Ingressos
Bastidores

8 dicas para visitar o Mini Mundo em 2024

Por Mini Mundo, publicado em 29/08/24 às 02:45.

Mini Mundo

O Mini Mundo, localizado em Gramado, é uma das atrações mais admiradas pelos visitantes da Serra Gaúcha. E existem vários motivos para isso, porém, separamos 8 dicas para visitar: o tradicional parque proporciona uma experiência mágica, seja pela perfeição das miniaturas ou pelo clima lúdico do lugar que encanta adultos e crianças!

Por que conhecer o Mini Mundo em Gramado? Confira 8 dicas para visitar

Quer saber o que torna o Mini Mundo tão especial? É o que vamos contar a partir de agora. A seguir, veja oito razões para incluir o passeio no seu roteiro de viagem.

1. 40 anos de história

A história do Mini Mundo iniciou quando uma família de imigrantes, assim como tantas outras, partiu da Alemanha em busca de dias melhores em solo brasileiro. Em 1979, já fixados em Gramado, avô e pai inspirados pelos contos infantis construíram, em uma área em frente ao Hotel Ritta Höppner, uma Casinha de Bonecas nada modesta. Em 1983, o parque foi aberto à comunidade, estendendo a alegria da infância para ainda mais pessoas. 

Assim, no dia 15 de dezembro de 2023, o Mini Mundo completou seus 40 anos de tradição, sempre preservando os valores familiares e o espírito comunitário. Dentre a série de novidades em homenagem ao aniversário do parque, se destaca a revitalização do tradicional Castelo de Entrada, local que sempre teve como função recepcionar os visitantes.

Sobretudo, para eternizar essas quatro décadas, o Mini Mundo estará lançando sua websérie documental “Mini Mundo 40 anos: O Legado” no YouTube. Com o intuito de valorizar a história, serão 12 episódios apresentando detalhes do atrativo de forma moderna no formato audiovisual. Dessa maneira, você pode assistir aos episódios disponíveis clicando aqui, vale a pena conferir.

8 dicas para visitar o Mini Mundo: antes ou depois da visita, veja a websérie 40 anos: O Legado

2. Cidade em miniatura

No Mini Mundo, até os pequeninos se sentem enormes. O cenário reproduz cenas do cotidiano, todas em uma escala 24 vezes menor que o tamanho original. Tem estradas, pontos de ônibus e muitos habitantes que contam com vidas agitadas.

O último censo da cidade em miniatura apontou 3.268 habitantes. A população sai para trabalhar, pratica exercícios ao ar livre e se envolve em todas as atividades comuns de um município brasileiro. Isso inclui, claro, eleições a cada quatro anos.

Porém, as réplicas de obras famosas e de grande importância histórica também chamam muita atenção. Aliás, todas essas construções impressionam pelos detalhes. Nosso Castelo de Neuschwanstein, por exemplo, conta com as mesmas 508 janelas da edificação alemã. Já o pavimento na entrada do nosso Museu do Ipiranga é feito com pedacinhos de mármore fixados um a um.

Castelo de Neuschwanstein

3. Volta ao mundo

Ademais, que tal conferir monumentos históricos, edifícios célebres e pontos turísticos de vários lugares do mundo em um único passeio? Pois aqui no Mini Mundo, é possível. Conheça locais como o Museu do Ipiranga (SP), a Igreja de São Francisco de Assis (MG), a Usina do Gasômetro (RS) e o Jardim Botânico de Curitiba (PR).

E para quem prefere destinos internacionais, temos diversos castelos europeus para impressionar você. Imagine a comodidade: com o mesmo ingresso, você embarca em uma aventura global. Viajar pelos quatro cantos do planeta nunca foi tão rápido, não é mesmo?

Museu do Ipiranga
Conheça a réplica do Museu do Ipiranga

4. Para toda a família

Visitar o Mini Mundo é uma opção agradável e encantadora para todas as idades. Os adultos ficam de queixo caído com a delicadeza e o acabamento das réplicas. Aliás, você sabia que todas elas são projetadas e construídas artesanalmente pela equipe da Oficina Mini Mundo? Cada uma delas pode levar anos de dedicação, conforme a complexidade de cada estrutura.

Já os pequenos mergulham em um universo de brincadeiras e que aguça a curiosidade. Trata-se de uma excelente chance para aprender sobre geografia, história e arquitetura de um jeito bem especial. Ah, também destacamos o exemplo de cidadania que o Mini Mundo representa. Ele funciona como um modelo de sociedade harmoniosa, inspirando as novas gerações a trabalharem por um futuro melhor!

Além disso, nas nossas 8 dicas para visitar o Mini Mundo, nossas fotos em perspectiva fazem sucesso entre os visitantes do parque. Posicionando a câmera de seu celular em lugares estratégicos na hora de fazer o registro, você poderá se sentir como um gigante em meio à nossa cidade em miniatura e garantir resultados incríveis. Confira uma breve explicação de como fazer nossas fotos mais famosas clicando aqui.

Fotos em Perspectiva são essenciais para os visitantes!

5. Sucesso de público

O Mini Mundo recebeu o prêmio Travellers’ Choice 2024 do Tripadvisor, plataforma especializada em turismo. Segundo avaliação do público, o local é um dos preferidos para se visitar em Gramado, aliás, estamos em 1º lugar na lista de atrações em Gramado na categoria parques. Tudo isso, pois já são mais de 28 mil pessoas que registraram sua opinião na web, a maior parte com 5 estrelas.

Esse, por exemplo, é o depoimento de uma visitante que sintetiza muito bem essa impressão geral: “O Mini Mundo é atração imperdível em Gramado! As miniaturas são réplicas perfeitas, ambientação incrível, tudo respeita a mesma escala de proporção ao real. Funcionários atenciosos e prestativos, fizeram ótimas fotos nossas. A loja de souvenirs é completa, com muitas opções de lembranças e artigos de decoração.”

Agradecemos imensamente o retorno proporcionado por todos esses viajantes, pois isso nos motiva a tornarmos a visita ao Mini Mundo uma experiência cada vez melhor para todos.

Dica: Qual a melhor época para visitar Gramado?

TripAdvisor

6. Visita Guiada

E que tal enriquecer ainda mais o seu passeio com a nossa Visita Guiada? Um guia estará acompanhando você durante todo o trajeto, contando a história do parque, curiosidades e dados sobre as obras, além de tirar todas as suas dúvidas.

Esse é um produto cobrado à parte, ou seja, não está incluso no valor do ingresso. A visita guiada tem o valor de R$ 14,90 por pessoa e pode ser adquirida diretamente no local, ou com antecedência através do nosso site. Ela acontece diariamente e de hora em hora, das 9h30 às 16h30.

Mas claro, se você preferir fazer o passeio por conta e surgir alguma dúvida, não é preciso se preocupar, pois nossos guias estão à disposição para lhe auxiliar.

Entre nossas 8 dicas para visitar o Mini Mundo, a Visita Guiada é essencial para aproveitar tudo da mini cidade!
Participe da nossa visita guiada e conheça os detalhes do Mini Mundo

7. Infraestrutura completa

Para o conforto dos visitantes, o parque conta com um espaços infantis onde os pequenos podem se divertir em vários brinquedos, sempre acompanhados dos pais. Outro ponto de destaque está na cafeteria, que oferece lanches saborosos. O cardápio engloba tortas, sorvetes, pratos para o almoço e várias guloseimas doces e salgadas para a hora do lanche.

Além disso, temos duas lojas temáticas com diversos souvenirs. Assim, é possível levar um pedaço do Mini Mundo para casa e reviver essa magia sempre que você quiser. As opções vão da Grife Miudinhos, com roupas infantis, até acessórios, opções de vestuário adulto, produtos temáticos importados e pelúcias.

Souvenirs e presentes também estão nas nossas 8 dicas para visitar o Mini Mundo

8. Novidades do Mini Mundo em Gramado

Vale lembrar que nossa cidade em miniatura está sempre se expandindo. A nossa equipe trabalha constantemente na criação de novas réplicas, estruturas e cenários, para aprimorar as experiências de nossos visitantes.

Já ouviu falar de uma turma que mora numa vila mexicana, onde um menino se esconde dentro de um barril? Enfim, essa galerinha andou passando por aqui. E aquela banda inglesa que resolveu fazer fila indiana numa faixa de pedestres, inaugurando um gesto que os fãs repetem até hoje? Pois então, fique atento para tentar encontrá-los por aqui.

Nas 8 dicas para visitar o Mini Mundo, estão as constantes novidades

‘‘Dica: Curiosidades sobre o Mini Mundo que talvez você não saiba

Assim, toda vez que você retornar à Serra Gaúcha, não se esqueça de passar também das nossas 8 dicas para visitar o Mini Mundo em Gramado. Portanto, adquira o seu ingresso com antecedência através do nosso site, para garantir um desconto em relação aos valores de bilheteria. Por aqui, sempre haverá surpresas e novidades esperando por você!

Por fim, ficou com alguma dúvida? Então venha conversar conosco através do WhatsApp, nossa equipe de atendimento está pronta para lhe atender com o que for preciso.