.
Estamos aguardando a sua visita. Até breve!