Ingressos
Curiosidades

O que fazer em Gramado durante o Festival de Cinema

Por Mini Mundo, publicado em 10/08/23 às 12:27.

No mês de agosto, o Festival de Cinema de Gramado faz com que todos os holofotes se virem para a Serra Gaúcha. Neste ano, a 51ª edição do evento acontecerá de 11 a 19 de agosto, e por aqui já estamos cheios de expectativas!

Assim também, esta é a oportunidade perfeita para você vir se encantar com as belezas de Gramado e ainda assistir a filmes, participar de debates e festas que irão acontecer. Portanto, confira algumas dicas do que fazer para aproveitar ao máximo a cidade nesse período:

Visitar o Museu do Festival de Cinema de Gramado

Que tal conhecer de perto um pouco da história do Festival de Cinema? O museu fica situado dentro do Palácio dos Festivais e retrata diversas obras, artistas e profissionais que marcaram o Festival ao longo dos anos. Dessa forma, é durante o período que algumas celebridades especiais visitam o museu.

Museu do Festival de Cinema recebe visitantes o ano todo. Foto: Edison Vara / Pressphoto

Fotografar o Kikito

Foi por volta de 1965 que a artesã gramadense Elisabeth Rosenfeld idealizou o Kikito. Deus do bom humor e das energias positivas, a estatueta foi escolhida em 1970 como prêmio dado aos vencedores do Festival de Cinema. O troféu, atualmente elaborado em bronze, foi confeccionado originalmente em madeira.

Dessa forma, o troféu também está reproduzido em locais estratégicos que você pode conferir durante a sua viagem: na Rótula das Bandeiras, próximo ao centro da cidade, e no saguão do Palácio dos Festivais, sala de cinema onde o Festival ocorre. Ah, e não podemos esquecer que o Kikito está igualmente presente no Mini Mundo!

Você pode encontrar o Kikito na Praça das Bandeiras. Foto: Eu Amo Gramado Oficial

Acompanhar os filmes em competição

Aproveite as festividades para conferir as exibições de curtas e longas-metragens que estão na competição. Contudo, fique atento à programação diária que você pode conferir clicando aqui!

Foto: Edison Vara / Pressphoto

Passear pelas charmosas ruas da cidade

Você já deve ter ouvido falar que Gramado é considerada a “Europa Brasileira”, não é? A cidade é encantadora em diversos aspectos, como arquitetura, gastronomia, natureza, limpeza urbana, bem como suas inúmeras atrações turísticas, que proporcionam experiências incríveis a todos que a visitam.

Logo, existem alguns lugares que você não pode deixar de conhecer, como a Rua Torta e a Rua Coberta. Estes dois locais gratuitos transmitem toda a energia de Gramado e você pode tranquilamente visitá-los em uma caminhada sossegada pelo centro da cidade, já que ambos ficam próximos um do outro.

A Rua Torta é encantadora em qualquer época do ano. Foto: Cleiton Thiele / Serra Press

Visitar o Mini Mundo

Esta é uma parada obrigatória para quem está passando por Gramado. No Mini Mundo você verá juntamente com cenas famosas de filmes e miniaturas de vários lugares do mundo, nossa própria versão do Festival de Cinema.

Assim, a cidade em miniatura também conta seu próprio tapete vermelho juntamente com diversas atrações e premiações. O Festival de Cinema do Mini Mundo acontece na sede do Teatro Imaginação e Cine Fantasia, onde também ficam em cartaz os últimos lançamentos do cinema, à disposição dos nossos moradores.

O Festival de Cinema do Mini Mundo acontece no Cine Fantasia.

Afinal, quem será que vai receber um Kikito por aqui? Aproveite os intervalos entre as sessões de cinema e venha conferir nos mínimos detalhes a nossa homenagem ao 51º Festival de Cinema de Gramado. Esperamos por você!