Chocolate quente: conheça a origem e aprenda uma receita deliciosa
Por Mini Mundo, publicado em 29/07/21 às 01:04.
Inverno em Gramado precisa ter chocolate quente! Essa bebida está no cardápio de qualquer lanchonete ou café colonial da cidade. Pudera: além de aquecer o corpo nos dias gelados, é uma delícia! Fique conosco para conhecer a origem dessa iguaria e, de quebra, aprenda uma receita superprática.
A origem do chocolate quente
Os Maias e os Astecas, povos originários das Américas, foram os primeiros a consumir chocolate quente. Eles preparavam uma infusão com as sementes do cacau, que resultava na “bebida dos deuses”.
Na época, a receita era bem diferente. Ela tinha bastante pimenta e ficava com um gosto amargo.
No século XVI, o espanhol Hernán Cortés levou a bebida para a Europa. Logo o chocolate quente conquistou paladares em países como a Espanha, a França e a Holanda.
Por lá, os chefs começaram a testar novos preparos com diversos ingredientes. Aí surgiram as variações com leite, açúcar e especiarias, algumas das quais fazem sucesso até hoje.
Dica: Waffle: uma receita clássica para experimentar no Mini Mundo
Receita de chocolate quente de Gramado para fazer em casa
Hoje o chocolate quente está globalizado, mas cada canto do mundo tem um jeito especial de preparar a iguaria. No Equador, é comum encontrá-la bem docinha e coberta com queijo. Já no México, vale temperar com baunilha, canela ou pimenta.
Mas o público daqui da Serra Gaúcha gosta, mesmo, é de sentir o sabor do puro chocolate ao leite. Que tal uma xícara bem cremosa e doce para acompanhar as refeições neste inverno?
Então preste atenção à receita abaixo. Vamos ensinar como preparar o autêntico chocolate quente de Gramado, conforme as dicas da revista Sabores do Sul. Veja como é simples!
Ingredientes:
– 250g de chocolate ao leite (ou meio amargo, se você prefere um resultado não tão doce);
– 1 caixa de creme de leite (200g);
– Leite integral (o suficiente para 3 medidas da caixa do creme de leite vazia).
Modo de preparo:
Primeiro pique o chocolate e leve-o a banho-maria em fogo brando. Quando os tabletes derreterem, acrescente o creme de leite e mexa até obter uma mistura homogênea.
Retire a panela do banho-maria. Junte as três medidas de leite integral e leve ao fogo até ferver.
Et voilà, seu chocolate quente está pronto! Agora é só servir da maneira que você quiser. Nossa sugestão é incrementar à sua preferência. Que tal adicionar algumas especiarias, como canela em pó ou cardamomo? Ou lambuzar a caneca com calda de chocolate antes de despejar a bebida? Fique à vontade para inventar sua combinação!
Conheça o Mini Mundo em Gramado
Ok, já vimos como fazer chocolate quente em casa, mas também é ótimo saborear a bebida durante um passeio, né? Por isso, convidamos você e sua família a conhecerem o Mini Mundo, em Gramado/RS.
Dica: Mini Mundo em Gramado: conheça nossa história
Nossa cidade em miniatura impressiona o público com réplicas realistas de edificações numa escala 24 vezes menor que as obras originais. Por aqui tem muita magia, espaço para as crianças brincarem e o Café Mini Mundo, com quitutes deliciosíssimos, inclusive o maravilhoso chocolate quente da Serra Gaúcha.
Estamos aguardando sua visita. Até breve!