Países no Mini Mundo: descubra quais estão representados
Por Mini Mundo, publicado em 15/08/24 às 01:27.
Que tal dar um giro pelo globo sem sair de Gramado? Sim, isso é possível, pois existe a representação de diversos países no Mini Mundo.
Nossa cidade em miniatura conta com algumas reproduções de obras famosas e importantes em seus países de origem, em escala 1/24, ou seja, 24x vezes menor que as obras originais. Portanto, você vai se impressionar com a riqueza de detalhes das miniaturas, além de aprender um pouco mais sobre a história e a cultura de outras nações.
Conheça cartões-postais de vários países no Mini Mundo
Assim, listamos alguns dos destaques entre as mais de 130 construções de nossa coleção a céu aberto. Veja só o que lhe espera!
Alemanha
A família Höppner, criadora do Mini Mundo, tem raízes em terras germânicas e é por isso que o país europeu ganhou diversas homenagens por aqui. Em primeiro lugar, destaca-se a reprodução do Castelo de Lichtenstein, localizado no sul da Alemanha, o primeiro castelo reproduzido no Mini Mundo. Assim como as réplicas da Torre de Hamburgo, do Castelo de Neuschwanstein, da Igreja de Stuttgart-Berg e a réplica perfeita do Cap San Diego, maior navio-museu navegável do planeta, entre outras.
Suíça
Viajando ao Sul, saímos da Alemanha e chegamos à Suíça. A terra que nos dá fondue e chocolate também tem obras arquitetônicas incríveis. Dessa forma, o Mini Mundo reproduz lugares como o Pavilhão Schönblick, originalmente localizado nos Alpes, e a barroca Igreja de Wassen, com esculturas de madeira revestidas em ouro.
Itália
Descendo mais um pouco no mapa do Velho Continente, temos a Itália. É o país em forma de bota, de onde partiram diversas famílias que colonizaram a Serra Gaúcha. Lá está o Castelo de Branzoll, uma edificação medieval circundada por muralhas e que já serviu de morada para muitos nobres.
Países Baixos
Ainda na Europa, ainda existem mais alguns países representados no Mini Mundo. Por exemplo, você já pensou em ver de pertinho um moinho de vento holandês? A estrutura, símbolo dos Países Baixos, é usada até hoje para a moagem de trigo.
Principado de Mônaco
E que tal visitar um verdadeiro palácio? No caso, o Palácio do Princípe de Mônaco, uma edificação tão delicada quanto imponente. A oficina do Mini Mundo foi fiel a todas as características desse cartão-postal, como a ausência de simetria e a mistura de estilos arquitetônicos. Uma composição única!
Áustria
Por fim, temos as belas casas austríacas que trouxeram a inspiração para a Zona Rural, onde são produzidos todos os alimentos da cidade em miniatura.
Argentina
Finalmente vamos atravessar o Atlântico para falar dos países latinos no Mini Mundo. Nossa vizinha Argentina está na lista. Muitos viajantes conhecem o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria, em Bariloche. Se você ainda não teve essa oportunidade, pode encontrar a miniatura em Gramado para admirar todo o charme do desenho arquitetônico do prédio. Da mesma forma, o Automóvil Club Argentino está representado.
Brasil
Por fim, não poderíamos deixar o Brasil de fora, né? Afinal, do Jardim Botânico de Curitiba/PR à Estação Ferroviária de São João Del-Rei/MG, existem diversos lugares reproduzidos com perfeição no nosso parque. Aliás, somente a réplica do Museu do Ipiranga/SP levou dois anos para ficar pronta, tamanho o detalhismo.
Igualmente, outras obras que têm destaques por aqui são a réplica da Usina do Gasômetro/RS, do Pelourinho/BA e da Praça Tomé de Souza em Salvador/BA. E em 2024 uma nova área será inaugurada, dedicada a obras do Rio de Janeiro.
Estas são apenas algumas das obras que você poderá conhecer ao visitar o Mini Mundo. Por fim, adquira seu ingresso e venha se encantar com todos os detalhes!