Ingressos
Eventos

Hotel Ritta Höppner completa 62 anos

Por Mini Mundo, publicado em 23/09/20 às 05:05.

O Hotel Ritta Höppner chega aos 62 anos de atividades no próximo dia 24 de setembro. Aproveitamos a oportunidade para falar um pouco desse estabelecimento tão querido pelos visitantes de Gramado/RS. E não é força de expressão: o local está entre os mais bem-avaliados da América do Sul, segundo o prêmio Traveller’s Choice – Os melhores dos melhores, do site Trip Advisor.  

O que será que explica tamanho reconhecimento? Acreditamos que a resposta esteja num misto de tradição, serviço impecável e um estilo arquitetônico inconfundível. 

Hotel Ritta Höppner: um pedaço da Europa na Serra Gaúcha

Hotel Ritta Höppner

A história do hotel começa em 1952, quando o casal Otto e Ritta Höppner, vindos da Alemanha, atravessou o Atlântico buscando melhores condições de vida. E foi aqui em Gramado, em meio a este clima ameno e uma natureza exuberante, que acabaram encontrando o seu lugar ideal.

Seis anos depois, um belo casarão junto a uma área verde abria as portas para dar as boas vindas aos seus visitantes. Naquela época, Gramado era apenas um pequeno paraíso, não o destino badalado de hoje em dia, então pode-se dizer que o trabalho da família Höppner se desenvolveu junto com a construção da cidade.

Ao longo do tempo, com muita dedicação e trabalho, foi possível aumentar a estrutura do hotel, que hoje chega a uma área de 15 mil m². O Centro de eventos, a capela ecumênica, o restaurante especializado em comida alemã, chalés com piscinas térmicas privativas, piscina aquecida e até duas áreas infantis fazem parte dos atrativos.

Porém, o maior diferencial está na arquitetura dos apartamentos e suítes. Eles foram distribuídos em flats e em chalés, todos inspirados no modo europeu de construção. Alguns prédios, por exemplo, remetem ao estilo arquitetônico da Baviera. Outro é uma cópia de Brig, na Suíça, com sua fachada de madeira esculpida manualmente. 

É possível, ainda, passear por edificações baseadas nas casas do Tirol e da Áustria. Mais que um deleite aos olhos dos hóspedes, essa é uma forma de homenagear as raízes da família, que até hoje administra e gerencia o empreendimento.

Mini Mundo também é legado da família Höppner em Gramado

Mini mundo - Hotel Ritta Höppner

Para completar, é graças ao Hotel Ritta Höppner que existe o Mini Mundo. Isso mesmo! Nossa cidade em miniatura surgiu nos jardins da propriedade, como forma de entreter os netos do Sr. Otto e da Sra. Ritta.

No início, havia apenas um trenzinho e uma casa de bonecas. Depois, novos brinquedos e cenários foram incorporados ao espaço, transformando-o numa verdadeira terra de fantasia. Enfim, em 1983, o parque se tornou uma atração para todos os públicos. 

Atualmente, há mais de 200 edificações espalhadas pelo Mini Mundo, reproduzindo prédios e espaços urbanos de vários países. As réplicas perfeitas, numa escala 24 vezes menor que os projetos originais, são projetadas e construídas minuciosamente pela equipe da nossa oficina. Cada detalhe é planejado à risca, das pedrinhas na calçada às janelas dos majestosos castelos e palácios.

Dica: Mini Mundo em Gramado: conheça nossa história

E a nossa minicidade é pujante e animada. Para dar ainda mais vida a esse (nem tão) pequeno ambiente, contamos com uma população de mais de 3.000 habitantes. Esses pequeninos moradores trabalham, vão à feira, pegam o transporte público e participam de diversos eventos ao ar livre, como em qualquer outro lugar.

Em nome de toda essa gente, e de toda essa magia, agradecemos a Otto e Ritta Höppner por terem dado início a este grande sonho.