Ingressos
gramado

Tempo em Gramado: Saiba tudo sobre o clima da cidade

Por Mini Mundo, publicado em 24/08/20 às 12:40.

tempo-em-gramado

A Serra Gaúcha tem características bem particulares. Uma delas é o frio. Mas não se preocupe, que o tempo em Gramado pode ser agradável até nos dias mais rigorosos. Basta você se preparar antes da viagem.

Hoje vamos falar do clima por aqui durante as quatro estações do ano. Cada época tem seu charme. Continue com a gente para saber quais roupas levar na mala e o que fazer no passeio!

Temperatura em Gramado a cada mês do ano

Antes de tudo, vamos falar das médias de temperatura. O guia abaixo dá uma ideia de como o termômetro se comporta na cidade. As informações são do site ClimateData.org e expressam as mínimas e máximas em graus Celsius. Confira!

Janeiro: 15,8 – 25,6

Fevereiro: 15,4 – 24,8

Março: 13,6 – 22,9

Abril: 10,9 – 19,9

Maio: 8,7 – 17,6

Junho: 7,7 – 16,7

Julho: 7,5 – 16,9

Agosto: 8,4 – 18,1

Setembro: 9,6 – 19,3

Outubro: 11,4 – 21,4

Novembro: 13 – 23,4

Dezembro: 13,1 – 23,2

Como é o inverno em Gramado

Inverno - tempo em Gramado

Como você viu o período mais gélido vai do fim de junho ao início de setembro. Essa é a desculpa perfeita para aproveitar iguarias como o chocolate quente e a fondue, prato de origem suíça que faz sucesso na Região das Hortênsias.

Em julho, se as condições climáticas estiverem favoráveis, pode haver neve em Gramado. O fenômeno acontece quando há umidade suficiente no ar e a temperatura está próxima de 0°C. Brrrr…

Mini Mundo coberto de neve em 2013

Para se aquecer, proteja as extremidades do corpo com luvas, gorro e cachecol. E não se esqueça de trazer um casaco bem pesado na bagagem!

Dica: Viagem para Gramado: guia completo

O que fazer no inverno em Gramado

Um dos principais programas de inverno de Gramado é o café colonial. Essa tradicional refeição homenageia os colonizadores do município, que precisavam de bastante energia para a lida no campo. Por isso, a mesa é farta, com dezenas de salgados e doces para comer até dizer chega!

Também vale conferir os eventos que acontecem por aqui durante essa época. O Festival de Cinema, em agosto, e o Festival de Cultura e Gastronomia, em setembro, são os mais célebres.

Dica: Restaurantes em Gramado: o sabor da Serra Gaúcha

Previsão do tempo em Gramado durante a primavera

Primavera - tempo em Gramado

O inverno se despede com chuva. Setembro costuma registrar os níveis mais altos de precipitação do ano. Depois, o tempo em Gramado limpa, abrindo espaço para a exuberância da natureza.

A primavera traz novas cores à paisagem. Com o termômetro em alta, começa a floração das hortênsias. Elas enfeitam praças, avenidas e até as rodovias de acesso à região. O auge é no mês de dezembro, coincidindo com as festividades natalinas.

Lembre-se de que essa é uma estação de transição. Vista roupas leves, mas tenha sempre um casaquinho à mão, pois as noites podem ser frias.

O que fazer na primavera em Gramado

Aproveitando a renovação da natureza, sugerimos passeios por lugares cheios de verde. Por exemplo, o Le Jardin – Parque de Lavanda traz paisagens belíssimas a quem se interessa por flores exóticas. Já a cidade vizinha de Canela tem o Parque do Caracol, com sua cascata de 130 metros de altura e trilhas pela mata nativa.

A partir de outubro, você também pode assistir às atrações do Natal Luz. Encante-se com os espetáculos de teatro e música! Aliás, fica a dica: os ingressos para os shows talvez não sejam tão disputados em outubro quanto em dezembro…

Como aproveitar o verão em Gramado

Verão - tempo em Gramado

Devido à altitude – são cerca de 830 metros acima do nível do mar –, até mesmo o verão de Gramado é ameno. Em geral, as máximas não passam dos 26°C.

Só que estamos falando das médias históricas, né? Ou seja: sempre pode haver uns dias de calorão inesperado em janeiro ou fevereiro.

O look camiseta + short ou saia já está ótimo. Nas noites frescas, vale usar uma blusa de manga longa ou um casaquinho leve.

Essa é a temporada dos passeios ao ar livre. Cartões-postais como o Lago Negro, a Rua Torta e o Mini Mundo não podem faltar no seu roteiro!

O que fazer no verão em Gramado

Essa é a temporada dos passeios ao ar livre. Cartões-postais como o Lago Negro, a Rua Torta e o Mini Mundo não podem faltar no seu roteiro! Claro que estamos abertos o ano todo, mas no verão você poder aproveitar um agradável dia de sol.

O espírito natalino invade de vez as ruas e avenidas. A decoração, cheia de detalhes, vira uma atração à parte. Cada canteiro central na Av. Borges de Medeiros rende fotos impressionantes.

Outra atividade possível é a visita às vinícolas da Região das Hortênsias. Nos meses mais quentes, ocorre a safra para a produção de novas bebidas. Sua família vai conhecer o processo de fabricação e os adultos podem degustar vinhos locais.

Dica: Viagem em família: 5 dicas para planejar as férias perfeitas

Outono em Gramado: o frio retorna

Outono - tempo em Gramado

Por fim, prepare-se para viver as quatro estações num único dia! O outono gramadense pode começar com nevoeiro e temperatura congelante. Aí, como diz o ditado, “cerração baixa, sol que racha”. Depois que a neblina se dissipa, o astro rei brilha com força, dando lugar a tardes superagradáveis.

E as roupas? Bem, vale ter uma peça para cada situação. Camiseta, suéter de lã, jaqueta, cachecol, luva… O período de março a junho é o mais imprevisível de todos.

Mas a mala pesada compensa. As cores do outono, com plátanos dourados enfeitando o caminho, pintam um cenário difícil de encontrar em outros cantos do Brasil!

O que fazer no outono em Gramado

Assim como o Natal, a Páscoa é um período de festas importante para a Serra Gaúcha. O coelhinho e sua trupe tomam conta dos espaços públicos de Gramado, com direito a desfile pelas vias principais e apresentações gratuitas na Rua Coberta. Ainda, há a Procissão de Ramos e outras celebrações religiosas em datas específicas.

Nos dias instáveis, quando houver chuva e serração, a pedida é fazer o tour pelos museus. Você pode conhecer estátuas de cera ultrarrealistas, carros antigos, pedras preciosas, perfumes de todos os tipos e até mesmo monumentos construídos com chocolate. Cultura e diversão de sobra!

Em resumo, não importa como esteja o tempo em Gramado. Você sempre terá motivos para nos visitar

Quer outras dicas de turismo na Serra Gaúcha? Então siga acompanhando o blog do Mini Mundo. Até a próxima!