Ingressos
Curiosidades

Outono em Gramado: saiba o que fazer na estação mais charmosa do ano

Por Mini Mundo, publicado em 25/05/21 às 02:39.

Quando as folhas das árvores começam a amarelar e as noites vão ficando mais frias, é sinal de que chegou o outono em Gramado. Essa estação do ano pode ser a época perfeita para você visitar a Serra Gaúcha: mais vagas disponíveis nos hotéis, nada das temperaturas congelantes do inverno e várias atrações para curtir ao ar livre. Confira!

Como é o clima no outono em Gramado

Outono em Gramado

O período entre março e junho se caracteriza pela amplitude térmica. As madrugadas podem ser geladas e os dias amanhecem até com neblina, mas logo vem o sol, fazendo o termômetro subir de novo.

As médias históricas ficam entre 7°C e 23°C. Na Região das Hortênsias, esse é considerado um clima ameno. Porém, como a previsão pode mudar a qualquer momento, melhor se preparar para encarar vento, chuva, calor e frio num só dia.

Recomendamos que você traga peças leves na mala, como blusas e camisetas curtas. Mas não se esqueça do casaco, do cachecol e das botas, especialmente para os programas noturnos. No outono de Gramado a gente recorre ao “efeito cebola” – vai tirando camadas de roupa ao longo do dia, depois veste tudo de novo, conforme as oscilações de temperatura.

Dica: Viagem para Gramado – guia completo

Programas imperdíveis em Gramado no outono

Mini Mundo

Mas o que esperar de Gramado durante o outono? Bem, as tardes são excelentes para caminhadas ao ar livre. O clima agradável também favorece maior contato com a natureza. Algumas opções de passeio incluem:

  • Lago Negro, o cartão-postal dos pedalinhos, rodeado de pinheiros e hortênsias;
  • Rua Torta, Praça das Etnias e Fonte do Amor Eterno, atrações localizadas na área central, a poucos passos de distância uma da outra;
  • Le Jardin – Parque de Lavanda, um jardim florido cheio de espécies exóticas;
  • Parque Olivas de Gramado, situado num dos pontos mais altos da cidade, com uma vista incrível;
  • Ecoparque Sperry, no município vizinho de Canela, com trilhas e cachoeiras para quem adora aventura;
  • Cascata do Caracol, também em Canela, uma imponente queda d’água com mais de 130 metros de altura;
  • Mini Mundo, a cidade em miniatura de Gramado, onde você se surpreende com as réplicas de obras famosas. Tudo por aqui é pensado nos mínimos detalhes!

Dica: Mini Mundo em Gramado – conheça nossa história

Já à noite, você pode se deliciar com a gastronomia local. O friozinho do outono gramadense abre o apetite. E claro que não faltam lugares para comer bem na Serra Gaúcha.

Que tal experimentar o café colonial? A mesa farta, com dezenas de salgados e doces, é uma adaptação das refeições que os primeiros imigrantes faziam antes de ir para a lavoura.

Se você preferir um programa mais requintado, pode se esbaldar com os restaurantes típicos. Tem cantina italiana, churrascaria, pizzaria, pub, fondue e o melhor da gastronomia contemporânea.

Dica: Restaurantes em Gramado – o sabor da Serra Gaúcha

E então, bora curtir o charme da Região das Hortênsias? Garantimos que este outono em Gramado será uma experiência inesquecível.

Se gostou das dicas, continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo sobre turismo na Serra Gaúcha. Até a próxima!